O futuro da internet pode ser chinês e autoritário, revela relatório

O futuro da internet pode vir a ser dominado pelos chineses caso os países ocidentais não intervenham, conclui um relatório do Comité de Relações Internacionais do Senado norte-americano.

Um relatório divulgado esta terça-feira por Robert Menendez, o principal democrata no Comité de Relações Internacionais do Senado norte-americano, sugere que, se os Estados Unidos e os seus aliados não contrariem os esforços de Pequim na vigilância em massa e censura, a China vai dominar o futuro da internet.

Os receios com os riscos de privacidade e segurança da tecnologia chinesa são cada vez mais uma realidade. O Governo norte-americano está a ponderar, por exemplo, colocar a aplicação chinesa TikTok numa lista negra que tem como objetivo impedir os norte-americanos de a usarem e, assim, a China de obter os dados pessoais através da app.

Na segunda-feira, a Câmara dos Representantes votou para impedir que funcionários federais fizessem download do TikTok nos seus dispositivos móveis.

Plataformas de redes sociais americanas como Google, Twitter e Facebook são proibidas na China.

“Os Estados Unidos estão agora à beira de perder o futuro do domínio cibernético para a China”, lê-se no relatório citado pelo The Washington Post. “Se a China continuar a aperfeiçoar as ferramentas do autoritarismo digital e for capaz de implementá-las efetivamente no mercado interno e no exterior, a China, não os Estados Unidos e os seus aliados, moldará o ambiente digital”.

A China tem apostado fortemente em tecnologias que apoiam o autoritarismo, como por exemplo software de reconhecimento facial e de videovigilância, realça o relatório.

Amostras da ADN, impressões digitais, amostras de voz e tipos sanguíneos são dados tidos em conta na vigilância digital chinesa. Estas são armas que o Governo chinês usa para, por exemplo, perseguir a minoria de Uigures no seu território.

Os defensores de direitos humanos que estudam o uso chinês de tecnologias digitais para controlar os seus cidadãos há muito argumentam que os países ocidentais precisam de agir rapidamente contra o Governo chinê, escreve o Post.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Eu já mandei o tik tok à vida há tempos. Não porque essa rataria dos Jinpings possa espiar-me, mas porque o conteúdo que lá populava era do mais imbecil que há! Só aquela musiquinha-dançaria….

  2. Agora os americanos a quererem ajudas ocidentais quando muitas vezes se afastam de nós, por outro lado, todos em conjunto se têm posto de cocaras perante o poderio chinês, agora que o mesmo está bem visível, andam todos a fazer queixinhas sem reconhecerem que os puseram de colinho no topo do mundo.

  3. Ooooo meus amigos. Problema nao sao os chineses. Chineses estao cooperar e criar, desenvolver. Nos andamos a brincar, outros a pensar que nao partilham nada outro a pensar em enganar procisso e isto nao leva a nada. Os paises ocidentais andam de costas voltadas. A nossa tecnologia e ideia e de longe melhor, mas encontar um meio termo para nos entendermos e partilharmos, nada feito. Porque as melhores ideias e idiotas veem de pessoas difrentes que nao vou mensionar aqui, e essas sao afastadas da maioria das empresas que so escolhem amigos e familiares…
    Na europa so se consegue evoluir mais rapidamente nos paises do norte. Nao por serem melhores mas porque discutem e aceitam ideias e inovacoes…
    Por outro lado entender os chines e a sua evolucao sao para poucos. Distraidos mesmo Licenciados e doutorados nem entenderam e e dificil la chegar por observacao.

RESPONDER

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …

Páginas ocultas do PRR revelam "reedição da troika" na reforma aos hospitais

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê uma concentração das urgências da Grande Lisboa e Grande Porto, cortes nos gastos e uma gestão dos hospitais mais vigiada com imposição de objetivos financeiros. O jornal Expresso …

Já há uma explicação científica para as "dunas" do céu do Norte

Um ano depois da sua observação, as auroras de dunas, ou auroras boreais em forma de duna, já possuem confirmação e explicação científica. A aurora boreal nasce quando as partículas carregadas expelidas pelo Sol, como eletrões, …

Praia. Desporto e equipamentos de lazer vão ter regras novas

O Governo aprovou esta quinta-feira as regras de acesso e ocupação das praias durante a época balnear, com alterações em relação ao ano passado ao nível da atividade desportiva no areal e da utilização de …

Bastião trabalhista derrotado. Conservadores conseguem vitória na "muralha vermelha" britânica

Os conservadores conseguiram derrubar o domínio trabalhista do círculo de Hartlepool. Jill Mortimer venceu com mais de 50% dos votos e ajudou a reforçar a maioria de Boris Johnson, primeiro-ministro britânico. O antigo deputado trabalhista Mike …

Curso de Medicina na Católica vai custar 100 mil euros. Candidaturas terminam este mês

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou, em setembro do ano passado, ter recebido luz verde da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para o curso de Medicina. Agora, sabe-se que vai custar …

Ivo Rosa deixa colegas "estupefactos" com violação de regra sagrada do Direito

O Conselho Superior da Magistratura recebeu várias queixas de juízes desembargadores contra Ivo Rosa. Em causa estão decisões do juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, especialmente no âmbito do processo Operação Marquês, que vão …

Presidente do Atlético diz que "Félix será um dos melhores da Europa"

O presidente do Atlético de Madrid garantiu que, "dentro de meses", o jovem português "será um dos melhores jogadores da Europa". Numa entrevista à Cadena Cope e Rádio Marca, Enrique Cerezo abordou vários assuntos sobre o …

Crise pós-autárquicas. Tiro pode sair pela culatra à oposição (e beneficiar PS)

O tiro de partida para as eleições autárquicas deve ser dado em junho, por um PS ainda sem pressa para avançar. "Qual é a pressa?" Em 2013, António José Seguro repetiu várias vezes esta questão, numa …