/

“Sujo” e com “pessoas pobres”. Ex-funcionário revela que Trump queria trocar Porto Rico pela Gronelândia

1

Um ex-alto funcionário da administração de Donald Trump revelou que o Presidente dos Estados Unidos estava disposto a trocar Porto Rico pela Gronelândia, que pertence à Dinamarca.

Em entrevista à MSNBC esta quarta-feira, Miles Taylor, ex-chefe de equipa do Departamento de Segurança Interna, revelou que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou sobre fazer um acordo de troca entre o Porto Rico e a Gronelândia durante o verão de 2018.

De acordo com Taylor, Trump fez os comentários antes de uma viagem de agosto de 2018 a Porto Rico. “Na verdade, ele disse que queria ver se podíamos vender Porto Rico – poderíamos trocar Porto Rico pela Gronelândia porque, nas suas palavras, Porto Rico era sujo e as pessoas eram pobres”, disse Taylor. “São americanos. Não falamos sobre os nossos compatriotas dessa forma”, acrescentou.

Questionado sobre a possibilidade de Trump estar apenas a brincar, Taylor respondeu: “Não tomei como uma piada.”

Taylor disse ainda que Trump expressou “profunda hostilidade pelo povo porto-riquenho nos bastidores”. “Ele é o presidente deles. Deveria estar ao lado deles, não a tentar vendê-los a um país estrangeiro”, afirmou o ex-funcionário.

Em agosto do ano passado, Donald Trump manifestou interesse em comprar a Gronelândia, que pertence à Dinamarca, e pedido aos seus assessores que explorassem essa possibilidade, tendo mesmo procurado a opinião do conselho da Casa Branca. Em resação à notícia, a Dinamarca disse que o território autónomo não está à venda. Dias depois, Trump cancelou a visita que tinha agendada à Dinamarca.

Apesar de pertencer ao reino da Dinamarca, a maior ilha do mundo tem ampla autonomia. No entanto, as relações exteriores do território cabem a Copenhaga. O posicionamento geográfico da ilha explica a atenção dos norte-americanos, dado que o Ártico tem vindo a suscitar um crescente interesse das grandes potências mundiais.

Em 1946, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, quis comprar a Gronelândia à Dinamarca por 100 milhões de dólares, mas a proposta foi rejeitada. Houve um precedente mais bem-sucedido quando os Estados Unidos adquiriram as Índias Ocidentais dinamarquesas, renomeando-as de Ilhas Virgens Americanas.

Não seria a primeira vez que os EUA compravam um território de outro país. Em 1867, os EUA compraram o Alasca à Rússia.

ZAP //

 

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.