Frasco de prata de passageiro do Titanic vendido por mais de 88.000 euros

Henry Aldridge & Son

Um frasco de whisky de prata que pertenceu a um dos passageiros do Titanic foi vendido na casa de leilões britânica Henry Aldridge & Son por 76.000 libras esterlinas (cerca de 88.000 euros).

De acordo com o The Irish Times, o objeto foi o oferecido por Helen Churchill Candee ao seu amigo – e passageiro de 1.ª classe – Edward Kent pouco antes do navio começar a afundar. Helen acreditava que era mais provável que Edward sobrevivesse e, por isso, deu-lhe o objeto. O frasco tinha gravado o brasão e o lema de família: “Fiel, mas sem sorte”.

Curiosamente, foi Helen que acabou por sobreviver à tragédia. Edward morreu e quando o seu corpo foi resgatado pela tripulação da embarcação CS Mackay-Bennett foi também encontrado o frasco deformado, que mais tarde foi enviado à sua esposa.

O objeto acabaria, contudo, por voltar à família de Helen. “O frasco está em mau estado”, escreveu a viúva numa carta enviada à sobrevivente, uma escritora e pioneira dos direitos das mulheres, que entretanto tinha regressado aos Estados Unidos.

O frasco de prata continuou na família de Helen até 2005, quando foi vendido por uma leiloeira britânica. Este ano voltou aos leilões e depois de várias atrair licitações um pouco por todo o mundo, segundo refere a Henry Aldridge & Son, o vencedor acabou por ser um comprador privado anónimo do Reino Unido.

Henry Aldridge, da casa de leilões britânica, frisa que este é um dos objetos tridimensionais “mais poderosos e emotivos do Titanic já oferecidos em leilão. É uma peça incrivelmente poderosa e comovente”, sustentou.

“Os danos ilustram graficamente a pressão horrenda envolvida quando o navio afundou (…) É um objeto completamente único, com uma proveniência incrível que nos permite rastrear a sua história até 15 de abril de 1912″.

Edward foi um dos mais de 1.500 passageiros e tripulantes que acabaram por morrer depois de o Titanic bateu contra um icebergue. Seguiam a bordo cerca de 2.400 pessoas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Indonésia tenta parar violência na Papua com envio de tropas e corte da Internet

O corte do acesso à Internet na Papua e territórios adjacentes e o envio de pouco mais de um milhar de efetivos do exército são a resposta do Governo indonésio à onda de distúrbios que …

Itália tem até terça-feira para formar novo Governo

O Presidente de Itália disse esta quinta-feira, após consultas com os partidos, que há uma maioria parlamentar disposta a formar um novo Governo, pelo que vai permitir estas negociações e convocará novamente os partidos na …

Câmara de Cascais paga multa de 200 mil euros por construção ilegal na praia

A Câmara Municipal de Cascais foi condenada a pagar 200 mil euros pela construção ilegal de um acesso em betão à praia do Abano. A construção que data a 17 de junho de 2009 foi conduzida …

Ocean Viking vai desembarcar em Malta. Reservas de mantimentos estão a chegar ao fim

As reservas de mantimentos para os 356 ocupantes do navio Ocean Viking só são suficientes para quatro dias, alertou esta sexta-feira a organização Médicos Sem Fronteiras frisando que o navio está há 19 dias no …

"Não se cumpre a lei". Veterinários acusam autoridades de não recolherem animais abandonados

O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, acusou ontem as autoridades de não estarem a cumprir a lei que obriga a recolher os animais abandonados. Em setembro de 2018, passou a ser aplicada no …

"A Leonor é transexual. Ela existe. É a minha filha." Pais ao lado do Governo e contra a direita

A polémica em torno da Lei de Identidade de Género continua, com as críticas da Direita e com uma petição contra a legislação que já vai em mais de 27 mil assinaturas. Associações de pais …

Médicos de fertilidade usaram o seu próprio esperma em centenas de pacientes

Uma longa reportagem do The New York Times dá conta de vários casos de mulheres que recorreram a médicos especialistas em fertilidade à procura de esperma anónimo e acabaram por receber o esperma do próprio …

Nenhum rohingya se apresentou para sair do Bangladesh e regressar a Myanmar

O Comissário para os Refugiados, Assistência e Repatriamento do Bangladesh, Abul Kalam, disse na quinta-feira que nenhum rohingya se apresentou para regressar a Myanmar (antiga Birmânia) numa segunda tentativa de repatriamento da etnia muçulmana. Numa conferência …

No ano letivo passado, houve nove denúncias de praxes abusivas

A linha de denúncias de praxes abusivas e violentas recebeu no passado ano letivo nove queixas relativas a agressões entre alunos que aconteceram, na sua maioria, em instituições de Ensino Superior do norte do país. A …

Motorista de autocarro apanhado a ver filme enquanto conduz 30 passageiros para Lisboa

As imagens de um motorista de autocarro que foi gravado a ver um filme, enquanto estará a conduzir o veículo com 30 passageiros, de Coimbra até Lisboa, estão a gerar burburinho e preocupações de segurança …