“Fui salvo por Deus” por uma razão. Começou a era dourada de uma América M/F

2

Atacar a “elite corrupta e radical”, expulsar “milhões e milhões” de imigrantes, taxar países estrangeiros, acabar com apoios aos elétricos, e perfurar, baby, perfurar! A receita de Trump para enriquecer e tornar (outra vez) grande uma América onde só há dois géneros: masculino e feminino.

O republicano Donald Trump foi esta segunda-feira empossado como 47.º Presidente dos Estados Unidos, numa cerimónia que, devido ao frio intenso, decorreu no interior do Capitólio, em Washington, e que marca o seu regresso para um segundo mandato na liderança da Casa Branca.

O juramento do novo presidente norte-americano teve lugar logo após a posse do seu futuro vice-Presidente, JD Vance, com o qual liderou a nomeação do Partido Republicano, que em novembro do ano passado venceu as eleições presidenciais contra a candidatura democrata encabeçada por Kamala Harris.

Trump inicia a partir desta data um segundo mandato na presidência dos Estados Unidos, após perder em 2020 a reeleição para o democrata Joe Biden, a quem sucede agora no cargo — que ocupou entre 2017 e 2021.

No seu discurso de tomada de posse, o novo presidente norte-americano prometeu atacar a “elite corrupta e radical” do país, e garantiu que “a idade de ouro da América começa agora”.

“Há apenas uns meses, num belo campo da Pensilvânia, a bala de um assassino atravessou a minha orelha, mas senti na altura e acredito ainda mais agora que a minha vida foi salva por uma razão“, recordou Trump.

Fui salvo por Deus para tornar a América grande de novo”, detalhou o agora 47.º Presidente norte-americano, que foi também o 45º.

A era dourada da América começa agora. A partir deste dia, o nosso país florescerá e seremos de novo uma nação rica e respeitada”, prometeu o (de) novo presidente norte-americano, que garantiu que irá “travar o declínio dos Estados Unidos”.

Trump repetiu a promessa de que irá expulsar “milhões e milhões” de imigrantes ilegais, um dos principais focos da sua campanha eleitoral. “Primeiro, declararei o estado de emergência na nossa fronteira sul” com o México, disse o presidente, acrescentando que vai enviar o Exército para patrulhar essa região.

Todas as entradas ilegais serão imediatamente bloqueadas e iniciaremos o processo de devolução de milhões e milhões de estrangeiros criminosos para onde vieram”, acrescentou o presidente republicano.

Kenny Holston / EPA

Discurso de tomada de posse de Donald Trump como 47º presidente dos Estados Unidos

Donald Trump, que anunciou que vai voltar a retirar os EUA do Acordo de Paris sobre o clima, prometeu aumentar a produção de petróleo dos Estados Unidos e eliminar os subsídios para a compra de veículos elétricos criados pelo seu antecessor.

Os Estados Unidos são o segundo maior poluidor do mundo, atrás da China, e o maior poluidor da história. “O Presidente Trump vai retirar-se do Acordo de Paris sobre o Clima”, afirmou entretanto também a Casa Branca num comunicado.

A crise inflacionária foi causada por gastos excessivos e preços crescentes da energia, e é por isso que hoje também vou declarar uma emergência energética nacional. Vamos perfurar, baby, perfurar!“, proclamou Trump.

Durante o discurso, Donald Trump reiterou as controversas promessas, feitas nas últimas semanas, de trocar o nome de Golfo do México para “Golfo da América” e trazer de volta o “Canal do Panamá”.

“O Canal do Panamá foi dado ao país do Panamá, depois de os EUA terem gasto mais dinheiro do que em qualquer outro projeto e terem perdido 38 mil vidas para construir o canal. Este presente nunca deveria ter sido feito. Os navios americanos estão a ser severamente mal tratados”, disse.

Trump prometeu “enviar astronautas para Marte“, uma declaração que deixou sorridente o bilionário Elon Musk, fundador da SpaceX — que aplaudiu efusivamente o presidente na altura em que garantiu que iria “travar toda a censura do Governo e recuperar a liberdade de expressão na América“.

“Hoje mesmo, torna-se política oficial do Governo dos Estados Unidos que há apenas dois géneros, masculino e feminino“, disse ainda “o Rei que regressou”, arrancando mais alguns aplausos a Musk, dono do X/Twitter — que só não fica radiante quando coloca o chapéu de fundador da Tesla.

Donald Trump não esqueceu as suas posições em relação a política tarifária, tendo garantido que vai “iniciar imediatamente a revisão do sistema comercial para proteger os trabalhadores e as famílias americanas”.

Vamos aplicar tarifas e impostos aos países estrangeiros para enriquecer os nossos cidadãos. Estamos a criar o Serviço de Receitas Externas para cobrar todas as tarifas, direitos e receitas”, detalhou o presidente Trump.

Começou esta segunda feira uma nova era na América — que Donald Trump diz que será dourada.

Armando Batista, ZAP // Lusa

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.