Freiras mexicanas estão empenhadas em salvar o axolote da extinção

joachim_s_mueller / Flickr

Axolote (Ambystoma mexicanum)

O axolote está em perigo crítico de extinção. Mas há um grupo de freiras mexicanas que estão empenhas a salvar esta espécie.

O axolote é uma espécie de salamandra aquática pequena que está atualmente em perigo de extinção. Mas há quem esteja a tentar salvar esta espécie. Um grupo de freiras mexicanas está a ajudar a criar e a devolver alguns destes animais ao seu habitat natural, na região de Pátzcuaro, no México.

A história é contada pela BBC, na reportagem The Sisters of the Sacred Salamander. “Sinto que eles precisam do nosso cuidado e protecão. E é precisamente isso que estamos a fazer”, explica a irmã Ofélia Francisco.

Mas, ainda que estejam a ajudar, o objetivo inicial não era a conservação ambiental. Há vários anos que este grupo religioso utiliza estes animais na produção de um xarope para a tosse, uma prática que passou de geração em geração. O segredo, no entanto, não é revelado pelas freiras.

Estes animais estão de tal forma enraizados na cultura do México que há quem acredite que têm poderes curativos. E, apesar de estarem em perigo de extinção, existem colónias mantidas em laboratórios com milhares de exemplares.

Foi assim que as freiras se tornaram verdadeiras mestres da criação de axolotes, através dos laboratórios que existem no interior do mosteiro. Agora, em parceria com o jardim zoológico britânico de Chester, desempenham um papel ainda mais preponderante: a devolução de alguns destes animais ao seu habitat natural.

De acordo com o Público, um artigo publicado na Nature no final de 2017 mostrava que esta espécie (Ambystoma mexicanum) está cada vez mais próxima do abismo, isto é, da extinção. Em 1998, existiam 6000 axolotes por quilómetro quadrado na região mexicana de Xochimilco. Dez anos depois, havia apenas 100 axolotes por quilómetro quadrado.

Richard Griffiths, ecologista citado no estudo da Nature, refere que este é “provavelmente o anfíbio mais espalhado pelo mundo, em laboratórios e lojas de animais, e ainda assim está quase extinto na natureza”.

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …