/

Fumo dos incêndios da Austrália já deu a volta à Terra

O fumo provocado pelos incêndios que têm devastado a Austrália já deu a volta ao planeta Terra, tendo regressado ao local de origem, e atingiu 16 quilómetros de altura na estratosfera, o que poderá ter implicações adicionais nas condições climáticas globais.

De acordo com a NASA, “o fumo foi rastreado desde as suas origens, tendo retornado à região leste da Austrália depois de ter viajado pelo mundo”.

Segundo o Observador, as condições extremas associadas aos devastadores incêndios florestais estão levar à formação de um grande número de eventos de pirocumulonimbus (PyroCb) ou tempestades induzidas pelo fogo.

Os eventos de PyroCb ocorrem quando aerossóis — poluição de fábricas, fumo de incêndios, cinzas e poluição vulcânica — chegam à atmosfera. Quando esfriam, as nuvens comportam-se como se houvesse tempestade, mas sem chuva, o que facilita o caminho do fumo até à estratosfera. “Uma vez na estratosfera, o fumo pode viajar milhares de quilómetros a partir da sua fonte, afetando as condições atmosféricas globalmente”, explica a NASA.

“Os aerossóis absorvem e dispersam a luz solar recebida, o que reduz a visibilidade e aumenta a profundidade ótica”, pode ler-se no artigo da agência espacial, que explica que estes têm consequências para a saúde humana e para o clima.

Colin Seftor, um dos cientistas, explicou que “o índice de radiação ultravioleta (UV) possui uma característica particularmente adequada para identificar e rastrear o fumo de incêndios: quanto maior for a nuvem, maior será o valor da radiação ultravioleta. Valores acima de 10 são frequentemente associados a estes eventos”.

https://twitter.com/NASAGoddard/status/1215370818156466190

Já choveu na Austrália

Meses depois de seca e incêndios, a chuva caiu na parte oriental da Austrália durante a última quinta-feira e prevê-se que o tempo húmido se mantenha, o que vem aliviar meses de fogos sem precedentes.

De acordo com a TSF, os bombeiros começam a falar em alívio e as chuvas fortes que caíram nas últimas horas ajudaram no combate aos 30 incêndios que permanecem ativos em Nova Gales do Sul.

Estes fogos ainda não foram extintos, mas os bombeiros acreditam que, se a chuva continuar a cair, a situação pode resolver-se mais rapidamente. A chuva também já permitiu melhorar a qualidade do ar na região de Melbourne.

Os incêndios na Austrália causaram pelo menos 28 mortos, destruíram mais de duas mil casas e queimaram uma área equivalente a Portugal inteiro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.