Funcionária que recebeu bilhete racista em vez de gorjeta gera onda de solidariedade

“Ótimo serviço, mas não damos gorjeta a negros”, foi o recado deixado num talão a uma empregada de mesa afro-americana de um restaurante na Virgínia, nos Estados Unidos.

Era suposto ser mais um dia normal de trabalho para Kelly Carter, empregada de mesa no restaurante Anitta’s, no estado de Virgínia, Estados Unidos, quando um simples talão acabou por se tornar uma desagradável surpresa.

“Ótimo serviço, mas não damos gorjeta a negros”, podia ler-se no papel deixado numa das mesas que a afro-americana tinha atendido. Recorde-se que, nos EUA, este ato de deixar gorjeta é habitual e, na maioria das vezes, até já está incluído na conta final.

Kelly conta que leu o bilhete três vezes para ter a certeza de que o que estava escrito era verdade. O caso acabou por ser difundido nas redes sociais e, o que começou por ser uma história de preconceito, tornou-se numa verdadeira onda de solidariedade.

O proprietário do restaurante, Tommy Tellez, conta que ficou horrorizado e indignado mas que infelizmente esta é “uma atitude que está alinhada com o cenário político atual”. No entanto, está muito contente por ver que tantas pessoas se solidarizaram com esta história.

Tellez contou à imprensa que muitos americanos já foram propositadamente ao restaurante para conhecer Kelly, dar-lhe uma palavra de apoio ou até mesmo uma gorjeta. Na Internet, corre também uma campanha de arrecadação de fundos que já conseguiu uma “gorjeta coletiva” de cerca de 300 dólares.

Kelly diz que não se deixa abater pelo sucedido e, caso aconteça, está pronta para servir o mesmo casal novamente, sem ressentimentos.

No Twitter da NAACP, a associação de defesa dos afro-americanos que denunciou a situação, surgiram muitos comentários a dizer que o talão era falso e que a caligrafia não correspondia com a da assinatura acima.

ZAP // Hypeness

3 COMENTÁRIOS

  1. Puro racismo mas esta da praticamente obrigatória gorjeta num país dito desenvolvido não parece combinar muito bem uma coisa com a outra.

  2. Acho a prática da gorjeta uma coisa humilhante, tanto para quem a dá como para quem a recebe. A obrigação de remunerar o trabalhador por um valor justo cabe unicamente à entidade patronal, nunca ao cliente. A gorjeta é equivalente a uma esmola, algo de muito pouco digno.

RESPONDER

Guia de descontos para uma Black Friday em grande

O conceito começou por ser uma referência ao colapso da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929. Mas a Black Friday como hoje a conhecemos só surgiu nos anos 60, quando o setor do …

Morreu o actor João Ricardo

O actor e encenador João Ricardo, 53 anos, morreu esta quinta-feira, em Lisboa, disse à Lusa a agência do actor. O actor João Ricardo, conhecido pelo seu trabalho na televisão, no teatro e no cinema, nasceu …

Chegou à Finlândia o pão feito com farinha de grilo

Uma das maiores empresas de produtos alimentares da Finlândia vai começar a vender pão de insetos, no qual grilos comuns são moídos e acrescentados à farinha normal, representando cerca de 3% do peso de cada …

39 anos por um crime que não cometeu. Finalmente livre

Craig Coley, agora com 70 anos, cumpria pena de prisão perpétua pela autoria de dois homicídios em 1978. No entanto, 39 anos depois, a sua inocência foi provada e o norte-americano foi libertado. O governador da …

Neutralidade da Internet em jogo nos EUA. Portugal é mau exemplo

A administração Trump quer reverter o princípio do livre acesso a qualquer tipo de conteúdo na Internet. Jornais internacionais apontam Portugal como exemplo de falta de neutralidade. Os Estados Unidos da América vão votar o fim …

Trabalhadores do privado voltam a receber subsídios de Natal e de férias por inteiro

O pagamento dos subsídios de Natal e de férias no setor privado vai deixar de ser feito parcialmente em duodécimos e voltará a ser feito de uma só vez, em 2018, depois da aprovação de …

O milionário que matou o Gawker quer os restos do cadáver

Os advogados do vingativo milionário Peter Thiel apresentaram, esta semana, uma ação para contestar uma previdência cautelar que o impede de comprar os ativos do já "adormecido" Gawker. Em causa, estão os arquivos de 14 …

Governo quer terrenos privados limpos até 15 de março

Os proprietários privados têm "até 15 de março" para limpar as áreas envolventes às casas isoladas, aldeias e estradas e, se não o fizeram, os municípios terão "até ao final de maio" para proceder a …

Uma explosão, segredos de Estado e rumores, mas ainda não há sinal do submarino

As buscas pelo submarino argentino ARA San Juan, que está desaparecido há oito dias, entraram numa fase crítica, quando as esperanças de encontrar a tripulação viva estão praticamente esgotadas. Sem pistas sobre o submarino, há …

Bancos aumentaram ganhos com as comissões pagas pelos clientes

A banca nacional facturou 1,62 mil milhões de euros em comissões líquidas, pagas pelos clientes, desde Janeiro até Setembro de 2017. Um valor que reflecte uma subida de 5,7% relativamente a 2016. Estes dados são avançados …