Furacão Ophelia ganha força e aproxima-se dos Açores

(dr)

O furacão Ophelia subiu a categoria 2, anunciou esta sexta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que prevê vento com rajadas na ordem dos 100 qulómetros/hora nas ilhas de Santa Maria e São Miguel, nos Açores.

Segundo um comunicado do Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores do IPMA, às 21:00 de quinta-feira (mais uma hora em Lisboa), o centro do ciclone Ophelia estava a 1.150 quilómetros a sudoeste dos Açores.

O ciclone está praticamente estacionário, mas “nas próximas horas deverá voltar a deslocar-se para este/nordeste em direção ao arquipélago”, adianta o comunicado, disponibilizado na página do Facebook da delegação regional dos Açores do IPMA.

A previsão indica que “existe uma probabilidade de o ciclone condicionar o estado do tempo no grupo oriental (com vento médio igual ou superior a 65 quilómetros/hora) a partir das 12:00 de sábado que em Santa Maria varia entre 50 a 70% e em São Miguel entre 30 a 40%”.

Assim, a partir das 12:00 de sábado deverá ocorrer “um agravamento do estado do tempo, com precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoada, vento com rajadas que em São Miguel podem chegar aos 100 quilómetros/hora e em Santa Maria poderão ultrapassar os 100 quilómetros/hora, e ondas que podem atingir os seis metros de altura significativa”, refere o IPMA.

Quanto às ilhas dos grupos ocidental, Flores e Corvo, a partir da madrugada de hoje, “devido a uma superfície frontal fria com atividade moderada a forte, prevê-se precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada“.

Esta situação estende-se no sábado às ilhas da Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial, o grupo central dos Açores.

O IPMA emitiu avisos amarelo e laranja para o arquipélago devido à previsão de chuva, vento, trovoada e agitação marítima.

No continente, o fim de semana vai ser marcado por temperaturas acima dos 30 graus na generalidade do território, mas na segunda-feira a chuva regressa devido à passagem do Ophelia, adiantou à Lusa meteorologista Maria João Frada.

“A partir de segunda-feira parece que vai haver uma mudança no estado do tempo, mas até lá vamos continuar, na generalidade do território, com temperaturas acima do normal para a época, com máximas acima dos 30 graus”, disse.

// Lusa

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Câmara de vigilância capta silhueta no carro do suspeito de raptar Maëlys

As câmaras de videovigilância identificaram um vulto branco, a mesma cor do vestido da menina, no carro do suspeito de raptar Maelys de Araújo. As autoridades francesas seguem agora uma nova pista no caso do desaparecimento …

Paulo Gonçalves constituído arguido no caso dos emails do Benfica

O assessor jurídico do Benfica foi, esta quinta-feira, constituído arguido na sequência de buscas da Policia Judiciária ao clube, por ter estatuto de advogado, disse fonte do clube. De acordo com a mesma fonte, a constituição …

Nova tecnologia permite "dar vida" a fotografias

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, e especialistas do Facebook descobriram como "dar vida" a fotografias estáticas, graças a uma nova tecnologia. Hadar Averbuch-Elor e Daniel Cohen-Or, ambos investigadores na Universidade de Tel Aviv, …

Governo espanhol e PSOE acordam eleições na Catalunha em janeiro

O Governo espanhol e o principal partido da oposição (PSOE) acordaram convocar eleições autonómicas na Catalunha em janeiro, confirmou à TVE a secretária da Igualdade dos socialistas, Carmen Calvo. Segundo a página eletrónica da TVE, Carmen …

Expedição de oficial britânico ao Polo Sul terá sido sabotada

A possível sabotagem de um oficial ganha força entre as hipóteses que explicariam a morte do capitão Robert Scott e de outros quatro tripulantes durante a primeira expedição britânica ao Polo Sul, há mais de …

Cientistas estão a cultivar medicamentos em ovos de galinha

Investigadores japoneses acreditam ter descoberto uma forma de produzir medicamentos a preços mais acessíveis. Depois de terem modificado geneticamente galinhas, estão a "criar" medicamentos em ovos. Recorrendo à técnica CRISPR, que permite a edição de genes, …

Tarantino diz que sabia há décadas de conduta imprópria de Weinstein

O realizador norte-americano Quentin Tarantino afirmou esta quinta-feira que tinha conhecimento de alguns casos de conduta imprópria do produtor Harvey Weinstein, e disse que está arrependido de não ter feito mais. "Eu sabia o suficiente para …

Estudo alerta: estamos prestes a enfrentar um apocalipse ecológico

Se "os insetos representam cerca de dois terços da vida na Terra", o que está a acontecer na Alemanha é preocupante: cerca de 76% dos "bichos voadores" desapareceram nos últimos 27 anos. Uma equipa de cientistas …

Montanhas perdidas no tempo revelam segredos de um dos maiores eventos de extinção em massa

Há milhões de anos, uma cadeia de montanhas que faria a cordilheira dos Andes parecer anã erguia-se sobre o que é atualmente o sul da África. Os remanescentes dessas montanhas - chamadas Gondwanides - atravessaram os …

Morrem por dia 15 mil crianças com menos de 5 anos

Um novo relatório revela que 15 mil crianças morreram por dia em 2016 antes de completarem o quinto aniversário. Pelo menos 46% delas, ou 7 mil, não sobreviveram aos primeiros 28 dias após o nascimento. Quando …