Gaia instala dispensadores de protetor solar em edifícios camarários

A medida da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia destina-se a prevenir doenças de pele e diminuir os efeitos da exposição excessiva aos raios de radiação ultravioleta entre os trabalhadores da autarquia. 

A Câmara de Vila Nova de Gaia e a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo decidiram promover ações sobre cuidados a ter com a exposição solar, divulgou este sábado a autarquia, que instalou dispensadores de protetor solar em vários espaços.

Os equipamentos que contêm protetor solar assemelham-se a dispensadores de sabonete iguais aos da maioria das casas de banho públicas, mas em espaços como as Oficinas Municipais, o Parque Biológico, os Bombeiros Sapadores, a Polícia Municipal, ou o Estaleiro da Madalena, são acompanhados de um folheto informativo.

Use creme de proteção solar, cuide da sua saúde” é o lema da campanha cujo objetivo, descreveu à agência Lusa a Câmara de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, tem como objetivo “assegurar o bem-estar dos trabalhadores, prevenindo doenças de pele e diminuindo os efeitos da exposição excessiva aos raios de radiação ultravioleta”.

A medida abrange cerca de 900 trabalhadores, mas a autarquia adiantou que prevê a instalação de dispensadores de protetor solar nos jardins-de-infância das escolas do concelho para utilização por auxiliares de ação educativa e animadoras socioculturais, bem como no Centro de Reabilitação Animal.

“O objetivo é garantir a segurança, a saúde e as condições de trabalho dos funcionários do município, considerando os riscos profissionais a que se encontram sujeitos. Neste sentido, foi decidido equipar os locais onde, maioritariamente, os trabalhadores exercem funções ao ar livre, com dispensadores de protetor solar SPF50“, lê-se em informação camarária.

A parceria com a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo incluiu já a colocação de ‘mupis’ nas zonas de praia, de forma a alertar as pessoas para os cuidados a ter com o sol, tendo sido realizados rastreios organizados pela Unidade de Saúde da Aguda, em parceria com a Empresa Municipal Águas de Gaia e o Departamento de Educação Ambiental.

Na vertente educativa, no âmbito do Projeto Municipal Gaia Aprende+ Férias de Verão, 2.000 crianças receberam um livro de atividades educativas intitulado “Brinca e Aprende com o Zé Pintas”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …

Bastonário dos Médicos sugere uso obrigatório de máscara na rua (e em todo o país)

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, sugere que o Governo pondere decretar o uso obrigatório de máscara no espaços exteriores de todo o país, à semelhança do que fez a Região Autónoma da …