O futuro da internet pode ser chinês e autoritário, revela relatório

O futuro da internet pode vir a ser dominado pelos chineses caso os países ocidentais não intervenham, conclui um relatório do Comité de Relações Internacionais do Senado norte-americano.

Um relatório divulgado esta terça-feira por Robert Menendez, o principal democrata no Comité de Relações Internacionais do Senado norte-americano, sugere que, se os Estados Unidos e os seus aliados não contrariem os esforços de Pequim na vigilância em massa e censura, a China vai dominar o futuro da internet.

Os receios com os riscos de privacidade e segurança da tecnologia chinesa são cada vez mais uma realidade. O Governo norte-americano está a ponderar, por exemplo, colocar a aplicação chinesa TikTok numa lista negra que tem como objetivo impedir os norte-americanos de a usarem e, assim, a China de obter os dados pessoais através da app.

Na segunda-feira, a Câmara dos Representantes votou para impedir que funcionários federais fizessem download do TikTok nos seus dispositivos móveis.

Plataformas de redes sociais americanas como Google, Twitter e Facebook são proibidas na China.

“Os Estados Unidos estão agora à beira de perder o futuro do domínio cibernético para a China”, lê-se no relatório citado pelo The Washington Post. “Se a China continuar a aperfeiçoar as ferramentas do autoritarismo digital e for capaz de implementá-las efetivamente no mercado interno e no exterior, a China, não os Estados Unidos e os seus aliados, moldará o ambiente digital”.

A China tem apostado fortemente em tecnologias que apoiam o autoritarismo, como por exemplo software de reconhecimento facial e de videovigilância, realça o relatório.

Amostras da ADN, impressões digitais, amostras de voz e tipos sanguíneos são dados tidos em conta na vigilância digital chinesa. Estas são armas que o Governo chinês usa para, por exemplo, perseguir a minoria de Uigures no seu território.

Os defensores de direitos humanos que estudam o uso chinês de tecnologias digitais para controlar os seus cidadãos há muito argumentam que os países ocidentais precisam de agir rapidamente contra o Governo chinê, escreve o Post.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu já mandei o tik tok à vida há tempos. Não porque essa rataria dos Jinpings possa espiar-me, mas porque o conteúdo que lá populava era do mais imbecil que há! Só aquela musiquinha-dançaria….

  2. Agora os americanos a quererem ajudas ocidentais quando muitas vezes se afastam de nós, por outro lado, todos em conjunto se têm posto de cocaras perante o poderio chinês, agora que o mesmo está bem visível, andam todos a fazer queixinhas sem reconhecerem que os puseram de colinho no topo do mundo.

RESPONDER

Metro de Nova Iorque pede à Apple para melhorar sistema de reconhecimento facial

A autoridade que gere o metro de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pediu à gigante tecnológica Apple para melhorar o reconhecimento facial dos seus dispositivos depois de serem observados vários passageiros a retirar a máscara …

Rival da Tesla diz que o seu carro terá uma autonomia de 832 quilómetros

A empresa Lucid Motors, concorrente direta da Tesla no mercado automóvel elétrico, afirma que o seu carro Air terá uma autonomia de 832 quilómetros. A confirmar-se a autonomia deste carro, o automóvel da Lucid Motors ultrapassará …

Moradores das Maurícias estão a cortar o próprio cabelo para ajudar a evitar um desastre ambiental

Moradores das Maurícias estão a cortar o seu próprio cabelo para para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio janponês encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Atalanta 1-2 PSG | Reviravolta épica vale bilhete para as “meias”

Um final impróprio para cardíacos e o epílogo perfeito num excelente jogo. O PSG esteve a perder desde o minuto 27, mas em apenas três minutos dos descontos deu a volta ao texto diante da …

Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração "roubado"

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu no Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio …

"Pandemia de sem-abrigo" nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma "pandemia de sem-abrigo". Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19. Nos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 pode estar …

Tráfego nas autoestradas cai para quase metade. Foi o pior trimestre de sempre

A rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) registou de abril a junho "o pior trimestre de circulação e tráfego médio desde que há registos", recuando 46% devido …

Bielorrússia cortou acesso à internet e tentou fazer com que parecesse um acidente

No seguimento da reeleição de Alexandr Lukashenko na Bielorrússia, multiplicam-se os apagões de internet. O Governo diz que se trata de um ataque cibernético, mas há suspeitas de que seja um plano do presidente. Os protestos …

Resgatados 28 cães sem registo ou vacinas de barracões onde também vivia a proprietária em Lisboa

Vinte e oito cães foram retirados pela PSP terça-feira de barracões em Lisboa onde também vivia a proprietária, avança a agência Lusa, detalhando que os animais serão depois colocados para adoção.  Os animais foram posteriormente recolhidos …

Pela primeira vez em 300 anos, é possível visitar esta ilha em Cabo Cod

Pela primeira vez em 300 anos, uma ilha ao largo da costa de Cabo Cod, península em forma de gancho no estado norte-americano de Massachusetts, está aberta ao público. A Ilha Sipson é propriedade privada desde …