Portugal e Espanha fecharam fronteiras. Comissão Europeia foi avisada com 1 dia de atraso

Na terça-feira à tarde, ainda não tinha chegado a Bruxelas a informação de que Portugal e Espanha tinham decidido repor os controlos nas fronteiras, mas estas já se encontravam fechadas para turismo e lazer.

De acordo com o semanário Expresso, este atraso na comunicação obrigatória ao abrigo do código do espaço Schengen só foi colmatado na tarde de terça-feira.

As regras permitem que um estado-membro avance com a medida “a título excecional e de forma imediata”, quando está em causa uma “ameaça grave à segurança interna (….) por um período limitado de 10 dias”, mas dizem que também que o país deve “notificar simultaneamente os demais estados-membros e a Comissão.

A decisão foi tomada no domingo e operacionalizada na segunda-feira, quando os ministros da Administração Interna dos dois países decidiram as regras para este restabelecimento histórico de controlo nas fronteiras. Os controlos começaram às 23h de segunda-feira, mas a notificação não seguiu para a Comissão Europeia.

O Expresso questionou o Ministério da Administração Interna que respondeu que houve dois momentos de informação a Bruxelas, um oral e outro oficial: “Ontem, durante a reunião por videoconferência dos Ministros da Administração Interna e da Saúde da União Europeia, foi comunicada a reintrodução temporária do controlo de fronteiras entre Portugal e Espanha”.

O segundo momento, formal, foi o de envio de uma carta dirigida à Comissão Europeia. À semelhança de Portugal, Espanha também só notificou Bruxelas esta terça-feira à tarde.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Sporting domina época: quatro campeonatos e dois títulos europeus

Último sucesso de uma época recheada de troféus aconteceu no hóquei em patins. Futsal e hóquei em destaque. O Sporting é o novo campeão nacional de hóquei em patins. Neste domingo, no quarto jogo da final, …

Primeira volta das eleições regionais em França marcada por abstenção recorde

Entre 66% e 68% dos franceses não foram às urnas para votar na primeira volta das eleições regionais e departamentais, numa disputa que foi favorável ao centro-direita, enfraqueceu a extrema-direita e mostrou as fraquezas do …

Benfica estuda contratação de Guendouzi para motor do meio-campo

Mattéo Guendouzi, internacional sub-21 francês que esta época esteve emprestado Hertha pelo Arsenal, está a ser sondado para o meio-campo benfiquista. O Benfica continua a tentar perceber qual é o melhor reforço para o meio-campo, cobrindo …

Ousmane Dembélé

França com baixa de peso (e há quem peça "a equipa B contra Portugal")

A Selecção francesa não vai poder contar com Ousmane Dembélé para o jogo de quarta-feira contra Portugal, no encerramento da fase de grupos do Euro 2020. Uma lesão tira o avançado do Barcelona do torneio. O …

Portugal regista recorde de alunos estrangeiros no Ensino Superior

A procura de alunos estrangeiros por instituições de Ensino Superior portuguesas atingiu o valor mais alto de sempre: 3.483 candidaturas feitas por estudantes internacionais até 31 de maio. Os dados são avançados pelo Ministério da Ciência, …

FC Porto já tem acordo por Kim Min-jae

O FC Porto já chegou a acordo com o Beijing Guoan para a contratação de Kim Min-jae, defesa-central de 24 anos. O sul-coreano é treinado por Paulo Bento na seleção e já andava sob a mira …

Única central nuclear iraniana suspende atividade após situação de emergência

A única central nuclear do Irão registou, este domingo, uma situação de emergência temporária que implicou a suspensão da sua atividade e por motivos ainda inexplicáveis, informou a televisão estatal. Um responsável da empresa elétrica estatal …

Forças Armadas com mais 252 operacionais prontos para apoiar no combate à pandemia

As Forças Armadas têm 252 militares prontos para ajudar no combate à pandemia, dos quais mais de metade para apoiar a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). Atualmente, esta é a …

UEFA investiga incidentes discriminatórios no Hungria-Portugal

A UEFA anunciou ter aberto um inquérito para apurar “eventuais incidentes discriminatórios” nos jogos da Hungria, no Euro 2020 de futebol, com Portugal (0-3) e França (1-1), disputados na Arena Puskás, em Budapeste. De acordo com …

Financiamento da TAP travado em Bruxelas

O plano de reestruturação da TAP, que prevê injetar na empresa até 3,72 mil milhões de euros até 2024, continua à espera de uma resposta de Bruxelas. O Governo esperava obter luz verde de Bruxelas em …