Freira desobediente salvou a vida do Papa Francisco

catholicism / Flickr

O papa Francisco

A vida de Papa Francisco esteve em risco e foi salva por Cornelia Caraglio, uma freira que desrespeitou a ordem de um médico.

A história remonta para a altura em que o agora Papa era apenas Jorge Mario Bergoglio, um jovem a estudar para se dedicar ao sacerdócio na América Latina. Na década de 1950, sofreu de pneumonia, mas o primeiro diagnóstico apontava para uma simples gripe e Francisco foi então para casa.

No entanto, a situação piorou e o Papa teve de ser internado de urgência. E é depois de outro médico ter feito o diagnóstico correto que Francisco conhece a Cornelia Caraglio.

O médico, que acertou no diagnóstico, receitou-lhe dois antibióticos para tratar a pneumonia. Mas a freira tinha outra ideia. Assim que o médico virou costas, a freira disse: “Vamos duplicar a dose”.

Na versão italiana a que a Reuters teve acesso, o Papa conta que Cornelia Caraglio “era certamente uma freira sábia”. “Ao ordenar que a dose fosse duplicada salvou-me a vida”, disse.

Muitos meses depois, o papa voltou ao hospital para remover a parte superior de um dos seus pulmões por causa de uma infeção.

O Papa Francisco, de 81 anos, deu uma longa entrevista ao padre espanhol Fernando Prado. O resultado é uma série de histórias sobre a vocação e os desafios de padres e freiras que serão publicadas em livro, em várias línguas, durante esta semana.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Eleito o destino turístico mais barato para 2019 (e Portugal fica à espreita)

O complexo Sunny Beach, na Bulgária, foi eleito o destino mais barato para turistas em 2019, de acordo com um estudo levado a cabo pela British Post Office, que analisou preços dos 42 pontos turísticos mais …

Netflix está a ser processada por causa de "Bandersnatch"

O episódio interativo de Black Mirror, que estreou no final do ano passado, não agradou à Chooseco, a editora responsável pela série de livros Escolhe a tua Aventura. A 28 de dezembro estreou o mais recente …

Piloto belga "admitiu" ter assassinado o secretário-geral da ONU em 1961

Dag Hammarskjöld, secretário-geral da ONU, morreu na queda de um avião quando tentava negociar a paz no Congo, e o desastre continua a ser investigado até hoje É um mistério com mais de cinco décadas cujo …

Acordo para o Brexit chumbado. Plano de May esmagado no Parlamento

O Parlamento britânico chumbou, por uma esmagadora maioria, o acordo de saída da União Europeia negociado pela primeira-ministra Theresa May. O líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, aproveitou a derrota histórica de May para …

Senador italiano chamou “orangotango” a antiga ministra e foi condenado a pena suspensa

A justiça italiana condenou esta segunda-feira o senador da extrema direita Roberto Calderoli a 18 meses de prisão, com pena suspensa, por comparar, em 2013, a ministra da Integração, Cécile Kyenge, com um "orangotango". O tribunal …

Num restaurante do Dubai, deixar comida no prato dá multa (e é mais cara que a refeição)

Com o Dubai a tornar-se mais consciente do desperdício de alimentos, um restaurante lembrou-se de uma maneira de fazer com que os clientes não deixem comida no prato. O restaurante Gulou Hotpot, em Al Barsha, uma …

Roma e a Igreja em guerra milionária por causa das moedas da Fontana di Trevi

As moedas que os turistas lançam à Fontana di Trevi, um dos rituais mais populares entre quem visita Roma, está a causar problemas na relação entre a Igreja e a capital italiana. A câmara de Roma …

Frente Comum marca greve nacional da função pública

Os sindicatos da Frente Comum da Administração Pública decidiram marcar uma greve nacional para o dia 15 de fevereiro, anunciou Ana Avoila no final de um plenário realizado esta terça-feira em Lisboa. “Foi decidido marcar um …

A Coreia do Norte já não é "inimiga" da Coreia do Sul

A Coreia do Sul deixou de apelidar os militares norte-coreanos de "inimigos" no documento bienal da Defesa divulgado esta terça-feira, num aparente esforço para prosseguir a reconciliação com Pyongyang. O documento oficial do Ministério da Defesa …

Tsipras enfrenta voto de confiança no parlamento grego

O primeiro-ministro grego enfrenta uma semana crucial com o pedido de um voto de confiança no parlamento, cujo debate se inicia esta terça-feira, ou a perspetiva de eleições antecipadas, após a rutura da coligação governamental …