António Vitorino terá recebido 325 mil euros de suspeitos de corrupção

ISCTE / Flickr

O antigo comissário europeu e ex-dirigente socialista António Vitorino

O ex-ministro António Vitorino terá recebido, através de uma empresa que gere com a mulher, comissões de 325.200 mil euros do ex-embaixador de Espanha na Venezuela, Raúl Morodo, e do filho, que estão a ser acusados de corrupção pela justiça espanhola. Em causa estarão influências políticas no âmbito de um acordo que foi assinado por Hugo Chávez e José Sócrates.

A empresa Ebau Consultores Lda., cujos administradores são António Vitorino e a mulher, terá recebido diversas transferências de sociedades ligadas a Raúl Morodo e ao filho Alejo Morodo. Os dois estão no centro de uma investigação da Unidade de Delinquência Económica e Fiscal (UDEF) de Espanha em torno de suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais.

A UDEF concluiu que os Morodo pagaram à empresa de Vitorino cerca de 325.200 mil euros depois de terem recebido 4,4 milhões de euros da PDVSA, a petrolífera estatal venezuelana.

Em causa estão transferências realizadas entre 2012 e 2016, provenientes da Morodo Abogados y Asociados SL, que é detida por Raúl Morodo e pelo filho, e destinadas à Ebau Consultores Lda. Os valores pagos de forma faseada – 102 mil em 2012, 102 mil em 2014 e 51.200 mil em 2016 – foram justificados na contabilidade da empresa como pagamentos por “serviços profissionais de consultoria em relações internacionais e assuntos europeus”, como cita o jornal espanhol Okdiario.

Há ainda outras duas transferências sinalizadas, efectuadas em 2011 e em 2012, no valor global de 70 mil euros que chegaram à Ebau Consultores Lda. da Aequitas Abogados e Consultores SL, a empresa que terá sido usada por Alejo Morodo para receber verbas da PDVSA.

A UDEF aponta que os pagamentos feitos à empresa de Vitorino dizem respeito à intermediação do acordo empresarial com o qual a Galp se comprometeu a construir quatro parques eólicos na Venezuela, bem como a comprar petróleo bruto à PDVSA, em 2008. Este acordo foi assinado entre o então primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, e o presidente da Venezuela na altura, Hugo Chávez.

António Vitorino já veio anunciar, em comunicado, que não foi informado pela Justiça espanhola de qualquer investigação.

A UDEF apurou também que a Galp pagou mais de 150 mil euros a sociedades de Alejo Morodo.

Perante o juiz, Raúl Morodo garantiu que nunca recebeu qualquer verba da PDVSA, frisando que recebeu vários empréstimos do filho num total de 80 mil euros. Mas a investigação alega que o ex-embaixador recebeu, pelo menos, 420 mil euros da sociedade do filho, Aequitas Abogados, cujos rendimentos provinham, quase exclusivamente, da PDVSA.

A mulher de Raúl Morodo, Cristina Cañeque de Sola, também está sob suspeita depois de ter aberto três contas bancárias no Credit Suisse em Zurique, na Suíça, em Abril de 2008, isto é, apenas seis meses depois de o seu marido deixar a Venezuela. Ela assumiu que detém um património de 6,4 milhões de euros que ocultou, durante anos, do Fisco espanhol.

Raúl Morodo foi embaixador de Espanha em Portugal entre 1995 e 1999, antes de rumar a Caracas para desempenhar o mesmo cargo. O Okdiario nota que “mantém uma relação estreita com o Partido Socialista de Portugal”, fruto do tempo que passou por cá na diplomacia, antes de ter sido nomeado para a Venezuela.

António Vitorino foi ministro no Governo de António Guterres e é uma das grandes figuras políticas do PS. Actualmente, é director-geral da Organização Internacional para as Migrações da ONU.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Sistema Solar pode estar cercado por um túnel magnético

O Sistema Solar pode estar rodeado por um túnel magnético. Cientistas sugerem que as estruturas brilhantes, em lados opostos do céu, estejam interligadas à nossa volta, a 350 anos-luz de distância. Jennifer West, investigadora do Instituto …

O volátil, inóspito e sufocante Vénus pode afinal ter oceanos de água debaixo da crosta

Devido à elevada temperatura da atmosfera de Vénus, caso a crosta se abrisse, os oceanos de água transformar-se-iam imediatamente em vapor. Conhecido por ser um planeta com uma atmosfera quente e sufocante de dióxido de carbono …

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …