António Vitorino terá recebido 325 mil euros de suspeitos de corrupção

ISCTE / Flickr

O antigo comissário europeu e ex-dirigente socialista António Vitorino

O ex-ministro António Vitorino terá recebido, através de uma empresa que gere com a mulher, comissões de 325.200 mil euros do ex-embaixador de Espanha na Venezuela, Raúl Morodo, e do filho, que estão a ser acusados de corrupção pela justiça espanhola. Em causa estarão influências políticas no âmbito de um acordo que foi assinado por Hugo Chávez e José Sócrates.

A empresa Ebau Consultores Lda., cujos administradores são António Vitorino e a mulher, terá recebido diversas transferências de sociedades ligadas a Raúl Morodo e ao filho Alejo Morodo. Os dois estão no centro de uma investigação da Unidade de Delinquência Económica e Fiscal (UDEF) de Espanha em torno de suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais.

A UDEF concluiu que os Morodo pagaram à empresa de Vitorino cerca de 325.200 mil euros depois de terem recebido 4,4 milhões de euros da PDVSA, a petrolífera estatal venezuelana.

Em causa estão transferências realizadas entre 2012 e 2016, provenientes da Morodo Abogados y Asociados SL, que é detida por Raúl Morodo e pelo filho, e destinadas à Ebau Consultores Lda. Os valores pagos de forma faseada – 102 mil em 2012, 102 mil em 2014 e 51.200 mil em 2016 – foram justificados na contabilidade da empresa como pagamentos por “serviços profissionais de consultoria em relações internacionais e assuntos europeus”, como cita o jornal espanhol Okdiario.

Há ainda outras duas transferências sinalizadas, efectuadas em 2011 e em 2012, no valor global de 70 mil euros que chegaram à Ebau Consultores Lda. da Aequitas Abogados e Consultores SL, a empresa que terá sido usada por Alejo Morodo para receber verbas da PDVSA.

A UDEF aponta que os pagamentos feitos à empresa de Vitorino dizem respeito à intermediação do acordo empresarial com o qual a Galp se comprometeu a construir quatro parques eólicos na Venezuela, bem como a comprar petróleo bruto à PDVSA, em 2008. Este acordo foi assinado entre o então primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, e o presidente da Venezuela na altura, Hugo Chávez.

António Vitorino já veio anunciar, em comunicado, que não foi informado pela Justiça espanhola de qualquer investigação.

A UDEF apurou também que a Galp pagou mais de 150 mil euros a sociedades de Alejo Morodo.

Perante o juiz, Raúl Morodo garantiu que nunca recebeu qualquer verba da PDVSA, frisando que recebeu vários empréstimos do filho num total de 80 mil euros. Mas a investigação alega que o ex-embaixador recebeu, pelo menos, 420 mil euros da sociedade do filho, Aequitas Abogados, cujos rendimentos provinham, quase exclusivamente, da PDVSA.

A mulher de Raúl Morodo, Cristina Cañeque de Sola, também está sob suspeita depois de ter aberto três contas bancárias no Credit Suisse em Zurique, na Suíça, em Abril de 2008, isto é, apenas seis meses depois de o seu marido deixar a Venezuela. Ela assumiu que detém um património de 6,4 milhões de euros que ocultou, durante anos, do Fisco espanhol.

Raúl Morodo foi embaixador de Espanha em Portugal entre 1995 e 1999, antes de rumar a Caracas para desempenhar o mesmo cargo. O Okdiario nota que “mantém uma relação estreita com o Partido Socialista de Portugal”, fruto do tempo que passou por cá na diplomacia, antes de ter sido nomeado para a Venezuela.

António Vitorino foi ministro no Governo de António Guterres e é uma das grandes figuras políticas do PS. Actualmente, é director-geral da Organização Internacional para as Migrações da ONU.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …

China. PCC aposta na tecnologia interna e na repressão em Hong Kong

Os órgãos consultivos e legislativos da China vão reunir-se a partir desta quinta-feira e aprovar as diretivas da Partido Comunista Chinês (PCC), que aposta em políticas que tornem o país menos dependente do exterior, tanto nas …

Pela primeira vez, um país europeu envia refugiados de volta para a Síria. Damasco já é "segura"

A Dinamarca retirou a 94 refugiados sírios as suas autorizações de residência após decidir que Damasco e as suas regiões vizinhas são agora seguras para as pessoas voltarem às suas casas. De acordo com o jornal …

Cuomo pede desculpa por assédio sexual, mas quer manter-se governador de Nova Iorque

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, disse que iria "cooperar totalmente" com a procuradora-geral estadual nas investigações às alegações de assédio sexual e pediu desculpa. O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, acusado de …

PSD quer ter acesso a relatório sobre requalificação do Hospital Militar de Belém

Os deputados do PSD Ana Miguel dos Santos e Carlos Reis entregaram na Assembleia da República um requerimento a pedir uma cópia do relatório da Inspeção-Geral da Defesa Nacional sobre os custos associados à requalificação …

Infantas Cristina e Elena vacinaram-se em Abu Dhabi

As Infantas Elena e Cristina de Borbón foram vacinadas em Abu Dhabi, durante uma visita ao pai, o rei emérito Juan Carlos, que se refugiou no verão do ano passado. Segundo o The Guardian, a Família …

Rúben Amorim renova contrato com o Sporting até junho de 2024

O treinador Rúben Amorim prolongou por mais uma época o contrato com o Sporting, até 30 de junho de 2024, anunciou esta quinta-feira o clube. O treinador de 36 anos sucedeu em 5 de março de …