GameStop. Como um “exército” do Reddit fez frente aos fundos de Wall Street

Um grupo de utilizadores do Reddit conseguiu fazer frente a dois fundos de investimento que estavam a tentar afundar o preço das ações da GameStop. O valor de mercado da empresa disparou em poucas semanas.

A GameStop é uma empresa dedicada à venda de videojogos, fundada em 1984, nos Estados Unidos, e conta com mais de 6.700 lojas em vários países. O seu valor no mercado na bolsa passou de 1,3 mil milhões de dólares para 22,5 mil milhões num curtíssimo espaço de tempo. Tudo começou na rede social Reddit.

Com um modelo de negócio considerado obsoleto, a GameStop anunciou, em setembro do ano passado, que planeava fechar entre 400 e 500 lojas em todo o mundo. Como tal, dois hedge funds norte-americanos, a Melvin Capital e a Citron Capital, apostaram na queda das ações da GameStop.



Naquilo que é conhecido como “shortselling”, os fundos de investimento pediram ações emprestadas da GameStop e venderam esses títulos, acreditando que poderiam recomprá-los mais tarde a um preço mais baixo. Desta forma, conseguiriam devolver as ações a quem as emprestou, lucrando no processo.

Esta é uma prática comum no mercado bolsista norte-americano, em que os shortsellers ganham dinheiro com a desvalorização da empresa. No entanto, caso a empresa suba em bolsa, o tiro sai pela culatra e os fundos de investimento têm de assumir as perdas, explica o Expresso.

Foi com este último princípio em mente que vários utilizadores do subreddit/WallStreetBets” orquestraram um movimento para valorizar a empresa. Os internautas começaram a comprar ações da empresa para desafiar o capitalismo desenfreado dos investidores de Wall Street, que procuravam faturar milhões às custas da GameStop.

Entre o final de 2020 e esta quinta-feira, o valor de mercado da empresa disparou de 1,3 mil milhões para 22,5 mil milhões de euros.

Um porta-voz da Melvin Capital anunciou que o fundo de investimento decidiu fechar a sua posição na GameStop. Não se sabe ao certo quanto dinheiro terão perdido com esta posição, apesar dos boatos de que a Melvin Capital está a entrar em falência.

O preço das ações da GameStop subiu de forma galopante graças a um fenómeno conhecido como “gamma squeeze”. Assim que o preço das ações começa a aumentar, quem apostou na queda do seu valor vê-se obrigado a comprar ações para devolver a quem as emprestou, o que contribui ainda mais para que o valor de mercado dispare em flecha.

O fundador da Tesla, Elon Musk, foi uma das figuras públicas que fomentou o mediatismo à volta da situação da GameStop. Assim que percebeu o que se estava a passar, o empreendedor partilhou a página do subreddit na sua conta do Twitter.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …