Fretilin vence eleições em Timor Leste por 1000 votos

Nuno Veiga / EPA

O secretário geral da Fretilin, Mari Alkatiri, abraça a filha, Nurima, após a divulgação dos resultados eleitorais

O secretário-geral da Fretilin – Frente Revolucionária de Timor Leste Independente, Mari Alkatiri, celebrou hoje a vitória do seu partido nas eleições legislativas e ofereceu diálogo aos restantes partidos.

A Fretilin venceu as legislativas timorenses de sábado com uma vantagem de cerca de 1000 votos em relação ao CNRT, segundo a contagem final dos boletins divulgada pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral, STAE).

O partido de Mari Alkatiri conseguiu mais um deputado do que o CNRT, do antigo presidente Xanana Gusmão. Segundo a RR, a Fretilin liderou a contagem desde o arranque mas, durante a tarde de domingo, responsáveis do CNRT chegaram a reivindicar a vitória, com base nos números da sua própria contagem.

Alkatiri, num ato na sede do seu partido, em Díli, disse que o povo timorense lhe tinha entregado uma grande responsabilidade e prometeu manter a aliança que forjou em 2015 com o CNRT e que ofereceu estabilidade à nação.

Vamos continuar a trabalhar com Xanana Gusmão“, disse Alkatiri, que foi primeiro-ministro do jovem país entre 2002 e 2005. Gusmão lidera o CNRT, partido que fundou em 2007, e é uma das principais figuras políticas de Timor Leste pela fama de herói que ganhou como chefe da resistência armada contra a ocupação da Indonésia (1975-1999).

O CNRT aparece na apuração em segundo lugar com quase 28% das preferências, o que concederia à Fretilin o apoio suficiente para contar com a maioria absoluta no próximo parlamento, com 65 cadeiras.

A lista de partidos que terão representação parlamentar continua com o Partido Democrata (PD), com 10%; o Partido de Liberdade Popular (PLP), com 9,8%; e o Khunto, com 6,9%.

Cerca de 760.000 timorenses, de uma população de 1,2 milhão de pessoas, estavam convocados a votar nestas eleições, 20% deles pela primeira vez. A legislação de Timor Leste estabelece que um terço das cadeiras parlamentares deve ser ocupado por mulheres.

ZAP // EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. era bem util para o mundo e para o pequeno mundo portugues que a fretilin nao formasse governo… apesar de ter sido a mais votada…espero que gusmao consiga ser primeiro ministro ….kkkkk
    teria de certeza apoio do costa e de toda a esquerda terrorista

RESPONDER

Escolas não devem reabrir em abril

Esta terça-feira ao início da tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que as escolas vão manter-se fechadas até ao final de abril. Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido, esta terça-feira, com especialistas …

Câmara de Comércio e Governo criam gabinete de apoio às empresas

A Câmara de Comércio e Indústria (CCIP) e o Governo criaram um gabinete de apoio às empresas para esclarecer e facilitar o acesso das companhias às ajudas lançadas pelo executivo. Segundo noticiou a TSF, a estrutura, …

Tragédia continua. Encontrado corpo de sobrinha-neta de John F. Kennedy

O corpo da sobrinha-neta do ex-Presidente norte-americano John F. Kennedy, que estava desaparecida com o filho desde quinta-feira, foi encontrado na segunda-feira, informaram esta terça-feira os meios de comunicação norte-americanos. Maeve Kennedy Townsend McKean, de 40 …

Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas …

Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que …

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …

Ministros das finanças procuram entendimento. Itália ameaça consenso de Centeno

Os ministros das Finanças da zona euro voltam a reunir-se esta terça-feira, por videoconferência, com a responsabilidade de chegarem a um compromisso sobre uma resposta comum para minimizar os efeitos da pandemia covid-19, precisando para …

Empresas estão a cobrar às farmácias 150 euros por caixa de máscaras

Empresas, muitas das quais nem sequer são do ramo farmacêutico, estão a cobrar às farmácias 150 euros por uma caixa de máscaras. Antes, eram vendidas por cinco euros. A pandemia de covid-19 levou a que a …

Governo alarga apoios a sócios-gerentes sem trabalhadores

O Governo enviou esta segunda-feira para promulgação pelo Presidente da República um decreto com alterações ao regime de apoio extraordinário dos trabalhadores independentes, estendendo agora os benefícios aos sócios-gerentes sem trabalhadores por conta de outrem. Este …