François Fillon “não achou necessário” declarar um empréstimo de 50 mil euros

O candidato de Os Republicanos (direita) às presidenciais francesas François Fillon recebeu 50 mil euros do empresário Marc Ladreit de Lacharriére que não constam da sua declaração de rendimentos.

Fillon “não achou necessário” incluir os 50 mil euros emprestados em 2013 por Ladreit de Lacharriére na sua declaração de património enviada à Alta Autoridade para a Transparência de Vida Pública, escreve o jornal Le Canard Enchaîné.

Ladreit de Lacharrière é um homem de negócios próximo ao líder da direita e proprietário da revista literária “La Revue dês Deux Limpes”, para a qual a esposa de Fillon, Penelope, foi contratada como colaboradora.

Ladreit de Lacharrière contratou Penelope Fillon entre maio de 2012 e dezembro de 2013 por cinco mil euros brutos ao mês, mas segundo o então diretor da revista, Michel Crépu, a mulher de Fillon só fez duas críticas literárias nesse período.

Os agentes suspeitam que a contratação pode ter sido um favor depois de Ladreit de Lacharrière ter recebido, em 2010, a pedido de Fillon, então primeiro-ministro, a Grande Cruz da ordem nacional da Legião de Honra, uma das principais distinções do país.

O advogado do candidato, Antonin Levy – que está envolvido num outro escândalo ao ser acusado formalmente no inquérito sobre uso indevido de fundos públicos – garantiu que o dinheiro emprestado foi “inteiramente reembolsado”.

Levy indicou que essa quantia foi oferecida “sem data limite de devolução” e que o atual candidato não a incluiu na declaração de património perante a Alta Autoridade para a Transparência da Política (HATVP).

O “Le Canard Enchaîné” recorda que pessoas que ocuparam cargos públicos como o deputado Patrick Balkany e o empresário Serge Dassault foram condenados no passado por esse tipo de “esquecimentos”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eu também não acho necessário coisa nenhuma, efetivamente ninguém devida de ter haver c/ os que é nosso, c/ empréstimos, c/ roubos, vigarices e afins. Estamos numa sociedade sem escrúpulos que quem está na politica é tão somente p/ lixar o povo e se governar a si a aos que o rodeiam…

RESPONDER

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …

Avaria nos ventiladores em hospital na Roménia causa três mortes

Pelo menos três pacientes infetados com covid-19 morreram esta segunda-feira no hospital Victor Babes, em Bucareste, na sequência de uma falha no sistema de oxigénio na unidade móvel de cuidados intensivos em que se encontravam, …

Polícia mata a tiro um jovem negro durante julgamento do assassinato de Floyd. Multidão protesta

Um subúrbio de Minneapolis, EUA, onde decorre o julgamento do polícia acusado de matar o afro-americano George Floyd, foi colocado esta madrugada sob recolher obrigatório, após a morte de um jovem na noite de domingo. Um …

Marcelo promulga alterações do Governo a apoios sociais e realça "cabimento orçamental"

O Presidente da República promulgou hoje alterações do Governo ao acesso a apoios sociais, realçando que ao alargar as medidas recentemente aprovadas no parlamento se reconhece "a sua importância também social e o seu cabimento …

Portugal e Espanha vão ter base aérea transfronteiriça para combate a incêndios

A primeira base aérea transfronteiriça entre Portugal e Espanha vai ficar em Verín, no lado espanhol, e permitir o combate aos incêndios florestais na fronteira, num investimento de nove milhões de euros, anunciou hoje a …