Um dos gangsters mais famosos dos EUA foi encontrado morto na prisão

James “Whitey” Bulger tinha 89 anos quando foi encontrado morto na Penitenciária Federal Hazelton, na Virgínia Ocidental. As primeiras informações indicam que terá sido assassinado.

Durante 16 anos, James “Whitey” Bulger escapou às autoridades dos Estados Unidos. O criminoso foi considerado culpado de 11 homicídios e 30 delitos relacionados com crime organizado, incluindo extorsão, lavagem de dinheiro e tráfico de droga.

Na terça-feira foi encontrado morto na prisão federal de Hazelton, na Virgínia Ocidental, onde terá sido espancado e assassinado pouco depois da sua transferência da Florida.

O FBI está a investigar o crime, informou uma porta-voz do Departamento de Justiça, Stacy Bishop, citada pelo Boston Globe. Segundo o jornal, o criminoso terá sido assassinado por outro recluso com ligações à máfia de Boston.

“Este é o terceiro crime em sete meses nas nossas instalações”, afirmou Richard Heldreth, representante de um sindicato local de guarda-prisionais, queixando-se da falta de agentes nas instalações prisionais.

A longa e mortal carreira de “Whitey”

“Whitey” (branquela) era uma referência ao cabelo loiro platinado que James tinha desde jovem. Filho de imigrantes irlandeses, Whitey cresceu nos bairros de lata do sul de Boston.

O irmão mais novo, William Bulger, tornou-se um dos mais influentes políticos democratas de Massachusetts, onde durante 17 anos foi o presidente do Senado. Já Whitey tornou-se o homem mais temido da cidade.

Whitey não levantava suspeitas: no bairro, ajudava idosos a atravessar a estrada e distribuía peru pelos vizinhos no feriado de Thanksgiving (Dia de Ação de Graças). Mas a realidade escondia um cenário distinto: Whitey matava a sangue-frio.

Entre os crimes estão o estrangulamento de duas mulheres e o homicídio de dois homens com um tiro na cabeça depois de amarrá-los a cadeiras e interrogá-los durante horas. De acordo com os testemunhos ouvidos no julgamento, Whitey dormia uma sesta enquanto outros limpavam os locais dos crimes. Às vítimas eram removidos os dentes para que não pudessem ser identificadas.

Antigo líder do grupo de crime organizado Winter Hill Gang, foi um dos maiores criminosos norte-americanos e protagonizou um dos maiores escândalos da história do FBI. Entre 1975 e 1990, Whitey informou o FBI sobre um grupo rival, pertencente à máfia italiana, enquanto ele próprio continuava a matar e a intimidar, sob a proteção da agência federal.

Ao mesmo tempo, subornou agentes do FBI e da polícia em troca de informação sobre investigações e escutas feitas à sua organização, de forma a manter-se sempre um passo à frente das autoridades.

Whitey pôs-se em fuga em Dezembro de 1994, quando um agente corrupto do FBI o avisou de que as autoridades estavam prestes a executar um mandado de captura contra ele. Durante anos, foi um dos homens mais procurados pelas autoridades dos EUA.

A recompensa por informações que conduzissem à sua captura atingiu os dois milhões de dólares (equivalente a 1,7 milhões de euros) – o valor mais alto oferecido pela agência de investigação por um fugitivo americano. Foi detido no seu apartamento em Santa Mónica, na Califórnia, a 22 de Junho de 2011.

Em 2013, a juíza Denise Casper, depois de o ter condenado a duas prisões perpétuas e mais cinco anos, ao fim de 40 anos de crimes, determinou ainda que Whitey pagasse indemnizações de 19,5 milhões de dólares (equivalente a 14,5 milhões de euros).

O caminho criminoso de Whitey até foi parar às salas de cinemas, tendo servido de inspiração ao filme Entre Inimigos, em 2006 e Jogo Sujo, em 2015.

A namorada de Whitey, Catherine Greig, de 67 anos, continua a cumprir pena na prisão no Minnesota. Deverá sair em liberdade a 29 de Setembro de 2020, data em que cumpre oito anos de prisão por crimes de identidade fraudulenta.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …

Bruxelas regista lentidão no desenvolvimento da ferrovia e dos portos portugueses

A Comissão Europeia fez hoje várias observações sobre a lentidão do desenvolvimento de projetos na ferrovia e nos portos portugueses, num relatório elaborado no âmbito do pacote de inverno do semestre europeu. Abordando os setores ferroviário …

Há dois anos, o Governo deu luz verde a doutoramentos nos politécnicos (mas ainda não mudou a lei)

O Governo deu luz verde aos doutoramentos nos politécnicos e, por isso, criou em 2018 uma lei para mudar o panorama. Contudo, esta só funciona se a Lei de Bases mudar. Em 2018, o Conselho de …