Mais de cem funcionários públicos na Venezuela despedidos por pedir aumento de salário

(h) Miraflores Press / EPA

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

Mais de uma centena de funcionários do Ministério de Relações Exteriores da Venezuela receberam uma notificação de despedimento, por alegadamente terem pedido um aumento de salário e renovação dos contratos coletivos.

Os despedimentos foram o tema central de um protesto que ocorreu na segunda-feira em Caracas, capital do país, durante o qual o Sindicato de Trabalhadores do MRE denunciou a situação dos trabalhadores e, por outro lado, confirmou que há funcionários que estão a renunciar ao cargo.

“Encontrámo-nos com um grupo de trabalhadores aos quais foi entregue uma carta de despedimento e que trabalham até 31 de dezembro de 2018. Não entendemos o porquê, se há uma renúncia em massa de trabalhadores fixos. Porque despedem gente administrativa e obreira que necessita de trabalho?”, questionou o secretário-geral do sindicato aos jornalistas.

Segundo José Patines, os trabalhadores foram informados de que os contratos tinham vencido e há ainda 30 oficiais de segurança do ministério que foram despedidos.

Durante o protesto, que ocorreu junto da torre do ministério, vários trabalhadores apelaram ao Governo do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, para que encontre uma solução para despedimentos, sublinhando que estes trabalhadores, não receberam subsídios de Natal, nem contam com alimentos para sustentar os lares.

José Patines adiantou que nas eleições de domingo, para vereadores, em que o Partido Socialista Unido da Venezuela ganhou 142 das 156 circunscrições, os trabalhadores do MRE foram chamados para votar.

“O problema está em que querem um pessoal submisso no MRE e em toda a administração pública. Um pessoal que se conforme com uma caixa de alimentos subsidiados e que não tenha direito a protestar por nada”, frisou o sindicalista.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Plano de vacinação arranca em janeiro com três fases. 950 mil pessoas no primeiro grupo prioritário

Pessoas com mais de 50 anos com uma patologia frequente nos casos graves de covid-19, residentes e/ou internados em lares e profissionais de saúde integram o primeiro grupo prioritário para a administração da vacina de …

Segunda vaga de moratórias autorizada pela Autoridade Bancária Europeia

A Autoridade Bancária Europeia (EBA) autorizou a reabertura de moratórias de crédito, com efeitos a partir de 01 de outubro até 31 de março de 2021, dois meses após ter suspendido novas adesões. Num comunicado publicado …

Turquia alvo de críticas duras em reunião da NATO e em risco de sanções

A Turquia esteve esta quarta-feira sob um fogo de críticas na reunião virtual dos Ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da NATO e, com a deceção manifestada pelos Estados Unidos, deve preparar-se para sanções económicas americanas …

O que Neymar mais quer é voltar a jogar com Messi. Só se vier a custo zero, diz o Barça

O internacional brasileiro Neymar, que alinha pelo PSG, confessou esta quarta-feira que o mais deseja é voltar a jogar com o astro argentino Lionel Messi, com quem partilhou balneário entre 2013 e 2017 no Barcelona. …

Ministro da Administração Interna e procuradora-geral da República vão ser ouvidos no Parlamento

Eduardo Cabrita será ouvido sobre o caso do cidadão ucraniano assassinado nas instalações do SEF e Lucília Gago sobre a "recente diretiva sobre os poderes hierárquicos" na magistratura do Ministério Público. A comissão de Assuntos Constitucionais …

Portugal regista mais 79 mortos e 3.772 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 79 mortos relacionados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

França investiga 76 mesquitas por suspeita de radicalização islâmica

A França vai investigar nos próximos dias 76 mesquitas por suspeitas de radicalização islâmica, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior do país, Gerald Darmanin. Trata-se de 16 templos na região de Paris e 60 no …

Medidas estão a dar resultados. Novas regras apresentadas sábado vão vigorar até 7 de janeiro

O primeiro-ministro afirmou que as medidas adotadas estão a produzir resultados, havendo uma trajetória descendente de novos casos de covid-19, mas advertiu que janeiro é mês de risco e as restrições não podem ser aliviadas. Esta …

Interpol alerta para ameaça do crime organizado ligado às vacinas. Falsificações podem ser fatais

A Interpol emitiu um alerta global aos perigos de burlas à volta da nova vacina para a covid-19. As falsificações podem ser lucrativas para os criminosos e fatais para quem as usar. A Interpol emitiu um …

Alguns distritos de Portugal continental e Madeira com avisos meteorológicos até domingo

Alguns distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar a partir de hoje e pelo menos até domingo com vários avisos meteorológicos devido à agitação marítima, vento e queda de neve, de …