Freira desobediente salvou a vida do Papa Francisco

catholicism / Flickr

O papa Francisco

A vida de Papa Francisco esteve em risco e foi salva por Cornelia Caraglio, uma freira que desrespeitou a ordem de um médico.

A história remonta para a altura em que o agora Papa era apenas Jorge Mario Bergoglio, um jovem a estudar para se dedicar ao sacerdócio na América Latina. Na década de 1950, sofreu de pneumonia, mas o primeiro diagnóstico apontava para uma simples gripe e Francisco foi então para casa.

No entanto, a situação piorou e o Papa teve de ser internado de urgência. E é depois de outro médico ter feito o diagnóstico correto que Francisco conhece a Cornelia Caraglio.

O médico, que acertou no diagnóstico, receitou-lhe dois antibióticos para tratar a pneumonia. Mas a freira tinha outra ideia. Assim que o médico virou costas, a freira disse: “Vamos duplicar a dose”.

Na versão italiana a que a Reuters teve acesso, o Papa conta que Cornelia Caraglio “era certamente uma freira sábia”. “Ao ordenar que a dose fosse duplicada salvou-me a vida”, disse.

Muitos meses depois, o papa voltou ao hospital para remover a parte superior de um dos seus pulmões por causa de uma infeção.

O Papa Francisco, de 81 anos, deu uma longa entrevista ao padre espanhol Fernando Prado. O resultado é uma série de histórias sobre a vocação e os desafios de padres e freiras que serão publicadas em livro, em várias línguas, durante esta semana.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …

Linhas de crédito alargadas a todos os setores de atividade

O Governo alargou os apoios "à globalidade do tecido empresarial", nomeadamente aos setores do comércio e serviços, dos transportes, do imobiliário, da construção, indústrias extrativas e transformadoras. As linhas de crédito lançadas pelo Governo para apoiar …

Rui Rio: PSD não está a cooperar com o PS, mas com o Governo em nome de Portugal

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que não está a cooperar com o PS, mas com o Governo de Portugal na crise da pandemia, esclarecendo que aquilo que defende é uma lógica …

Seis demissões na direção do Barcelona. "Alguém meteu dinheiro ao bolso"

Seis dirigentes do FC Barcelona apresentaram demissão ao presidente do clube catalão Josep Maria Bartomeu, avança a imprensa espanhola. De acordo com a agência noticiosa EFE, que dá conta das baixas esta sexta-feira, entre as demissões …

Governo equaciona plano para abrir comércio em maio

O primeiro-ministro, António Costa, vai reunir esta terça-feira com economistas e responsáveis do Instituto Nacional de Estatística (INE), Conselho de Finanças Públicas, Banco de Portugal, Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG) …