As redes sociais foram inundadas por informações falsas sobre o furacão Milton. Desde teorias da conspiração culpando o Governo e os meteorologistas pelas tempestades, até à destruição fictícia do parque Disney World.
O fenómeno das fake news foi especialmente complicado para os responsáveis da Protecção Civil norte-americana que tentaram ajudar as pessoas enquanto o furacão Milton arrasou a Flórida, causando grande destruição e mortes.
Alguns meteorologistas chegaram a reportar ameaças de morte por tentarem desmentir fake news nas redes sociais. Mas as teorias da conspiração sucederam-se, com acusações ao Governo e aos democratas de serem os responsáveis pelo furacão, por poderem controlar o clima.
Chegou a dizer-se que os meteorologistas provocam as tempestades com lasers especiais!
Mas redes sociais como o Tik Tok e o X também foram inundadas com imagens falsas da destruição do parque Disney World em Orlando, na Flórida.
Geradas por Inteligência Artificial (IA), estas imagens mostram o parque inundado e com elevados estragos. E acabaram por ser partilhadas por agências de notícias russas e por influencers da direita mais radical que as deram como verídicas.
Fake images of Disney World in Orlando, Florida 👇🏼 https://t.co/bDzIMMgL3e
— JSwaine (@jillian_swaine) October 11, 2024
Disney world onder water pic.twitter.com/HyBCRk2cfE
— Stephanus (@springfield1952) October 11, 2024
Das satanisch-pädophile Disney World in Florida / Orlando wurde gestern durch Hurrikan Milton geflutet und stark verwüstet.
Anscheinend haben jetzt die White Hats die Kontrolle über das Wetter übernommen… pic.twitter.com/rQv7g92QMz
— Johannes Strauss (@JohannesStraus) October 11, 2024
Um olhar mais atento permitiria detectar facilmente a falsidade, uma vez que não há uma coincidência entre os edifícios reais e os que aparecem nas imagens.
Mas nem é preciso conhecer o local para perceber a mentira – fazendo um zoom às imagens podem ver-se ângulos estranhos que indiciam logo que são criações da IA.
Apesar disso, contas associadas ao grupo QAnon chegaram a insistir que a destruição do Disney World iria revelar, finalmente, a verdade sobre o tráfico de crianças devido à suposta inundação dos túneis que existem por baixo do parque e que são usados para as performances teatrais que ocorrem no local.
Teorias da conspiração argumentam que estes túneis servem realmente para cometer crimes horríveis, inclusive o tráfico de crianças.
O parque foi obrigado a encerrar devido à violenta tempestade, mas até já estará a funcionar de novo, segundo os media norte-americanos.
Deste modo, não terá sequer sofrido estragos significativos devido ao furacão Milton – para conforto de todos os fãs do universo Disney.