Funcionários do PSD denunciam “desvio de fundos”

José Coelho / Lusa

Funcionários do PSD enviaram uma carta ao Ministério Público e a outras entidades a denunciar um eventual desvio de fundos públicos no partido.

Um grupo de funcionários denunciou ao Ministério Público, a Ferro Rodrigues e à Entidade das Contas e Financiamentos Políticos a existência de várias pessoas a trabalhar na sede do PSD pagas pelo respetivo Grupo Parlamentar (GP), escreve a revista Sábado. Os sociais-democratas alertam para um eventual desvio de fundos públicos.

Os autores da carta que denuncia a situação alegam que o PSD está a utilizar o orçamento do seu GP para pagar vencimentos do partido. A carta já tinha começado a circular no WhatsApp há cerca de uma semana, sendo denunciados casos de assessores-fantasma — pessoas que estão a ser remuneradas, mas que nunca vão à Assembleia da República.

“Temos empregos fictícios no grupo parlamentar do PSD, presidido pelo mesmo Rui Rio que pretende reformar o sistema político”, lia-se no documento que circulava online.

Alegadamente, são exemplos disso os casos da diretora de comunicação e informática, Sara Teixeira Seruca, do jurista João Azevedo Oliveira, do informático José Pedro Araújo Antunes da Silva, do criativo de design gráfico Júlio César Torres Pisa, da secretária do secretário-geral adjunto Hugo Carneiro, Natércia Rodrigues Barreto. Todos eles serão pagos pela Parlamento, mas trabalham na sede nacional do partido.

No Porto, também há casos semelhantes: Maria Emília Preto Galego, antiga diretora de Recursos Humanos da Câmara Municipal do Porto, e Luciano Manuel Calheiros Gomes, professor do Agrupamento de Escolas de Paços Ferreira.

A Sábado escreve ainda que a porta-voz de Rui Rio, presidente do PSD e líder da sua bancada parlamentar, Florbela Teixeira Guedes, que também assessora o GP, foi requisitada à Misericórdia do Porto.

Segundo os autores da carta, esta é uma “prática merecedora de ser investigada por estar na origem de uma reestruturação de serviços que a direção do PSD pretende implementar”.

A carta delata ainda responsáveis pela comunicação do PS a trabalhar na sede nacional do partido e sem exercerem qualquer tarefa relacionada com a atividade parlamentar.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Vêm aí mais fundos agora para encher bem os cofres dos partidos, por isso convem limpá-los para que estejam prontos a receber dinheiro fresco!

  2. E qual é o espanto? é assim que se faz política cá no sítio,vamos estender a mão a Bruxelas para suportar todos estes escândalos.Todos os outros setores públicos,ficam presos por arames como sempre.Em 46 anos votei uma única vez,nunca mais o fiz nem faço.Esta é a democracia prometida no 25 de Abril.Um abraço a todos.

RESPONDER

O Projeto Galileu quer provar a existência de aliens através da tecnologia deixada para trás

Investigadores vão centrar o seu trabalho na procura de objetos físicos associados a equipamento tecnológico extraterrestre, em oposição às pesquisas anteriores que se focaram em sinais eletromagnéticos. Um grupo de investigadores de Universidade de Harvard está …

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …