Denúncia de fraude em Pedrógão é fruto de “inveja” e “má-fé”

Município de Pedrógão Grande / Facebook

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves (d)

O Presidente da Câmara de Pedrógão Grande reagiu às suspeitas de fraude na reconstrução das casas, apontando que se trata de uma “investigação encomendada” fruto de “má-fé” e “inveja”.

“Os meus inimigos não conseguem digerir a situação de terem perdido as eleições e isto, portanto, é tudo denúncias de má-fé”, disse Valdemar Alves em declarações à SIC.

“Foi efetivamente uma peça de trabalho jornalístico encomendada, porque quem lê a parte final, em que se referem à minha pessoa e a outras pessoas, vê-se exatamente que é uma encomenda”, continuou.

O autarca foi ainda mais longe, apontando que as denúncias são fruto da “inveja também daquelas pessoas que falam, mas que não dão a cara”, acrescentando que essas pessoas “gostariam que as suas casas tivessem ardido para terem agora uma casa nova e também de outras pessoas que, efetivamente, estão invejosas do trabalho que foi feito pelo Governo, pela Câmara Municipal e pelo Fundo Revita”.

Apesar de não ter recebido qualquer denúncia sobre as irrregularidades noticiadas, o Fundo Revita anunciou que vai rever todos os processos associados à reconstrução das casas atingidas.

De acordo com os últimos dados do Fundo Revita, estão já concluídos os trabalhos de reconstrução de 160 das 261 casas de primeira habitação afetadas pelos incêndios de junho de 2017, pelo que se encontram ainda em obras 101 habitações.

Também na quinta-feira e na sequência das denúncias, o Ministério Público abriu um um inquérito para investigar as alegadas irregularidades.

A revista Visão denunciou na sua edição desta quinta-feira que cerca de meio milhão de euros de donativos destinados à reconstrução de casas de primeira habitação terão sido desviados para casas não prioritárias e obras não urgentes. A irregularidade tinha como base a alteração da morada fiscal após os incêndios que assolaram Pedrogão Grande.

ZAP //

PARTILHAR

26 COMENTÁRIOS

    • Esperemos, de facto, Sr Presidente da Camara, que a investigação seja séria e diga se esses DONATIVOS foram ou não utilizados de acordo com as regras e bom-senso.
      Todavia, se foram utilizados de forma adúltera, conforme parece, digo-lhe desde já que você não passa de um qualquer badameco sem escrúpulos e sem vergonha, levando-me a pensar que porventura não foram só beneficiados(mal) esses proprietários como, pelo que vemos e ouvimos diariamente, o Sr está a tirar proveito disso(quiçá dividindo esses mesmos proveitos/valores entre si e proprietários?) mesmo prejudicando a quem a esses DONATIVOS tem direito e necessita…
      Não sou da vossa terra mas sofri muito ao acompanhar os acontecimentos e o seu povo também contou com o meu donativo. A sí vi-o a chorar perante as camaras de televisão… provavelmente a chorar de contente, pois já estaria a pensar a melhor forma de entrar no carrocel da corrupção como é, hoje em dia, apanágio da maior parte dos políticos. Até a vergonha já perderam. Sim porque carácter, dignidade e honestidade(se estas noticias forem verdade) o Sr nunca soube o que isso significa…

  1. Este Valdemar… Ó Valdemar… então o que se passa na tua terra rapaz? Então deixaste que o pessoal metesse a mão no pote? Ó Valdemar…
    E nalguns casos até já teriam 4 e 5 casas! Ó Valdemar… Puseste também tu a mão no pote, Valdemar?

  2. Este senhor é o pior…. ou melhor quem vota nele ainda é pior…. primeira as casas dos compadres e amigos e depois logo-se vê!!!!
    Ladrão e o nome deste senhor…

  3. É sempre o mesmo argumento. Perseguição politica. Será que não tem espelho em casa? Não lhe fica nada bem fazer estas afirmações, tanto politica como pessoalmente. Ou será que pensa que o lugar que ocupa de presidente de câmara lhe dá o titulo de “reeinzinho”? Há questões concretas para esclarecer, e o senhor presidente da Câmara devia ser o primeiro a disponibilizar-se para apurar a verdade. É isso que o país precisa. Ou será que tem medo que se faça investigação?

  4. Bastaria dizer “que venha a investigação e quando for demonstrado que está tudo limpo, tomaremos as nossas iniciativas (contra quem merece)”.

    Assim, é o clássico ‘fogo de barragem’. Rios de tinta na imprensa, basta resistir uns dias à agitação nas notícias, depois passa… que haverà outras coisas a capturar a atenção.

  5. Parece-me absurdo fazer este tipo de comentários e insinuações neste momento, quando se inicia uma investigação, presumivelmente séria.
    Apurem-se os factos, o que será fácil, e exijam-se responsabilidades perante todas as irregularidades.
    Segundo as notícias da época, entretanto já esquecidas, a administração central também não está isenta de responsabilidades, uma vez que se aproveitaram da sensibilidade e generosidade do povo para financiar obras nos hospitais. Lembram-se dessa…
    Puro oportunismo e descaramento político!

