/

Frasco de prata de passageiro do Titanic vendido por mais de 88.000 euros

Henry Aldridge & Son

Um frasco de whisky de prata que pertenceu a um dos passageiros do Titanic foi vendido na casa de leilões britânica Henry Aldridge & Son por 76.000 libras esterlinas (cerca de 88.000 euros).

De acordo com o The Irish Times, o objeto foi o oferecido por Helen Churchill Candee ao seu amigo – e passageiro de 1.ª classe – Edward Kent pouco antes do navio começar a afundar. Helen acreditava que era mais provável que Edward sobrevivesse e, por isso, deu-lhe o objeto. O frasco tinha gravado o brasão e o lema de família: “Fiel, mas sem sorte”.

Curiosamente, foi Helen que acabou por sobreviver à tragédia. Edward morreu e quando o seu corpo foi resgatado pela tripulação da embarcação CS Mackay-Bennett foi também encontrado o frasco deformado, que mais tarde foi enviado à sua esposa.

O objeto acabaria, contudo, por voltar à família de Helen. “O frasco está em mau estado”, escreveu a viúva numa carta enviada à sobrevivente, uma escritora e pioneira dos direitos das mulheres, que entretanto tinha regressado aos Estados Unidos.

O frasco de prata continuou na família de Helen até 2005, quando foi vendido por uma leiloeira britânica. Este ano voltou aos leilões e depois de várias atrair licitações um pouco por todo o mundo, segundo refere a Henry Aldridge & Son, o vencedor acabou por ser um comprador privado anónimo do Reino Unido.

Henry Aldridge, da casa de leilões britânica, frisa que este é um dos objetos tridimensionais “mais poderosos e emotivos do Titanic já oferecidos em leilão. É uma peça incrivelmente poderosa e comovente”, sustentou.

“Os danos ilustram graficamente a pressão horrenda envolvida quando o navio afundou (…) É um objeto completamente único, com uma proveniência incrível que nos permite rastrear a sua história até 15 de abril de 1912″.

Edward foi um dos mais de 1.500 passageiros e tripulantes que acabaram por morrer depois de o Titanic bateu contra um icebergue. Seguiam a bordo cerca de 2.400 pessoas.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.