Galp terá pago mais de 300 mil euros a consultores suspeitos de corrupção

José Sena Goulão / Lusa

A petrolífera portuguesa terá pago mais de 300 mil euros a Raúl e Alejo Morodo, principais visados na investigação espanhola por suspeitas de terem participado num esquema de corrupção que envolve a petrolífera estatal venezuelana.

A Galp terá pago cerca de 310 mil euros, entre 2008 e 2013, a Raúl Morodo e ao seu filho Alejo, genro do ex-ministro Dias Loureiro — os principais suspeitos numa investigação em Espanha por suspeitas de corrupção no comércio internacional que envolve a Petróleos da Venezuela (PDVSA), avança o jornal Público esta quinta-feira.

O diário explica que os dois eram sócios da Morodo Abogados, que cobrou à Galp Exploração e Produção mais de 254 mil euros por serviços prestados entre 2009 e 2011, segundo as declarações da petrolífera portuguesa às autoridades tributárias.

No entanto, as declarações da sociedade de advogados espanhola não serão coincidentes, nem nas datas nem nos valores. Esta terá declarado menos de 150 mil euros entre 2008 e 2013, com origem na Galp Exploração e Produção.

Segundo documentos da investigação, a que o Público teve acesso, Alejo Morodo recebeu diretamente da Galp Espanha mais 55 mil euros em dois pagamentos, um em 2012 e outro em 2013, e, embora as datas sejam coincidentes, os valores não o são.

Num dos casos, o genro de Dias Loureiro declara 40.500 euros, enquanto a Galp Espanha declara 43.567 e, no outro, Alejo reporta um pagamento de dez mil euros e a petrolífera portuguesa 12.100.

Além destes pagamentos, as autoridades espanholas destacam que Alejo foi “assalariado ou profissional” da Galp Energia Espanha desde 2004, tal como comprovam as contribuições que a empresa fez.

“A Galp recorre a consultores jurídicos para aconselhamento nas diversas geografias, setores e ordenamentos jurídicos em que desenvolve as suas atividades, trabalhando atualmente com mais de quatro dezenas de escritórios de advogados, nacionais e internacionais”, respondeu a empresa liderada por Carlos Gomes da Silva, quando questionada pelo jornal sobre a relação profissional com Alejo Morodo.

António Vitorino também está sob suspeita

Na quarta-feira, a imprensa também avançou que o ex-ministro António Vitorino terá recebido, através de uma empresa que gere com a mulher (EMAB Consultores), 325 mil euros dos Morodo, depois de terem recebido 4,4 milhões de euros da PDVSA.

Os valores pagos de forma faseada foram justificados na contabilidade da Morodo Abogados como pagamentos por serviços profissionais de consultoria em relações internacionais e assuntos europeus.

Há ainda outras duas transferências sinalizadas, efetuadas em 2011 e em 2012, no valor global de 70 mil euros que chegaram à EMAB Consultores da Aequitas Abogados, controlada por Alejo Morodo e pela mulher, Catarina Loureiro.

De acordo com o Observador, que cita uma notícia de acesso exclusivo da revista Sábado, suspeita-se que esta empresa da filha de Dias Loureiro servia para justificar os mais de quatro milhões de euros vindos da PVDSA para as contas da família Morodo.

As autoridades espanholas apontam que os pagamentos feitos à empresa de Vitorino dizem respeito à intermediação do acordo empresarial com o qual a Galp se comprometeu a construir quatro parques eólicos na Venezuela, bem como a comprar petróleo bruto à PDVSA, em 2008. Confrontada pelo Observador sobre estes factos, a petrolífera portuguesa “rejeita qualquer relação com a empresa EMAB Consultores”.

Segundo o Público, Vitorino e a sua antiga sociedade de advogados, a Cuatrecasas, serão o elo de ligação entre os Morodo, a Galp e a PVDSA. Contactada pelo jornal, a sociedade garante, no entanto, que “não teve nenhuma intervenção nos assuntos investigados no procedimento da Audiência Nacional espanhola”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Os tugas chamam a essa alegada qualidade dos gatunos de empreendedorismo empresarial tuga, é um nome pomposo e condizente com a espécie.

  2. s consultores são todos uma VIGARICE. È só p/ roubar dinheiro, pagar favores e avenças a politicos e comparsas. Trabalho?? Onde ? Em quê? Até quando povo vais PAGAR a este Sanguessugas?

  3. já nem sei que diga isto está demais é só ladrões todos os dias ou este ou aquele se repararmos é constantemente, vamos sair para a rua todos a nivel mundial os cidadãos comuns todos para a ruaaaaaaaaaaaaa, vamos parar de reclamar e ter atitudes, haja alguém de direito que inicie uma coisa assim estou lá.

RESPONDER

Temido admite uso generalizado de máscaras contra a covid-19

A ministra da Saúde anunciou, em entrevista à RTP1, que a Direção-geral da Saúde pediu um parecer sobre o uso generalizado de máscaras para evitar a propagação do Covid-19, tendo sido aconselhada a equacionar a …

Disputa sobre os nossos ancestrais resolvida pela evidência genética mais antiga de sempre

Informações genéticas de um fóssil humano com 800 mil anos foram recuperadas pela primeira vez. Os resultados esclarecem uma das ramificações da nossa árvore genealógica. A evidência genética foi retirada de um dente pertencente a um …

"Claramente abusivo". Isabel dos Santos contesta arresto de ações da NOS

As empresas da empresária angolana Isabel dos Santos que, em conjunto com a Sonaecom, controlam a maioria do capital da operadora NOS, consideraram que o arresto das suas participações na empresa é “abusivo” e “excessivo”. A …

Boris Johnson hospitalizado para fazer mais exames à covid-19

O primeiro-ministro britânico, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado, este domingo, para novos exames. "A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou …

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …