António Vitorino terá recebido 325 mil euros de suspeitos de corrupção

ISCTE / Flickr

O antigo comissário europeu e ex-dirigente socialista António Vitorino

O ex-ministro António Vitorino terá recebido, através de uma empresa que gere com a mulher, comissões de 325.200 mil euros do ex-embaixador de Espanha na Venezuela, Raúl Morodo, e do filho, que estão a ser acusados de corrupção pela justiça espanhola. Em causa estarão influências políticas no âmbito de um acordo que foi assinado por Hugo Chávez e José Sócrates.

A empresa Ebau Consultores Lda., cujos administradores são António Vitorino e a mulher, terá recebido diversas transferências de sociedades ligadas a Raúl Morodo e ao filho Alejo Morodo. Os dois estão no centro de uma investigação da Unidade de Delinquência Económica e Fiscal (UDEF) de Espanha em torno de suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais.

A UDEF concluiu que os Morodo pagaram à empresa de Vitorino cerca de 325.200 mil euros depois de terem recebido 4,4 milhões de euros da PDVSA, a petrolífera estatal venezuelana.

Em causa estão transferências realizadas entre 2012 e 2016, provenientes da Morodo Abogados y Asociados SL, que é detida por Raúl Morodo e pelo filho, e destinadas à Ebau Consultores Lda. Os valores pagos de forma faseada – 102 mil em 2012, 102 mil em 2014 e 51.200 mil em 2016 – foram justificados na contabilidade da empresa como pagamentos por “serviços profissionais de consultoria em relações internacionais e assuntos europeus”, como cita o jornal espanhol Okdiario.

Há ainda outras duas transferências sinalizadas, efectuadas em 2011 e em 2012, no valor global de 70 mil euros que chegaram à Ebau Consultores Lda. da Aequitas Abogados e Consultores SL, a empresa que terá sido usada por Alejo Morodo para receber verbas da PDVSA.

A UDEF aponta que os pagamentos feitos à empresa de Vitorino dizem respeito à intermediação do acordo empresarial com o qual a Galp se comprometeu a construir quatro parques eólicos na Venezuela, bem como a comprar petróleo bruto à PDVSA, em 2008. Este acordo foi assinado entre o então primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, e o presidente da Venezuela na altura, Hugo Chávez.

António Vitorino já veio anunciar, em comunicado, que não foi informado pela Justiça espanhola de qualquer investigação.

A UDEF apurou também que a Galp pagou mais de 150 mil euros a sociedades de Alejo Morodo.

Perante o juiz, Raúl Morodo garantiu que nunca recebeu qualquer verba da PDVSA, frisando que recebeu vários empréstimos do filho num total de 80 mil euros. Mas a investigação alega que o ex-embaixador recebeu, pelo menos, 420 mil euros da sociedade do filho, Aequitas Abogados, cujos rendimentos provinham, quase exclusivamente, da PDVSA.

A mulher de Raúl Morodo, Cristina Cañeque de Sola, também está sob suspeita depois de ter aberto três contas bancárias no Credit Suisse em Zurique, na Suíça, em Abril de 2008, isto é, apenas seis meses depois de o seu marido deixar a Venezuela. Ela assumiu que detém um património de 6,4 milhões de euros que ocultou, durante anos, do Fisco espanhol.

Raúl Morodo foi embaixador de Espanha em Portugal entre 1995 e 1999, antes de rumar a Caracas para desempenhar o mesmo cargo. O Okdiario nota que “mantém uma relação estreita com o Partido Socialista de Portugal”, fruto do tempo que passou por cá na diplomacia, antes de ter sido nomeado para a Venezuela.

António Vitorino foi ministro no Governo de António Guterres e é uma das grandes figuras políticas do PS. Actualmente, é director-geral da Organização Internacional para as Migrações da ONU.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …

Bruxelas assegura aquisição de medicamento para tratamento precoce da covid-19

A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, um contrato de aquisição conjunta com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) para a compra do sotrovimab, um medicamento destinado ao tratamento precoce da covid-19, cuja utilização está a ser analisada …