Galp multada em Espanha por manipular preços do gás

José Sena Goulão / Lusa

A Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência (CNMC) multou a Galp Gas Natural SA por “manipulação do mercado de gás natural”. A coima é de 80 mil euros.

A Comissão Nacional dos Mercados e da Competência (CNMC) multou a Galp Gas Natural, empresa da Galp Energia, por manipulação do mercado organizado de gás, uma infração considerada grava. A coima aplicada à petrolífera nacional é de 100 mil euros, mas a Galp teve um desconto de 20% por ter pago voluntariamente.

De acordo com o Observador, o processo está relacionado com atividades no mercado em janeiro do ano passado. “Nos últimos segundos de negociação do produto [gás natural] com entrega no dia seguinte, [a Galp Gas Natural] comprou mínimas quantidades de gás, que fixaram o último preço diário num nível artificialmente alto“.

No comunicado divulgado no site da CNMC, é adiantado que, ao fazer essa negociação nos últimos segundos, a Galp “atuou de forma contrária à posição vendedora que tinha, nesse dia, no produto”.

“Concretamente, comprou segundos antes do fecho da sessão a um preço que não tinha lógica económica, tendo em conta as transações de venda fechadas minutos antes”, explica o regulador espanhol.

A operação aconteceu apenas três segundos antes do fecho da negociação do mercado, marcando um preço do produto diário acima do resto dos preços de referência.

Desta forma, esta manipulação resultou numa coima de 100 mil euros à empresa, mas “a quantia da multa foi reduzida em 20%, sobre a coima referida, por ter voluntariamente paga pela Galp Gas Natural”.

Segundo o Eco, foi também multada a Multienergía Verde, comercializadora de luz e gás, por motivo semelhante, tendo sido aplicada uma coima de 120.000 euros, por “manipulação e tentativa de manipulação do mercado de gás”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Aeroporto do Montijo. Consulta pública termina hoje, mas a palavra final é da APA

A consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental do futuro aeroporto do Montijo termina esta quinta-feira. O estudo tem apontado diversas ameaças para a fauna e efeitos negativos sobre a saúde da população por causa …

Após dúvidas no Parlamento Europeu, Elisa Ferreira vende ações da Sonae

A comissária europeia indigitada Elisa Ferreira decidiu esta quinta-feira “dar ordem de venda” às ações que detém no grupo Sonae, após as questões levantadas pela comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu quanto a um …

Tribunal Constitucional chumba lei dos metadados

À segunda, o resultado foi o mesmo de há quatro anos: o Tribunal Constitucional voltou a rejeitar a possibilidade de os serviços de informações terem acesso aos metadados, ou seja, a informações telefónicas e de …

Cristas e Catarina lideraram nas críticas, Costa foi "mártir", André Silva o mais interrompido

De acordo com uma análise da Rádio Renascença, António Costa foi o líder mais vezes mencionado nas intervenções dos adversários. O primeiro debate entre os seis líderes partidários com assento parlamentar - que uniu a Renascença, …

Iniciativa Liberal apresenta queixa à CNE sobre cartaz retirado em Coimbra

O partido Iniciativa Liberal apresentou, esta quarta-feira, uma queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE) para que seja reposto o cartaz retirado "ilegalmente" pela Câmara Municipal de Coimbra. Num comunicado enviado ao ZAP, o Iniciativa Liberal (IL) …

"Algo incrível". Guterres louvado por impedir nações poluentes de falar na cimeira climática

A ONU já tinha anunciado que apenas líderes com um plano de ação climático claro poderiam falar, e parece que António Guterres está decidido em seguir esta diretiva. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, foi …

Boris tem 12 dias para apresentar à UE por escrito os seus planos para o Brexit ("se existirem")

O Presidente francês e o primeiro-ministro finlandês concordaram que "está na hora de Boris Johnson apresentar as suas propostas por escrito - se elas existirem". Boris Johnson tem 12 dias para apresentar, por escrito, à União …

Portugal regressa ao quinto lugar do ranking da FIFA

Portugal regressou ao quinto lugar do ranking da FIFA, divulgado esta quinta-feira pelo organismo regulador do futebol mundial, com a subida de uma posição após as vitórias fora diante da Sérvia e Lituânia. Na anterior classificação, …

Congressista muçulmana acusa Donald Trump de colocar a sua vida em risco

A congressista democrata muçulmana Ilhan Omar acusou na quarta-feira o Presidente norte-americano, Donald Trump, de colocar a sua vida em risco, após ter partilhado um vídeo falso relacionado com o aniversário do 11 de setembro. Em …

Novas regras para pagamentos deixam alguns cartões de refeição ilegais

Com a entrada em vigor no dia 14 de setembro das novas regras para fazer pagamentos, alguns cartões de refeição emitidos por bancos ficam em situação irregular. As medidas fazem parte de uma diretiva europeia e …