Funcionários públicos vão perder até 284 euros por mês

11

José Sena Goulão / Lusa

A coordenadora da Federação dos Sindicatos da Função Pública, Ana Avoila

Os funcionários públicos arriscam perder entre 50 e 284 euros por mês no próximo ano, caso o Governo avance com uma atualização de salários de 2% em vez de 7,4%.

Em entrevista à TVI/CNN, o primeiro-ministro António Costa admitiu um aumento de 2% nos salários da função pública em 2023. O chefe do Governo sublinhou que os funcionários públicos “não vão, com certeza, ser aumentados 7,4%”, relativos à taxa de inflação estimada para este ano.

O aumento nunca inferior à taxa de inflação é pedido pelos sindicatos de modo a evitar a perda do poder de compra. No entanto, António Costa adiantou que a ideia é chegar o mais rapidamente aos 2% de inflação.

“O referencial que devemos ter é o de procurar chegar o mais rapidamente possível aos 2%” de inflação, que é o objetivo europeu. É uma referência [para os aumentos dos salários], mas não será o único dado a ter em conta”, afirmou.

Segundo as contas feitas pelo Diário de Notícias, com base no último boletim da Direção-geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), as perdas salariais podem variar, em média, entre 50 e 284 euros, dependendo do salário do trabalhador.

Num ordenado de 733 euros de um assistente técnico, por exemplo, se atualização for de 2%, o aumento do salário será de apenas 3,6 euros. Caso a atualização seja de 7,4%, o aumento será de 54 euros.

Por outro lado, no ordenado de 5.264 euros de um magistrado, a atualização de 2% resultaria num aumento salarial de 105 euros. Já uma atualização de 7,4% resultaria num aumento de 389 euros por mês.

Sindicatos contactados pelo Diário de Notícias ameaçam avançar para uma greve nacional, se o Governo não mostrar abertura para negociar uma subida salarial acima dos 2%.

Daniel Costa, ZAP //

11 Comments

    • Correção do salário de acordo com a inflação não é ‘aumento’. É apenas uma medida corretiva que visa a manutenção do poder de compra.

    • Tem dados sobre esses «outros» que «ganham menos»? Gostava de os ver.

      Um Assistente Técnico, vulgo: Administrativo (por exemplo) a trabalhar há 10 anos para o estado, ganha 733€. Quanto ganha, na sua empresa, um Administrativo com 10 anos de casa? Gostava de saber.

  1. Esquecem que o funcionário público apenas trabalha 35 horas por semana ? e têm pontes garantidas….
    E não sofrem a angústia do desemprego!
    Esses que se queixam de ganhar pouco sempre podem migrar para o privado. Talvez ganhem mais um pouco.

    Mas mais vale o pássaro na mão……

    • apenas trabalha 35 horas???….e então??? são as condições de trabalho e os baixos salários que a isso condziram….os funcionários públicos são os únicos trabalhadores que produzem alguma coisa neste pobre país cheio de gente inculta, preguiçosa, preconceituosa, incompetente…..

  2. Bem… uma coisa é certa… o pessoal que comentou esta notícia precisava de regressar aos bancos da escola. É cada pontapé na Língua Portuguesa que até o Camões está para vir aí insurgir-se.

  3. Nao pode, nao pode, a funçao Publica ? perder com a inflaçao ? Nao , nao pode.
    Um Professor está a qualificar-se como uma peste, de um mau carater, sem principios sem Ordem e disciplina, uns fora de lei sem o minimo de qualidade para o exercicio de Professor.
    No meu tempo a preocupaçao dos Pais era que os nossos filhos tivessem um ensino de qualidade, o respeito mutuo Professor/Aluno, uma formação capaz de um Amanhã prospero para os nossos filhos, hoje os alunos e os Pais sao armas ao inteiro serviço dos professores porque nao interessa a qualidade da formação dos seus queridos filhos, o importante é passar de Ano e ter boas notas mesmo que seja á biqueirada, e que a sua formaçao aponte para um amanhã negro, um amanha que a unica saída na vida seja a necessidade de arranjar um tacho no Estado como professor.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.