A primeira-dama brasileira atacou Elon Musk durante um evento no Rio de Janeiro. O multimilionário respondeu que “eles vão perder a próxima eleição”, referindo-se a Lula da Silva.
Uma declaração da primeira-dama brasileira, Rosângela da Silva, conhecida como “Janja”, durante uma conferência no Cria G20 no Rio de Janeiro, está a causar controvérsia com Elon Musk.
Durante o evento, Janja discursava sobre a regulação de plataformas digitais quando foi interrompida pelo som de uma buzina. Em tom irónico, mencionou o CEO da Tesla: “Alô, acho que é o Elon Musk. Eu não tenho medo de você. Inclusive: Fuck you, Elon Musk!”
Fuck you, Elon Musk,”
says Brazil’s first lady, Janja da Silva, during the G20 Social panel. pic.twitter.com/z99XqiHwnj
— Visegrád 24 (@visegrad24) November 16, 2024
A declaração foi seguida por uma interação com o YouTuber Felipe Neto, que incentivou o gesto. Janja reforçou que a regulamentação de plataformas digitais deve ser uma discussão global para combater a desinformação.
Recorde-se que a tensão entre Elon Musk e o governo brasileiro teve início em agosto, quando o Supremo Tribunal Federal do Brasil decidiu suspender as operações do X. A suspensão foi determinada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes após a plataforma encerrar o seu escritório no Brasil, ficar sem representante legal no país e recusar cumprir determinações do tribunal.
Musk reagiu às decisões do STF e fez diversas críticas diretas a Moraes. Segundo o multimilionário, as decisões eram “censura” e um atentado à liberdade de expressão. A plataforma voltou a operar em outubro, após cumprir exigências legais.
A crise já está a atingir atingiu outro negócio de Musk: a rede de satélites de órbita baixa Starlink. O STF chegou a ordenar o bloqueio das contas da empresa no Brasil após o X deixar de pagar multas aplicadas pelo tribunal. O Brasil está inclusive a trabalhar com a China para em busca de uma alternativa que acabe com a sua dependência dos satélites da empresa de Musk.
A resposta do multimilionário não demorou. “Eles vão perder a próxima eleição“, escreveu no X, referindo-se a Lula da Silva, presidente do Brasil e marido de Janja.
A polémica ganhou força com o comentário de Jair Bolsonaro. “Já temos mais um problema diplomático“, escreveu o ex-presidente no X, numa referência ao novo cargo de Musk no governo de Donald Trump, onde será chefe do Departamento de Eficiência do Governo.