  6. Sr. presidente, como nosso funcionário publico que é, o primeiro que deve desejar é que se investigue para tirar qualquer duvida que possa existir, e só depois da conclusão poderá falar ou entregar-se à justiça. Já é muito grave haver suspeitas pois como diz o povo “onde há fumo há fogo”

  7. Ha qualquer coisa de errado nesta historia começo a pensar que ninguem sabe fazer contas segundo um responsavel da União das Misericordias foram reconstruidas 160 casas, ora bem se dividirmos 500 000 € pelas ditas casas dá uma media de 3125 € por cada casa.
    Temos que com 3125 euros o que é que se pode fazer? talvez meter um telhado talvez meter as portas e as janelas e pouco mais, agora reerguer casas de raiz. há realmente qualquer coisa de errado alguem que explique com é que o Euro em Pedrogáo vale tanto.

  8. Se bem me recordo parece-me ter sido este senhor que anteriormente era de um partido e depois com a desgraça do seu povo nas próximas eleições trocou de partido, coisa estranha à primeira vista! Também me parece que será do seu dever e dos seus presidentes de junta conhecerem o povo de perto para saberem ao certo as necessidades de cada um, veremos de que lado estará a verdade caso haja uma investigação a sério, espero que não seja há maneira da de Tancos.

    • Este labrego Presidente de Câmara, ao que transparece na região, está metido em jogatanas de corrupção. Vamos ver os próximos capítulos.

  9. Podem começar a investigação pela casa que está a ser construída no Outao na freguesia da Graça o presidente da Câmara de Pedrógão é uma Maria vai com as outras é um panhounha que nem sabe falar nada de jeito

  10. Podem começar pela casa que está ser construída no Outao freguesia da Graça essa é uma entre muitas outras presidente da Câmara de Pedrógão vira casacas também deve estar a comer há grande é uma Maria vai com as outras investigam mas a sério houve muita gente a comer há conta da desgraça de outros

  11. Esta é apenas mais uma habilidade deste cavalheiro, podem crer. Num País a sério há muito que o “Sr Presidente da Câmara de Pedrógão” já estaria preso, não por isto, mas sim pela quantidade de trafulhices que tem andado a fazer.

RESPONDER

Governo tinha 90 milhões para apoiar criação de emprego (mas pedidos superaram os 487 milhões)

O programa do Governo para apoiar a criação de emprego, lançado em julho, tinha uma verba de 90 milhões de euros. Dois meses depois, a procura excedeu os 487,5 milhões. O jornal Público adiantou esta quinta-feira …

Metade dos portugueses acredita que Portugal está preparado para inverno (mas defende novo confinamento)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF revela que 47% dos portugueses defendem um novo confinamento, apesar de 50% acreditar que o país está melhor preparado para o inverno. De acordo …

Corona o melhor, Pizzi a perder bolas: as curiosidades da Liga

A I Liga 2020/2021 começa nesta sexta-feira, ainda com muitas incertezas. Entretanto, voltámos a espreitar o relatório 'Futebol em números', publicado no final de agosto pela própria Liga Portugal. Desta vez deixámos aqui algumas curiosidades …

Investigadores escrevem carta na Science para pressionar o Governo a desistir do aeroporto do Montijo

Investigadores portugueses acusam o governo português de ir contra os objetivos do Pacto Ecológico Europeu ao persistir na construção do aeroporto no Montijo, apontando sobretudo o efeito destrutivo em centenas de milhares de aves no …

Aos 20 anos, Duplantis bate mítico recorde do mundo de salto com vara

O saltador com vara sueco Armand Duplantis continua a fazer história e esta quinta-feira, no decorrer do 'meeting' de Roma, da Liga Diamante, conseguiu o melhor salto de sempre ao ar livre, com 6,15 metros. O …

PSD vai votar contra propostas para legalizar o lobbying

O PSD vai votar contra a legalização do lobbying. Os sociais-democratas defendem que as regras criam um maior afastamento entre cidadãos e entidades públicas e políticas. CDS, PAN e PS querem discutir propostas para legalizar o …

Feitiço vira-se contra o feiticeiro. Flamengo é humilhado na Libertadores

O Flamengo sofreu a mais pesada derrota do clube na Taça Libertadores, após ter sido goleado por 5-0 pelos equatorianos do Independiente del Valle. Depois da eliminação do SL Benfica da Liga dos Campeões, às mãos …

Governo sabia do amianto em carruagens compradas à Renfe. É de fácil remoção, diz ministro

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse esta quinta-feira que o Governo sabia que carruagens compradas à espanhola Renfe contêm amianto, mas que é de fácil remoção e voltou a considerar …

PJ pediu ajuda à Doyen para identificar Rui Pinto. Aníbal Pinto diz-se "chocado"

Em mais uma sessão do julgamento de Rui Pinto, esta quinta-feira, o investigador da Polícia Judiciária (PJ) José Amador admitiu ter contactado um advogado da Doyen para que o fundo de investimento acelerasse uma investigação …

Gareth Bale está de regresso ao Tottenham

O extremo galês Gareth Bale regressa ao Tottenham num empréstimo válido por uma temporada. Os Spurs também compraram Sergio Reguillon ao Real Madrid. Gareth Bale despediu-se na quinta-feira dos companheiros do Real Madrid, avança a imprensa …