//

GameStop. Como um “exército” do Reddit fez frente aos fundos de Wall Street

2

Um grupo de utilizadores do Reddit conseguiu fazer frente a dois fundos de investimento que estavam a tentar afundar o preço das ações da GameStop. O valor de mercado da empresa disparou em poucas semanas.

A GameStop é uma empresa dedicada à venda de videojogos, fundada em 1984, nos Estados Unidos, e conta com mais de 6.700 lojas em vários países. O seu valor no mercado na bolsa passou de 1,3 mil milhões de dólares para 22,5 mil milhões num curtíssimo espaço de tempo. Tudo começou na rede social Reddit.

Com um modelo de negócio considerado obsoleto, a GameStop anunciou, em setembro do ano passado, que planeava fechar entre 400 e 500 lojas em todo o mundo. Como tal, dois hedge funds norte-americanos, a Melvin Capital e a Citron Capital, apostaram na queda das ações da GameStop.

Naquilo que é conhecido como “shortselling”, os fundos de investimento pediram ações emprestadas da GameStop e venderam esses títulos, acreditando que poderiam recomprá-los mais tarde a um preço mais baixo. Desta forma, conseguiriam devolver as ações a quem as emprestou, lucrando no processo.

Esta é uma prática comum no mercado bolsista norte-americano, em que os shortsellers ganham dinheiro com a desvalorização da empresa. No entanto, caso a empresa suba em bolsa, o tiro sai pela culatra e os fundos de investimento têm de assumir as perdas, explica o Expresso.

Foi com este último princípio em mente que vários utilizadores do subreddit/WallStreetBets” orquestraram um movimento para valorizar a empresa. Os internautas começaram a comprar ações da empresa para desafiar o capitalismo desenfreado dos investidores de Wall Street, que procuravam faturar milhões às custas da GameStop.

Entre o final de 2020 e esta quinta-feira, o valor de mercado da empresa disparou de 1,3 mil milhões para 22,5 mil milhões de euros.

Um porta-voz da Melvin Capital anunciou que o fundo de investimento decidiu fechar a sua posição na GameStop. Não se sabe ao certo quanto dinheiro terão perdido com esta posição, apesar dos boatos de que a Melvin Capital está a entrar em falência.

O preço das ações da GameStop subiu de forma galopante graças a um fenómeno conhecido como “gamma squeeze”. Assim que o preço das ações começa a aumentar, quem apostou na queda do seu valor vê-se obrigado a comprar ações para devolver a quem as emprestou, o que contribui ainda mais para que o valor de mercado dispare em flecha.

O fundador da Tesla, Elon Musk, foi uma das figuras públicas que fomentou o mediatismo à volta da situação da GameStop. Assim que percebeu o que se estava a passar, o empreendedor partilhou a página do subreddit na sua conta do Twitter.

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.