Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries.

Esta semana, a Gravity Industries divulgou um vídeo de três pilotos, com os jet packs da empresa, a demonstrar como as capacidades exclusivas da tecnologia poderiam auxiliar na operação de embarque de um navio.

Num dos exercícios, um fuzileiro naval lançou-se de um insuflável para um navio de médio porte, pousou no convés e soltou uma escada pela lateral para o resto da equipa subir.

No segundo, foi demonstrada a capacidade de se mover rapidamente para frente e para trás, pousando no pequeno barco mesmo enquanto balançava suavemente.

No último exercício, três membros da Marinha britânica pousaram no convés do navio, num desembarque bastante rápido.

Os testes decorreram ao longo de três dias e tinham como objetivo ajudar as forças militares a explorar uma nova forma de levar a cabo as suas operações em alto mar. Segundo o New Atlas, os três exercícios foram “muito bem-sucedidos“.

Nesta fase, a tecnologia tem vantagens óbvias, podendo agilizar as missões e permitir que os militares acedam mais rapidamente às embarcações em alto mar – principalmente durante operações VBSS (Visit, Board, Search and Seizure), que têm em vista o combate à pirataria, ao terrorismo, ao tráfego de drogas e ao contrabando.

No entanto, a inovação tem também algumas desvantagens. O ruído da turbina, que acaba com as probabilidades de pousar num navio inimigo sem se ser detetado, e o facto de os fuzileiros terem às costas entre 5 e 10 kg de combustível para aviação altamente inflamável são duas delas.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting: equipa de futsal disputou 48 jogos e perdeu...zero

Turma de Alvalade recuperou o título nacional, na época em que foi campeão europeu e em que também venceu a Taça da Liga. Em 40 minutos, nunca perdeu. O Sporting é o novo campeão nacional de …

Produtos químicos presentes em alimentos e cosméticos reduzem fertilidade

As taxas de natalidade estão a diminuir no mundo inteiro. Em todos os países europeus, estão a cair os chamados "níveis de reposição populacional", ou seja, o número de filhos necessários por mulher para manter …

"Surreal". Problema informático na DGS atrasa resultados dos eventos-teste

Para já, ainda não foram tiradas conclusões dos quatro eventos-piloto de abril e maio, organizados pelo Governo em articulação com a DGS. Um problema informático pode estar na origem do atraso. Há uns meses foi avançado …

Costa contraria Marcelo, mas este avisa que o "Presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro”

O Presidente da República disse na segunda-feira que “por definição, o Presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro”, depois de António Costa ter dito que ninguém pode garantir que não se volta atrás no processo de …

Um em cada quatro portugueses deixou de recorrer ao SNS por receio da pandemia

Um em cada quatro portugueses deixou de recorrer ao Serviço Nacional de Saúde no ano passado, por medo de contagio com o novo coronavírus, e mais de dois terços consideram que o SNS tem respondido …

Evolução genética pode estar a tornar-se cada vez mais obsoleta

Um novo estudo sugere que a evolução humana já não está estritamente ligada aos genes e supõe que a cultura pode estar a conduzir a evolução mais rápido do que as mutações genéticas podem funcionar. Tendo …

ALMA descobre a primeira gigantesca tempestade de buracos negros

O telescópio Atacama Large Millimeter Array (ALMA) detetou um forte vento galático impulsionado por um buraco negro supermassivo há 13,1 mil milhões de anos. Os investigadores salientam que este é o exemplo mais antigo alguma vez …

NASA vai construir telescópio espacial capaz de detetar asteroides ameaçadores

A NASA aprovou a produção de um telescópio espacial infravermelho para detetar asteroides que possam representar uma ameaça para a Terra. A agência está a desenvolver o telescópio espacial Near-Earth Object Surveyor - ou NEO Surveyor …

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …