Fraude de meio milhão de euros com viagens. Clubes açorianos sob suspeita

aseemsjohri / Flickr

Avião Airbus A310-304 da SATA

O presidente do Terceira Basket Club, da principal Liga de Basquetebol, e um empresário de viagens foram detidos no âmbito de uma investigação em torno de suspeitas de burla com viagens dos Açores para o Continente, que pode ter lesado o Estado em meio milhão de euros.

Em causa está o Subsídio Social de Mobilidade que determina que os residentes nos Açores paguem, no máximo, 134 euros por cada viagem ao Continente. Quando as viagens ultrapassam aquele valor, é o Estado que suporta a diferença.

O esquema investigado pela Polícia Judiciária (PJ) que levou à detenção do presidente do Terceira Basket, Vítor Soares, passava pela inflação do preço dos bilhetes, o que aumentava a diferença a pagar pelo Estado. Os suspeitos dividiam o lucro, conforme destaca o Jornal de Notícias (JN).

As suspeitas apontam para uma fraude de mais de 300 mil euros só nos últimos dois anos, como refere o Correio da Manhã. Mas a burla pode chegar ao meio milhão de euros, de acordo com o JN.

Além de Vítor Soares e do agente de viagens, são ainda arguidos um outro dirigente do Terceira Basket, a mulher do agente de viagens e a agência que tem sede em Aveiro, de acordo com a mesma fonte.

A investigação terá sido despoletada por uma denúncia anónima que visava directamente o Terceira Basket que é sétimo na Liga de Basquetebol e que, estando entre os principais emblemas do campeonato, viaja com regularidade para o Continente.

Mas a PJ suspeita que o esquema seria também usado por outros clubes açorianos que costumam recorrer à mesma agência de viagens, nomeadamente o Santa Clara da Primeira Liga de futebol.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Como produtos de exportação". Filipinas querem trocar os seus enfermeiros por vacinas da Europa

As Filipinas estão a pedir ao Reino Unido e à Alemanha que forneçam centenas de milhares de vacinas contra a covid-19 em troca do envio de enfermeiros filipinos para ajudar na linha de frente da …

Despacho da ACT limita capacidade de intervenção dos inspetores do trabalho

Um despacho assinado pela inspetora-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está a limitar a capacidade de intervenção dos inspetores. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios, que escreve que o …

Só muda o preâmbulo. Decreto do novo estado de emergência já seguiu para o Parlamento

O novo decreto do estado de emergência já seguiu para o Parlamento. Marcelo Rebelo de Sousa só mudou o preâmbulo do documento. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, publicou esta quarta-feira o decreto do …

Governo já está a desenhar um plano de desconfinamento. Rio quer desconfinar por regiões ou concelhos

Depois de uma primeira ronda de audiências, onde anunciou que o decreto do novo estado de emergência será igual ao da última quinzena, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta quarta-feira, o Bloco de Esquerda, o …

Serviços de inteligência desvalorizaram ameaça de invasão ao Capitólio

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos subestimaram o perigo de invasão ao Capitólio, admitiram vários responsáveis durante uma audiência no Senado, realizada esta terça-feira. Depois da absolvição do antigo Presidente dos Estados Unidos, que estava …

Polícias que prestam serviço no 112 não recebem subsídio desde setembro

Os agentes e militares que fazem a triagem das chamadas do 112 não auferem a gratificação mensal pelo serviço prestado ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desde setembro do ano passado. Segundo o Jornal de Notícias, …

Contrariando ordem judicial, Malásia deportou mais de mil pessoas para Myanmar

A Malásia entregou 1086 cidadãos que tinham fugido de Myanmar aos militares que organizaram o golpe de Estado de 01 de fevereiro, estando entre esses requerentes de asilo já registados oficialmente junto da Organização das …

Assassino da jornalista Daphne Caruana Galizia condenado a 15 anos de prisão

Vincent Muscat, um dos três homens acusados do assassínio, em outubro de 2017, da jornalista anticorrupção de Malta Daphne Caruana Galizia, foi condenado a uma pena de 15 anos de prisão pelo tribunal da La …

Venezuela avisa embaixadora da UE : tem 72 horas para abandonar o país

Isabel Brilhante Pedrosa, embaixadora da União Europeia, foi declarada persona non grata pelo Governo venezuelano e deverá abandonar o país. O Governo venezuelano notificou, esta quarta-feira, a embaixadora da União Europeia (UE), a portuguesa Isabel Brilhante …

Diplomacia da vacina. Israel doa doses à República Checa, que prometeu abrir representação diplomática em Jerusalém

A República Checa, que prometeu abrir representação diplomática em Jerusalém, já recebeu as vacinas de Israel. De acordo com o Público, Israel doou vacinas à República Checa, que prometeu abrir uma representação diplomática em Jerusalém; à …