Conselho científico francês propõe redução da quarentena para metade

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro da Saúde francês anunciou, esta terça-feira, que o conselho científico francês recomendou que o período para a quarentena seja reduzido.

Para as pessoas que testam positivo ou que são contactos de casos positivos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda 14 dias de quarentena. Agora, a França admite reduzir estes dias para metade.

De acordo com o jornal Le Fígaro, Olivier Véran, ministro da Saúde francês, disse ainda que esta medida será decidida na próxima sexta-feira, durante o conselho de Defesa.

“Nós somos mais contagiosos nos primeiros cinco dias depois dos sintomas ou depois do teste positivo. E depois esta contagiosidade diminui muito significativamente, e depois de uma semana permanece muito fraca”, disse o governante, citado pelo Expresso.

Véran, que admitiu também que “uma grande parte dos franceses não respeita a quarentena”, defendeu que esta nova medida nada tem a ver com questões económicas.

A França tem vindo a registar um aumento imponente de casos. “Temos um aumento no número de novos casos por semana de 30% e de 15% no que toca a internamentos por semana”, disse o especialista Antoine Fontanet ao The Guardian. “Se este ritmo se mantém, chegaremos a uma situação crítica em várias regiões de França, em dezembro.”

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É isto que acontece quando a ciência é gerida por políticos inábeis no poder. Chamem-lhe “vintena” e rezem para que tudo corra bem…

RESPONDER

Carta misteriosa escrita por passageira do Titanic está a intrigar os peritos

Uma equipa de investigadores está a tentar desvendar um mistério que envolve uma carta que terá sido escrita por uma jovem a bordo do Titanic na véspera do naufrágio. Uma família encontrou a carta numa garrafa …

Violência na Colômbia preocupa comunidade internacional

Várias cidades colombianas continuam a ser palco de violentas manifestações contra o Governo do país, mas são reprimidas com força pela polícia e por militares. As manifestações começaram em forma de protesto contra uma reforma tributária …

Veterana de Bletchley Park tem um novo código da 2.ª Guerra para decifrar (mas precisa de ajuda)

Um casal que encontrou mensagens codificadas da II Guerra Mundial sob o assoalho está tentar decifrá-las com a ajuda do seu vizinho, um decifrador de códigos de Bletchley Park. John e Val Campbell encontraram um esconderijo …

"Caixas mistério" com animais de estimação geram indignação na China

Uma nova moda conhecida como "caixa mistério" ganhou popularidade na China. O método consiste em fazer uma encomenda através da internet e é enviada, pelo correio, uma caixa com um animal de estimação. Estas encomendas estão …

Arquivos da polícia do Estado Islâmico revelam como era a vida sob o califado

Arquivos da polícia do Estado Islâmico, conhecida como shurta, revelam como era a vida sob o califado. Os polícias eram tão bem pagos que não podiam ser subornados. Não é sempre que os regimes mirram …

Barco português detido por ancorar ilegalmente em águas da Malásia

Um navio mercante registado em Portugal está retido na Malásia por ter alegadamente ancorado em águas territoriais do país sem autorização, avançou esta sexta-feira a Guarda Costeira malaia. Num comunicado, Nurul Hizam Zakaria, diretor da agência …

”Eficácia e qualidade”. OMS aprova vacina chinesa da Sinopharm

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, esta sexta-feira, o uso de emergência da vacina chinesa contra a covid-19 da Sinopharm. Trata-se da primeira vacina desenvolvida pela China a ser aprovada pela organização, lembra a agência …

Sem estado de emergência não pode haver confinamento de pessoas saudáveis

O constitucionalista Jorge Reis Novais defendeu hoje que sem estado de emergência que suspenda a garantia do artigo 27.º da Constituição não pode haver confinamento de pessoas saudáveis, até uma eventual revisão constitucional. Por outro lado, …

"Neuro-direitos". O Chile quer proteger os seus cidadãos do controlo da mente

O Chile quer tornar-se o primeiro país a proteger as pessoas do controlo da mente, à medida que a capacidade de mexer com cérebros se aproxima cada vez mais da realidade. O senador Guido Girardi está …

Emprego, formação e pobreza. Cimeira Social marca "o mais ambicioso compromisso" da UE

A Cimeira Social arrancou, nesta sexta-feira, no Porto, com a presença de 24 dos 27 chefes de Estado e de Governo da UE, num evento que pretende definir a agenda social da Europa para a …