Galáxia “monstro” do Universo primitivo morreu de repente (e não se sabe porquê)

Hubble / NASA / ESA

Uma equipa internacional de astrónomos, liderada por cientistas da Universidade da Califórnia, encontrou uma galáxia monstro incomum que existiu há cerca de 12 mil milhões de anos, quando o Universo tinha apenas 1,8 mil milhões.

Chamada MXMM-2599, a galáxia massiva começou a formar estrelas a grande velocidade, mas morreu de repente. A razão para ter deixado de formar estrelas é ainda um mistério que está a deixar os cientistas intrigados.

“Mesmo antes de o Universo ter dois mil milhões de anos, a XMM-2599 já tinha formado uma massa de mais de 300 mil milhões de sóis, tornando-a uma galáxia supermassiva”, disse Benjamin Forrest, investigador no Departamento de Física e Astronomia da Universidade da Califórnia e autor principal do estudo, em comunicado dibulgado pelo EurekAlert. “Mais notavelmente, nós mostramos que o XMM-2599 formou a maioria das suas estrelas num enorme frenesim quando o Universo tinha apenas mil milhões de anos e ficou inativa quando o Universo tinha 1,8 mil milhões de anos”.

“Nesta época, pouquíssimas galáxias deixaram de formar estrelas e nenhuma era tão grande como a XMM-2599”, disse Gillian Wilson, professor de física e astronomia na Universidade da Califórnia.

“A mera existência de galáxias ultramassivas como XMM-2599 prova um grande desafio para modelos numéricos. Embora essas galáxias massivas sejam incrivelmente raras nesta época, os modelos preveem-nas. As galáxias previstas, no entanto, devem formar estrelas ativamente. O que torna o XMM-2599 tão interessante, incomum e surpreendente é que já não está a formar estrelas, talvez porque tenha parado de receber combustível ou o seu buraco negro se tenha tornado ativo”.

A equipa descobriu que a XMM-2599 formava mais de mil massas solares por ano em estrelas no seu pico de atividade – uma taxa extremamente alta de formação de estrelas. Em contraste, a Via Láctea forma cerca de uma nova estrela por ano.

“O XMM-2599 pode ser descendente de uma população de galáxias empoeiradas altamente formadoras de estrelas no universo muito antigo que os novos telescópios infravermelhos descobriram recentemente”, disse Danilo Marchesini, professor de astronomia da Universidade Tufts e co-autor do estudo, em comunicado.

O caminho evolutivo da XMM-2599 também não é claro. “Pegámos na XMM-2599 na sua fase inativa”, disse Wilson. “Não sabemos no que se transformará nos dias de hoje. Sabemos que não pode perder massa. Uma questão interessante é o que acontece ao seu redor. Com o passar do tempo, poderia atrair gravitacionalmente galáxias vizinhas e tornar-se uma cidade brilhante de galáxias?”

Para Michael Cooper, professor de astronomia e co-autor do estudo, esse resultado é uma forte possibilidade. “Talvez durante os próximos 11,7 mil milhões de anos da história cósmica, o XMM-2599 se torne o membro central de um dos aglomerados de galáxias mais brilhantes e maciços do universo local”, disse. “Como alternativa, poderia continuar a exitir isoladamente. Ou poderíamos ter um cenário entre esses dois resultados”.

Os resultados deste estudo foram publicados este mês na revista científica The Astrophysical Journal Letters.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Marega e Pepe vão ser alvos de processos disciplinares

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …

Auditoria ao Novo Banco vai custar três milhões. É o triplo do que custou a da CGD

A auditoria especial da Deloitte ao Novo Banco vai custar cerca de três milhões de euros, segundo avança o jornal ECO. Este valor é três vezes superior ao custo da auditoria da EY à Caixa …

Passos Coelho ataca falhas de Costa (e revela que segurou Maria Luís)

O antigo primeiro-ministro Passos Coelho esteve na apresentação do livro de Carlos Moedas no El Corte Inglés, onde aproveitou para criticar António Costa. Passos preferiu falar do passado, lembrando o momento em que esteve perto …

Derrocada em Borba. MP acusa oito arguidos de homicídio e violação de regras de segurança

A acusação contra oito arguidos envolvidos na derrocada da pedreira de Borba, em novembro de 2018, já foi deduzida pelo Ministério Público (MP). A informação foi divulgada, esta quarta-feira, pelo Departamento de Investigação e Ação …

Salários mais baixos da Função Pública sobem 10 euros. Férias não aumentam

Esta quarta-feira, o Governo revelou à Frente Comum que os salários mais baixos da Função Pública vão subir 10 euros, em vez de sete. Em relação aos dias de férias, não há abertura. O Jornal de …