/

Francês detido na Holanda suspeito de preparar atentado

Foi este domingo detido na Holanda um cidadão francês suspeito de ter sido mandatado pelo grupo extremista Estado Islâmico para cometer um atentado em França, com Reda Kriket, detido na quinta-feira em Paris.

A polícia holandesa deteve este domingo em Roterdão um francês de 32 anos, suspeito de estar implicado na preparação de um atentado, anunciou o Ministério Público holandês, que sublinha que a operação foi realizada a pedido das autoridades franceses.

Segundo fontes policiais citadas pela AFP, a França tinha emitido um mandado de busca para este cidadão parisiense, a 24 de dezembro, por associação criminosa e actividade terrorista.

“As autoridades francesas pediram, na sexta-feira, a prisão do cidadão francês, que tinha sido identificado numa investigação sobre terrorismo”, lê-se em nota de imprensa da polícia holandesa.

O homem vai ser entregue “em breve” às autoridades francesas, acrescenta a nota.

A polícia deteve ainda três outros suspeitos, incluindo dois homens de 43 e 47 anos, de origem argelina.

De acordo com a mesma fonte, não são conhecidos pormenores sobre a terceira pessoa detida.

Segundo a AFP, o francês detido estaria a preparar um atentado em França com Reda Kriket, detido na passada quinta-feira nos arredores de Paris.

Segundo o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, esta detenção evitou um novo atentado em França, cujo plano estava já em “estado avançado”.

Kriket pertence à mesma célula islamista do suposto autor dos ataques realizados em Paris, Abdelhamid Abaaoud.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.