/

Procura-se a francesa que vandalizou o Padrão dos Descobrimentos. PJ pode emitir mandado de detenção europeu

18

António Cotrim / Lusa

A estudante francesa que vandalizou o Padrão dos Descobrimentos já saiu de Portugal e apagou todas as suas redes sociais. Mas a Polícia Judiciária (PJ) não desiste de a encontrar para a responsabilizar e até admite emitir um mandado de detenção europeu.

Terá sido a estudante de arte Leila Lakel, cidadã francesa, quem grafitou o Padrão dos Descobrimentos com a frase “Blindly sailing for monney, humanity is drowning in a scarllet sea” (“Velejando cegamente por dinheiro, a humanidade afunda-se num mar escarlate”).

E foi o facto de a jovem ter divulgado imagens do acto nas suas redes sociais que levou à sua identificação. Entretanto, ela apagou as suas redes sociais e já deixou Portugal, segundo revelou a PJ.

Mas a força policial portuguesa estará empenhada em encontrá-la, conforme avança o Jornal de Notícias (JN). A PJ vai pedir a “cooperação internacional para a deter” e pode até emitir um mandado de detenção europeu, de acordo com o diário.

Leila Lakel está indiciada pelo crime de dano qualificado.

Em Portugal, danificar um monumento pode implicar uma pena de prisão até cinco anos ou uma multa até 600 dias.

A Câmara Municipal já limpou o graffiti, serviço que custou “2300 euros mais o IVA”, segundo o JN.

Entretanto, a Polícia Municipal reforçou as suas rondas na zona.

ZAP //

18 Comments

  1. Tudo tem uma consequência, logo porque haveria este acto ser esquecido?

    Quem seja a pessoa que seja identificada e confrontada com as consequências de acordo com a lei vigente. — estar noutro país não é desculpa.

    • Se todos nós tivéssemos assumido responsabilidade por todos os nossos actos enquanto jovens (… e parvos) provavelmente teríamos a vida arruinada.

      Que se lhe mande a factura da limpeza, ate seria irónico, mas a serio … prisão e cadastro manchado !!!! … por uma porcaria de um grafite … perdemos o bom senso !!!

      • A lei existe; a lei é para todos. Desconheço se quem infringiu a lei é “jovem” ou não; não obstante é irrelevante.

        A falta da responsabilização/consequência é uma das razões pelas quais isto acontece.

      • O Pedro é certamente uma pessoa exemplar, não quebra regras, nunca passou um STOP sem ter efectivamente imobilizado o veiculo …. enfim um modelo único … ou então o típico tuga que acha que as regras são para cumprir por todos, sempre e quando o Pedro não faça parte do “todos”

        Numa situação destas em que ninguém foi ferido, ninguém foi lesado, não houve danos permanentes … até porque existem limpezas regulares ao monumento por isso rapidamente desaparece justo seria se a tivessem apanhado antes de sair do pais, colocar-la a limpar a porcaria que fez e depois a mandassem para casa com um aviso, até fazia sentido.

        Agora por um crime sem lesados querer prender uma jovem, dar-lhe cabo da vida com uma pena idêntica a quem assalta a mão armada, desculpe mas não faz sentido nenhum.
        Do ponto de vista moral é não permitir segundas oportunidades e esquecer o mais básico do crescimento “Jovens cometem erros parvos”
        Do ponto vista de justiça o governo e os contribuintes estão a gastar milhares em processo de extradição, tribunal e provavelmente estadia na cadeia para fazer justiça de um crime que se resolve com uma limpeza de 200 ou 300 euros.

        Só me ocorre uma palavra para descrever a situação “Palhaçada” !!!

      • Então queres mesmo é safar as despesas da francesa…. ahahahah quem achas que vai pagar tudo e com juros? Já vi que ainda não tiveste o prazer de trabalhar com as finanças e segurança social. Não me digas que és dos putos parvos que se acham os maiores por andar pelas ruas a grafitar tudo com tags deles?

      • Sim sou um puto parvo com sete filhos e que se lembra de todas as asneiras que fez … ou grande parte delas.
        Hoje tenho um bom trabalho com bom salário que me permite sustentar a família, que paga impostos em volume suficiente para pagar a porcaria da limpeza que é mais barata que os recursos e custos envolvidos na extradição, investigação, julgamento e eventual custo de a manter presa.
        Diga-me lá onde é que a experiência de lidar com finanças ou segurança social (nem sei o que a segurança social tem a haver com este caso) consegue justificar que a limpeza é mais cara que a extradição!!

        Se não tivesse havido tolerância para algumas das asneiras que fiz, hoje em vez de ter uma família de 7 filhos, de produzir e contribuir para o país (e olhe que bastante) talvez fosse um parasita que entra e sai da cadeia a viver à conta da sociedade.

        Nunca conheci ninguém que não quebre regras, e você não será exceção, mas é fácil incriminar os outros sem dó nem piedade, e aparentemente sem bom senso.

        Sabe que se não parar num STOP (coisa que todos fazemos muitas vezes porque não vem carros) pode colocar em risco a vida de outros, no entanto pode levar multa e perder pontos (muitas vezes nem isso que o polícia tem uma atitude pedagogia e manda-o embora).

        Haja bom senso, foi uma porcaria de um grafite, não pôs ninguém em risco.

  2. Se fossem tão eficazes e zelosos a prender Ricardos Salgados e afins é que era bom. A justiça ė implacável con os pequenos, totalmente corrompida pelos mais fortes, é uma vergonha.

    • Realmente é lamentável que a justiça seja forte com os mais fracos e fraca com os mais fortes, mas este ato e desejar que o Padrão dos Descobrimentos seja demolido é execrável e deve haver sanções para as duas situações.

  3. Fazer “borrada” em País Estrangeiro, a “Miss Turista” demonstra a coragem que tem. Que o faça no Arco do Triunfo em França ou nos muros do Palácio do Eliseu…..vá… mostre a sua grande coragem !…..

  4. Será que essa infeliz ficaria feliz se vandalizassem seu carro ou sua casa? Se bem que um ser com essa mentalidade não tem capacidade para raciocinar. Acho que um bom tempo na prisão vai lhe abrir a mente.

  5. Nem sei porque se dão ao trabalho… toda a gente sabe que Portugal é o país do flagrante, ou seja, se não fores apanhado em flagrante, estás safo….!!

  6. Não está certo fazer graffitis em lado algum sem que isso seja autorizado.
    Mas prisão até 5 anos ou 600 dias de pena pecuniária?!?!?!? PJ e Mandato de captura internacional!?!?!?
    Para os Ricardos Salgados e afins, tudo e mais alguma coisa, até Alzaimer.
    Para pedófilos 5 anitos isto se se conseguir provar o que quer que seja 🙁
    País tão interessante. Tão duro com coisas de pouco valor e tão “soft” com o que realmente com outros.

  7. E que tal lhe enviar a factura dos serviços de limpeza (demasiado caros – deve ter sido um ajuste directo a um amigo claro) para a morada em França como fazem com as multas de excesso de velocidade??

  8. Este pessoal…..Já houve um turista em Lisboa que deitou abaixo a estátua do D. Sebastião, porque se pendurou nela para tirar uma foto. No Porto, uma turista alemã, também se pendurou à estátua do ardina e deitou-a abaixo. Estes estrangeiros estão a exagerar um pouco nas manias deles. No país deles não vandalizam nada e cá em Portugal, reina a anarquia, fazem tudo o que lhes apetece.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.