Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries.

Esta semana, a Gravity Industries divulgou um vídeo de três pilotos, com os jet packs da empresa, a demonstrar como as capacidades exclusivas da tecnologia poderiam auxiliar na operação de embarque de um navio.

Num dos exercícios, um fuzileiro naval lançou-se de um insuflável para um navio de médio porte, pousou no convés e soltou uma escada pela lateral para o resto da equipa subir.

No segundo, foi demonstrada a capacidade de se mover rapidamente para frente e para trás, pousando no pequeno barco mesmo enquanto balançava suavemente.

No último exercício, três membros da Marinha britânica pousaram no convés do navio, num desembarque bastante rápido.

Os testes decorreram ao longo de três dias e tinham como objetivo ajudar as forças militares a explorar uma nova forma de levar a cabo as suas operações em alto mar. Segundo o New Atlas, os três exercícios foram “muito bem-sucedidos“.

Nesta fase, a tecnologia tem vantagens óbvias, podendo agilizar as missões e permitir que os militares acedam mais rapidamente às embarcações em alto mar – principalmente durante operações VBSS (Visit, Board, Search and Seizure), que têm em vista o combate à pirataria, ao terrorismo, ao tráfego de drogas e ao contrabando.

No entanto, a inovação tem também algumas desvantagens. O ruído da turbina, que acaba com as probabilidades de pousar num navio inimigo sem se ser detetado, e o facto de os fuzileiros terem às costas entre 5 e 10 kg de combustível para aviação altamente inflamável são duas delas.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos podem ter detetado as maiores estruturas giratórias do universo

Pela primeira vez, astrónomos acabam de encontrar evidências de que algumas das maiores estruturas do cosmos giram numa escala de centenas de milhões de anos-luz. A estrutura em questão é um filamento cósmico, uma estrutura longa …

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …

Países Baixos 2-0 Áustria | Laranja embala e carimba oitavos

Os Países Baixos venceram hoje a Áustria por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, e são a terceira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final …

Espanhol condenado a 15 anos por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais

Um espanhol de 28 anos foi condenado a 15 anos de prisão por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais, que partilhou com o cão. Em maio deste ano, um júri do tribunal da …

Mistério do "Tremor de Céu" em San Diego desvendado. Foram os Marines

Há fortes indícios de que o misterioso estrondo ouvido a semana passada na região de San Diego foi causado por uma aeronave supersónica em missão de treino ao largo da costa californiana. Os US Marines …

Federação arquivou caso Diakhaby

Valência não gostou da decisão e vai tentar prolongar o processo à volta do alegado insulto racista no jogo com o Cádiz. O Comité de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol arquivou a denúncia de …

Um orangotango ameaçado de extinção vagueou por uma aldeia remota da Indonésia

Um orangotango de Bornéu vagueou por uma aldeia remota da Indonésia e foi ajudado pelos residentes locais durante vários dias. Apesar de ligeiramente alarmados, os habitantes foram acolhedoras naquele que foi um encontro improvável entre …

França inicia vacinação contra a covid-19 em jovens com 12 anos

Perceval Gete, um adolescente francês de 12 anos, foi uma das pessoas mais jovens na Europa a receber a vacina contra a covid-19, na terça-feira. O adolescente deslocou-se a um centro de vacinação perto de Paris, …