Galp multada em Espanha por manipular preços do gás

José Sena Goulão / Lusa

A Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência (CNMC) multou a Galp Gas Natural SA por “manipulação do mercado de gás natural”. A coima é de 80 mil euros.

A Comissão Nacional dos Mercados e da Competência (CNMC) multou a Galp Gas Natural, empresa da Galp Energia, por manipulação do mercado organizado de gás, uma infração considerada grava. A coima aplicada à petrolífera nacional é de 100 mil euros, mas a Galp teve um desconto de 20% por ter pago voluntariamente.

De acordo com o Observador, o processo está relacionado com atividades no mercado em janeiro do ano passado. “Nos últimos segundos de negociação do produto [gás natural] com entrega no dia seguinte, [a Galp Gas Natural] comprou mínimas quantidades de gás, que fixaram o último preço diário num nível artificialmente alto“.

No comunicado divulgado no site da CNMC, é adiantado que, ao fazer essa negociação nos últimos segundos, a Galp “atuou de forma contrária à posição vendedora que tinha, nesse dia, no produto”.

“Concretamente, comprou segundos antes do fecho da sessão a um preço que não tinha lógica económica, tendo em conta as transações de venda fechadas minutos antes”, explica o regulador espanhol.

A operação aconteceu apenas três segundos antes do fecho da negociação do mercado, marcando um preço do produto diário acima do resto dos preços de referência.

Desta forma, esta manipulação resultou numa coima de 100 mil euros à empresa, mas “a quantia da multa foi reduzida em 20%, sobre a coima referida, por ter voluntariamente paga pela Galp Gas Natural”.

Segundo o Eco, foi também multada a Multienergía Verde, comercializadora de luz e gás, por motivo semelhante, tendo sido aplicada uma coima de 120.000 euros, por “manipulação e tentativa de manipulação do mercado de gás”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …

Hong Kong. Magnata da imprensa Jimmy Lai libertado sob caução

O magnata da imprensa e uma das principais figuras do movimento pró-democracia de Hong Kong Jimmy Lai foi esta terça-feira libertado sob caução, constatou a agência France-Presse. Jimmy Lai tinha sido detido na segunda-feira, ao …

Lar de Reguengos de Monsaraz diz ter feito tudo para salvar vidas

A direção do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde surgiu o surto de covid-19 que causou 18 mortos garantiu ter feito “tudo” ao seu “alcance” para “salvar vidas”, nesta “crise” com “contornos dramáticos”. A Fundação …

Israel fecha os olhos e deixa palestinianos cruzarem a fronteira para ir a banhos

As autoridades israelitas têm deixado milhares de palestinianos cruzar a barreira de separação entre os dois territórios para poderem ir às praias. Este foi um fim-de-semana muito especial para Siham e os seus cinco filhos. …

Diabéticos e hipertensos voltam a ter faltas justificadas

Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de covid-19, segundo um diploma publicado em Diário da República. “Os imunodeprimidos …

Deputada da Coreia do Sul debaixo de fogo. Usou um vestido no Parlamento

Na semana passada, a deputada sul-coreana Ryu Ho-jeong usou um vestido numa assembleia legislativa, sendo bombardeada com críticas que gerou um debate sobre sexismo e a cultura patriacal do país. De acordo com a CNN, na …

SC Braga oficializa "top gun" Gaitán por duas temporadas

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção, informou esta terça-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Formado no Boca Juniors, …

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …