405 funcionários públicos acusados de corrupção em 2017

Segundo um estudo do Conselho de Prevenção de Corrupção (CPC), no ano passado, mais de 400 funcionários públicos foram acusados de corrupção.

Um estudo do Conselho de Prevenção de Corrupção (CPC), a que o Correio da Manhã teve acesso, concluiu que, dos 1725 “reportes judiciais” que recebeu no ano passado, em “405 foram colhidos elementos probatórios da ocorrência de crime” de corrupção “praticado por funcionários contra os serviços” públicos.

Destes reportes, cerca de 41% (166) dizem respeito a funcionários da Administração Central, ou seja, forças de segurança, entidades que concedem apoios sociais, serviços de saúde, entre outros.

Estes casos contribuíram para o “mapeamento de áreas e fatores de risco na gestão pública”, que ajudará agora na fiscalização dos planos de prevenção de risco de corrupção exigidos às instituições do Estado, podendo ser alteradas as orientações dadas para a elaboração desses planos.

Este estudo faz um levantamento das áreas públicas que correm mais riscos, com destaque para a contratação pública e o ordenamento do território, tendo sido ainda identificadas as áreas da Administração Pública eletrónica, das forças de fiscalização e segurança, da Saúde e farmacêuticas e do Desporto.

A quebra de sigilo das palavras-passe, que dão acesso aos sistemas informáticos, e a acumulação de funções entre o privado e o público são apontadas pelo CPC como situações de risco acrescido, havendo ainda fragilidades nos serviços de gestão de bens financeiros e materiais.

Por considerar que os riscos estão também presentes na legislação, a CPC recomendou ao Governo e aos deputados que façam leis transparentes e imparciais, com especial atenção quando se trata de legislação de “natureza financeira”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Acredito que esse numero seja em cada distrito, quando ha um concurso publico para emprego, estao envolvidas varias pessoas diretamente e indirectamente, é um fartar vilanagem.

    Contribuintes andam a contribir para criminosos, que usurpam o estado sistematicamente e nada lhes acontece.

    Os serviços publicos deviam ter funcionario apenas contratados, eram apanhados a roubar ou em corrupçoa, ruaaa! Nunca mais la punham os pe´s.

    Mas nao vivemso num pais onde estado é um instituiçao criminosa porque os portugueses estupidos votam sempre nos mesmos, agora anda a corrida apra meter os amigos no quadro do funcionalismo publico, se nao és amigo e nao te conhecem nao entras. Os concursos é apenas uma fantochada….

    Lixo de pais

RESPONDER

Tabelas do IRS podem significar aumento do salário mínimo até 685 euros

A divulgação das novas tabelas de retenção na fonte de IRS sugere que o salário mínimo nacional possa aumentar até aos 685 euros. O valor a partir do qual salários e pensões passam a descontar IRS …

Arquipélago na "Atlântida britânica" sobreviveu a tsunami há 8 mil anos

Cientistas acreditam que uma parte de Doggerland, uma antiga civilização conhecida como a "Atlântida britânica", tenha sobrevivido ao tsunami que inundou a região há 8 mil anos. Doggerland foi uma civilização antiga no Mar do Norte, …

Plano de vacinação pode prolongar-se até março de 2022. Normalidade pode regressar já no próximo verão

Portugal vai receber 22,8 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 que chegam para imunizar toda a população, mas o processo vai decorrer em três fases, a última das quais poderá prolongar-se até ao …

Partidos concordam com o alívio no Natal (mas plano de vacinação não satisfaz Marcelo)

Com o voto favorável do PSD assegurado, o Parlamento vai aprovar, esta sexta-feira, o decreto presidencial com a segunda renovação do estado de emergência desta segunda fase da pandemia. Depois da reunião no Infarmed, Marcelo Rebelo …

Vespas "buraco de fechadura" conseguem fazer um avião despenhar-se

Conhecidas como vespas "buraco de fechadura", estes insetos constroem os seus ninhos em sítios minúsculos. Em alguns casos raros, podem mesmo levar a que um avião se despenhe. As Pachodynerus nasidens, mais conhecidas por vespas "buraco …

Estado de emergência até 7 de janeiro será idêntico ao que está em vigor. Marcelo só mudou introdução

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já enviou à Assembleia da República a proposta de renovação do estado de emergência que deverá ficar em vigor até 7 de janeiro. “Depois de ouvido o Governo, …

Cidade chinesa com mais de 10.500 infetados com brucelose após bactéria "escapar" de laboratório

Mais de 10.500 pessoas contraíram brucelose, uma doença de origem animal, no noroeste da China, depois de a bactéria ter "escapado" de um laboratório biofarmacêutico que produz vacinas para animais, disseram as autoridades. A cidade de …

Movimento "A Pão e Água" termina greve de fome de 7 dias após reunião com Medina

Os elementos do movimento "Sobreviver a Pão e Água" terminaram esta quinta-feira a greve de fome que durava há quase uma semana, em frente à Assembleia da República, disse à agência Lusa o porta-voz, José …

Cientistas transformam lixo em medicamento para o Parkinson e aminoácido

Uma equipa de investigadores descobriu uma maneira inovadora de transformar resíduos em num medicamento para tratar a doença de Parkinson e no aminoácido prolina. E que resíduos são estes que podem ser aproveitados? Segundo a Futurity, …

Desafiando todas as teorias, uma galáxia distante resiste ao "banquete" do seu buraco negro

O telescópio aerotransportado SOFIA (Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy) encontrou uma galáxia que sobrevive às forças vorazes de um quasar, continuando a "dar à luz" cerca de 100 novas estrelas do tamanho do Sol por …