Os efeitos do furacão Milton já se começam a sentir na Flórida, nos EUA, mas ainda não com toda a sua força. Há imagens assustadoras que parecem anunciar a chegada do “apocalipse”.
Na Flórida, as populações estão habituadas a conviver com furacões e tornados, mas nunca viram nada assim numa altura em que o furacão Milton se aproxima de terra.
“Parece a tempestade do século“, já sublinhou o Presidente dos EUA, apelando às pessoas para se abrigarem em locais seguros.
A vice-presidente Kamala Harris recordou também que se prevê que a tempestade seja “catastrófica e mortal”.
“Esta tempestade é diferente de tudo o que já vimos antes“, salientou Harris em declarações à CNN.
Tornados e inundações repentinas já começaram a atingir o sul da Flórida. Mas são apenas uma espécie de aviso antes de o Milton chegar com toda a sua fúria.
Violent tornado in Hendry County, Florida earlier today. 🌪️
📸 Powerup Johnson #flwx #Milton pic.twitter.com/MsO45V3Tdb
— Dylan Federico (@DylanFedericoWX) October 9, 2024
Tornado touched down near Fort Lauderdale #milton pic.twitter.com/PmPwCFFoF1
— Jimmy McCambridge (@JimmyMack0320) October 9, 2024
Hurricane Milton in Florida pic.twitter.com/HhcAGRSd4K
— Instablog9ja (@instablog9ja) October 9, 2024
O cenário ainda vai piorar nas próximas horas, esperando-se uma tempestade catastrófica. Prevê-se que o Milton sejá “o quarto furacão mais forte da história do Atlântico“, como sublinha o “caçador de tempestades” Colin McCarthy na rede social X.
A subida do nível da água pode atingir os 4,5 metros em alguns locais, como na cidade de Tampa, segundo as previsões. Isso pode submergir ruas inteiras.
Uma simulação mostra o que pode acontecer se o nível da água atingir mais de 2,70 metros (9 “feet” no sistema americano).
Hurricane Milton’s CGI simulation shows how destructive the storm will become 😬 pic.twitter.com/it7sxUMlzg
— FearBuck (@FearedBuck) October 8, 2024
As autoridades policiais têm passado pelas ruas a alertar as pessoas para evacuarem antes da chegada do furacão, avisando que é um fenómeno “insuportável” que vai “arrancar” prédios e casas.
“This will be a knockout. Buildings, homes, wiped off foundations. That is unsurvivable.” Emergency workers were seen across Sarasota County, Florida, urging residents to evacuate ahead of Hurricane Milton. pic.twitter.com/tr74PIMYxC
— ABC News (@ABC) October 9, 2024
Centenas de pessoas já deixaram o Estado da Flórida e até os animais pressentem o perigo, como se pode ver pelo comportamento peculiar de algumas aves que, pousando nas ruas, parecem estar a avisar para o que aí vem.
Just hours before #HurricaneMilton is set to strike Florida, residents in several neighborhoods have witnessed an eerie spectacle
Groups of Sandhill cranes gathering and emitting sharp, urgent calls, as if signaling the need to flee#Miltonpic.twitter.com/ECMaC5t4hi
— BlueGreen Planet (@De_le_Vega) October 9, 2024
O furacão deverá causar danos catastróficos, nomeadamente nos serviços de água, esgoto e energia eléctrica. Teme-se que estas infraestruturas fiquem inactivas durante um longo período, conforme a intensidade dos estragos.
Os proprietários de casas e as seguradoras também se preocupam com as elevadas perdas que podem enfrentar.
Mas que grande furacão, já se sabe se foi provocado pela Natureza ou pelo Ser-Humano?