Galiza já está a usar testes anais para detectar o coronavírus (mas só em casos muito particulares)

Na semana passada, a China começou a usar os chamados testes de PCR anais para detectar o coronavírus, considerando que são mais eficazes. Estes testes já são usados em Espanha, nomeadamente na Galiza, mas apenas em situações muito pontuais.

O Conselho de Saúde Galega confirmou ao canal de televisão local CTRVG que estes testes anais de diagnóstico do coronavírus são feitos em pacientes que, por estarem em situação clínica “muito grave”, nomeadamente “entubados”, não podem fazer os testes nasais.

Os testes anais também são recurso para aqueles casos em que os pacientes têm “as vias áreas muito comprometidas“.



São ainda usados em recém-nascidos ou pessoas com doenças mentais, como reporta o jornal La Voz de Galicia.

Portanto, a sua utilização é pontual e feita em último caso, quando não há outra opção.

Não faz sentido fazer PCR anais, os que temos funcionam bem e sabemos interpretá-los bem, que é o importante”, salienta ao referido jornal galego o pneumologista galego Adolfo Baloira.

O vírus entra pelo nariz, se se pode fazer o PCR nasal é muito melhor”, acrescenta o especialista em microbiologia Germán Bou, em declarações ao mesmo diário.

Contudo, na China, os especialistas acreditam que os testes de PCR anais são mais fiáveis na detecção do vírus, alegando que o coronavírus permanece mais tempo no ânus do que nas vias respiratórias.

Além de sublinharem que têm uma eficácia de 99%, o que é superior aos outros testes, também alegam que a sua realização evita a saída de aerossóis para o ar, o que reduz os riscos de contágio.

Porém, pessoas chinesas que foram sujeitas aos PCR anais salientam que, embora não tenham sido dolorosos, foram muito “humilhantes”.

 

Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos. Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa …

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …