François Fillon “não achou necessário” declarar um empréstimo de 50 mil euros

O candidato de Os Republicanos (direita) às presidenciais francesas François Fillon recebeu 50 mil euros do empresário Marc Ladreit de Lacharriére que não constam da sua declaração de rendimentos.

Fillon “não achou necessário” incluir os 50 mil euros emprestados em 2013 por Ladreit de Lacharriére na sua declaração de património enviada à Alta Autoridade para a Transparência de Vida Pública, escreve o jornal Le Canard Enchaîné.

Ladreit de Lacharrière é um homem de negócios próximo ao líder da direita e proprietário da revista literária “La Revue dês Deux Limpes”, para a qual a esposa de Fillon, Penelope, foi contratada como colaboradora.

Ladreit de Lacharrière contratou Penelope Fillon entre maio de 2012 e dezembro de 2013 por cinco mil euros brutos ao mês, mas segundo o então diretor da revista, Michel Crépu, a mulher de Fillon só fez duas críticas literárias nesse período.

Os agentes suspeitam que a contratação pode ter sido um favor depois de Ladreit de Lacharrière ter recebido, em 2010, a pedido de Fillon, então primeiro-ministro, a Grande Cruz da ordem nacional da Legião de Honra, uma das principais distinções do país.

O advogado do candidato, Antonin Levy – que está envolvido num outro escândalo ao ser acusado formalmente no inquérito sobre uso indevido de fundos públicos – garantiu que o dinheiro emprestado foi “inteiramente reembolsado”.

Levy indicou que essa quantia foi oferecida “sem data limite de devolução” e que o atual candidato não a incluiu na declaração de património perante a Alta Autoridade para a Transparência da Política (HATVP).

O “Le Canard Enchaîné” recorda que pessoas que ocuparam cargos públicos como o deputado Patrick Balkany e o empresário Serge Dassault foram condenados no passado por esse tipo de “esquecimentos”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eu também não acho necessário coisa nenhuma, efetivamente ninguém devida de ter haver c/ os que é nosso, c/ empréstimos, c/ roubos, vigarices e afins. Estamos numa sociedade sem escrúpulos que quem está na politica é tão somente p/ lixar o povo e se governar a si a aos que o rodeiam…

RESPONDER

Esta à porta mais um fim de semana de restrições. Concelhos “fecham” a partir das 23h

Entre as 23h00 desta sexta-feira e as 23h59 de terça-feira estão proibidas as deslocações para fora do concelho de residência habitual, salvo algumas exceções previstas na lei. Nesta sexta-feira, o Parlamento prepara-se para dar “luz verde” …

Lucas Veríssimo tem dado dores de cabeça ao Benfica, mas "poderá sair de graça em janeiro"

O presidente do Santos, Orlando Rollo, avisa que há o sério risco de Lucas Veríssimo sair a custo zero já em janeiro. O SL Benfica está ainda a estudar a sua contratação. O negócio de Lucas …

Tabelas do IRS podem significar aumento do salário mínimo até 685 euros

A divulgação das novas tabelas de retenção na fonte de IRS sugere que o salário mínimo nacional possa aumentar até aos 685 euros. O valor a partir do qual salários e pensões passam a descontar IRS …

Arquipélago na "Atlântida britânica" sobreviveu a tsunami há 8 mil anos

Cientistas acreditam que uma parte de Doggerland, uma antiga civilização conhecida como a "Atlântida britânica", tenha sobrevivido ao tsunami que inundou a região há 8 mil anos. Doggerland foi uma civilização antiga no Mar do Norte, …

Plano de vacinação pode prolongar-se até março de 2022. Normalidade pode regressar já no próximo verão

Portugal vai receber 22,8 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 que chegam para imunizar toda a população, mas o processo vai decorrer em três fases, a última das quais poderá prolongar-se até ao …

Partidos concordam com o alívio no Natal (mas plano de vacinação não satisfaz Marcelo)

Com o voto favorável do PSD assegurado, o Parlamento vai aprovar, esta sexta-feira, o decreto presidencial com a segunda renovação do estado de emergência desta segunda fase da pandemia. Depois da reunião no Infarmed, Marcelo Rebelo …

Vespas "buraco de fechadura" conseguem fazer um avião despenhar-se

Conhecidas como vespas "buraco de fechadura", estes insetos constroem os seus ninhos em sítios minúsculos. Em alguns casos raros, podem mesmo levar a que um avião se despenhe. As Pachodynerus nasidens, mais conhecidas por vespas "buraco …

Estado de emergência até 7 de janeiro será idêntico ao que está em vigor. Marcelo só mudou introdução

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já enviou à Assembleia da República a proposta de renovação do estado de emergência que deverá ficar em vigor até 7 de janeiro. “Depois de ouvido o Governo, …

Cidade chinesa com mais de 10.500 infetados com brucelose após bactéria "escapar" de laboratório

Mais de 10.500 pessoas contraíram brucelose, uma doença de origem animal, no noroeste da China, depois de a bactéria ter "escapado" de um laboratório biofarmacêutico que produz vacinas para animais, disseram as autoridades. A cidade de …

Movimento "A Pão e Água" termina greve de fome de 7 dias após reunião com Medina

Os elementos do movimento "Sobreviver a Pão e Água" terminaram esta quinta-feira a greve de fome que durava há quase uma semana, em frente à Assembleia da República, disse à agência Lusa o porta-voz, José …