//

Garantia Jovem: 300 milhões para empregar 300 mil jovens

1

Rodrigo Gatinho / portugal.gov.pt

Rodrigo Gatinho/portugal.gov.pt

Rodrigo Gatinho/portugal.gov.pt

O ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, afirmou hoje que o programa “Garantia Jovem” contará com 300 milhões de fundos europeus para aplicar em 2014 e 2015 e deverá abranger 300 mil jovens.

Este programa promovido pela União Europeia tem como objetivo incentivar o emprego e a formação dos jovens. O plano de concretização do “Garantia Jovem” em Portugal foi hoje aprovado em Conselho de Ministros.

Em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, Pedro Mota Soares referiu que este se destina aos jovens que tenham entre 15 e 30 anos e não estejam a trabalhar, nem a estudar ou em programas de formação. “É muita gente muito nova ainda sem uma oportunidade”, considerou.

Segundo o ministro do Emprego, o Governo pretende “abranger potencialmente cerca de 300 mil jovens com este programa”, através de medidas como “incentivos à contratação, medidas ativas de emprego que permitam a contratação de jovens em condições favoráveis – nesse sentido, garantindo dispensas de TSU ou apoios diretos à contratação – e também um conjunto de estágios quer em empresas, quer em instituições da economia social, e um programa também de estágios na própria função pública”, para além de “medidas de apoio à criação do próprio emprego”.

Para isso, o executivo PSD/CDS-PP vai “constituir uma rede com um conjunto de parceiros locais: com os parceiros sociais, com empresas, com entidades da economia social, com entidades de ensino e de formação, para conseguirmos”.

Mota Soares assinalou que a União Europeia previa que este programa abrangesse os jovens até 25 anos e o Governo português o estendeu até aos 30 anos.

Quanto ao financiamento comunitário, declarou: “Conseguimos um envelope financeiro do ponto de vista da União Europeia de 300 milhões de euros de fundos comunitários para aplicar em 2014 e em 2015″.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.