Funcionária que recebeu bilhete racista em vez de gorjeta gera onda de solidariedade

“Ótimo serviço, mas não damos gorjeta a negros”, foi o recado deixado num talão a uma empregada de mesa afro-americana de um restaurante na Virgínia, nos Estados Unidos.

Era suposto ser mais um dia normal de trabalho para Kelly Carter, empregada de mesa no restaurante Anitta’s, no estado de Virgínia, Estados Unidos, quando um simples talão acabou por se tornar uma desagradável surpresa.

“Ótimo serviço, mas não damos gorjeta a negros”, podia ler-se no papel deixado numa das mesas que a afro-americana tinha atendido. Recorde-se que, nos EUA, este ato de deixar gorjeta é habitual e, na maioria das vezes, até já está incluído na conta final.

Kelly conta que leu o bilhete três vezes para ter a certeza de que o que estava escrito era verdade. O caso acabou por ser difundido nas redes sociais e, o que começou por ser uma história de preconceito, tornou-se numa verdadeira onda de solidariedade.

O proprietário do restaurante, Tommy Tellez, conta que ficou horrorizado e indignado mas que infelizmente esta é “uma atitude que está alinhada com o cenário político atual”. No entanto, está muito contente por ver que tantas pessoas se solidarizaram com esta história.

Tellez contou à imprensa que muitos americanos já foram propositadamente ao restaurante para conhecer Kelly, dar-lhe uma palavra de apoio ou até mesmo uma gorjeta. Na Internet, corre também uma campanha de arrecadação de fundos que já conseguiu uma “gorjeta coletiva” de cerca de 300 dólares.

Kelly diz que não se deixa abater pelo sucedido e, caso aconteça, está pronta para servir o mesmo casal novamente, sem ressentimentos.

No Twitter da NAACP, a associação de defesa dos afro-americanos que denunciou a situação, surgiram muitos comentários a dizer que o talão era falso e que a caligrafia não correspondia com a da assinatura acima.

ZAP // Hypeness

3 COMENTÁRIOS

  1. Puro racismo mas esta da praticamente obrigatória gorjeta num país dito desenvolvido não parece combinar muito bem uma coisa com a outra.

  2. Acho a prática da gorjeta uma coisa humilhante, tanto para quem a dá como para quem a recebe. A obrigação de remunerar o trabalhador por um valor justo cabe unicamente à entidade patronal, nunca ao cliente. A gorjeta é equivalente a uma esmola, algo de muito pouco digno.

RESPONDER

-

Biquínis enfeitiçados: marca cria coleção inspirada nas princesas da Disney

Com o verão a chegar, a Enchanted acaba de lançar uma nova linha de roupa de banho. A nova colecção de biquínis é inspirada nas princesas da Disney.  A loja e marca de roupa de banho …

Marine Le Pen em comício da Frente Nacional durante a campanha para as presidenciais francesas

Marine Le Pen diz que se ganhar as eleições a União Europeia vai morrer

A candidata da extrema-direita francesa Marine Le Pen afirmou este domingo que se for eleita presidente da França a União Europeia (UE) "vai morrer", porque "as pessoas já não a querem". As afirmações da candidata presidencial …

-

Trump não para de mexer em coisas nas reuniões (entre outras desordens mentais)

O estado mental do novo presidente dos Estados Unidos tornou-se um agitado tema de discussão nas redes sociais, nos meios de comunicação - e até no seio da comunidade científica norte-americana. "Eu não sei o que …

-

Bloco quer preparar com urgência o país para a saída do Euro

A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu hoje a urgência de preparar o país para a saída do euro, rejeitando que Portugal fique "no pelotão da frente" de uma Europa que "caminha para o abismo". Em …

O que poderá ser o novo super-carro McLaren BP23, tal como imaginado pela Autocar

Novo McLaren BP23 vai custar 2,3 milhões de euros

Apesar do seu preço exorbitante, todos os 106 unidades que serão produzidas estão já reservadas por clientes que, além de um sinal de cinco dígitos, tem de já ter hoje em casa, pelo menos, um …

-

Tribunal egípcio condena 56 pessoas por naufrágio que vitimou emigrantes

O Tribunal Penal de Rashid, no Egito, condenou hoje 56 pessoas a penas de dois a 13 anos de prisão pelo naufrágio de um barco que provocou a morte de 203 emigrantes em setembro passado, …

-

Físicos provam que é impossível arrefecer um objecto a zero absoluto

Os físicos Lluís Masanes e Jonathan Oppenheim, da Universidade College London, no Reino Unido, derivaram a terceira lei da termodinâmica a partir dos primeiros princípios. Em janeiro, físicos do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA …

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Coreia ameaça ataque preventivo sem piedade e sem aviso

A Coreia do Norte ameaçou este domingo realizar um ataque preventivo caso detecte qualquer tentativa de abalar a sua liderança e a sua soberania, em resposta às manobras militares que a Coreia do Sul e …

-

Líder da oposição da Rússia detido durante mega-manifestação contra a corrupção

O opositor russo Alexeï Navalny foi hoje detido pela polícia durante a manifestação contra a corrupção que reuniu milhares de pessoas no centro de Moscovo, anunciou a sua porta-voz. O líder oposicionista Alexeï Navalny “foi detido …

-

Bancos cobram comissões ilegais aos clientes sem prestar qualquer serviço

A Deco acusa a banca de cobrar comissões aos clientes sem prestar qualquer serviço, como por processamento de prestação de crédito ou manutenção de conta, e de querer compensar as perdas da intermediação financeira com …