Fumo dos incêndios da Austrália já deu a volta à Terra

O fumo provocado pelos incêndios que têm devastado a Austrália já deu a volta ao planeta Terra, tendo regressado ao local de origem, e atingiu 16 quilómetros de altura na estratosfera, o que poderá ter implicações adicionais nas condições climáticas globais.

De acordo com a NASA, “o fumo foi rastreado desde as suas origens, tendo retornado à região leste da Austrália depois de ter viajado pelo mundo”.

Segundo o Observador, as condições extremas associadas aos devastadores incêndios florestais estão levar à formação de um grande número de eventos de pirocumulonimbus (PyroCb) ou tempestades induzidas pelo fogo.

Os eventos de PyroCb ocorrem quando aerossóis — poluição de fábricas, fumo de incêndios, cinzas e poluição vulcânica — chegam à atmosfera. Quando esfriam, as nuvens comportam-se como se houvesse tempestade, mas sem chuva, o que facilita o caminho do fumo até à estratosfera. “Uma vez na estratosfera, o fumo pode viajar milhares de quilómetros a partir da sua fonte, afetando as condições atmosféricas globalmente”, explica a NASA.

“Os aerossóis absorvem e dispersam a luz solar recebida, o que reduz a visibilidade e aumenta a profundidade ótica”, pode ler-se no artigo da agência espacial, que explica que estes têm consequências para a saúde humana e para o clima.

Colin Seftor, um dos cientistas, explicou que “o índice de radiação ultravioleta (UV) possui uma característica particularmente adequada para identificar e rastrear o fumo de incêndios: quanto maior for a nuvem, maior será o valor da radiação ultravioleta. Valores acima de 10 são frequentemente associados a estes eventos”.

https://twitter.com/NASAGoddard/status/1215370818156466190

Já choveu na Austrália

Meses depois de seca e incêndios, a chuva caiu na parte oriental da Austrália durante a última quinta-feira e prevê-se que o tempo húmido se mantenha, o que vem aliviar meses de fogos sem precedentes.

De acordo com a TSF, os bombeiros começam a falar em alívio e as chuvas fortes que caíram nas últimas horas ajudaram no combate aos 30 incêndios que permanecem ativos em Nova Gales do Sul.

Estes fogos ainda não foram extintos, mas os bombeiros acreditam que, se a chuva continuar a cair, a situação pode resolver-se mais rapidamente. A chuva também já permitiu melhorar a qualidade do ar na região de Melbourne.

Os incêndios na Austrália causaram pelo menos 28 mortos, destruíram mais de duas mil casas e queimaram uma área equivalente a Portugal inteiro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …