Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o “património sensorial” das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo.

De acordo com o canal televisivo CNN, os senadores franceses aprovaram a lei, esta quinta-feira, que já tinha sido aprovada por unanimidade, em agosto do ano passado, pela Assembleia Nacional.

Joël Giraud, secretário de Estado responsável pela ruralidade, celebrou a aprovação da lei, em comunicado, considerando que esta visa “definir e proteger o património sensorial do interior de França”.

Uma melhor compreensão dos “sons e cheiros” tradicionais das áreas rurais será útil para “prevenir desentendimentos entre vizinhos”, referiu ainda o governante, acrescentando que ficará a cargo das autoridades regionais definir esse “património rural, incluindo a sua identidade sensorial”.

“É uma verdadeira vitória para as comunidades rurais. Cada um deve fazer a sua parte, vamos preservar as zonas rurais”, apelou Giraud.

O país tem assistido a um crescimento dos conflitos entre residentes de áreas rurais. Um dos episódios mais emblemáticos e que correu mundo foi o do galo Maurice, que chegou mesmo a ir a tribunal em 2019.

Na altura, os donos de uma casa de férias na ilha francesa de Oléron queixaram-se de que o animal cantava cedo demais. No entanto, o tribunal decidiu que o “símbolo da França rural” pode cantar quando lhe apetecer.

Foi por casos como este que Pierre Morel-à-L’Huissier, deputado que representa a zona rural de Lozère na Assembleia Nacional, apresentou a proposta de lei, que agora foi aprovada.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas

Os micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas, algo semelhante ao que tentamos fazer através do projeto SETI desde 1959. Estaremos sozinhos no Universo? O famoso programa SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) tem tentado …

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …

Min Nyo é jornalista, cobriu os protestos em Myanmar e foi condenado a 3 anos de prisão

Min Nyo, um jornalista birmanês de 51 anos, foi condenado a três anos de prisão pela sua cobertura dos protestos na sequência do golpe de Estado em Myanmar. Min Nyo, que trabalhava para a DVB (Voz …

McDonald's e Casa Branca unem-se para sensibilizar população a ser vacinada

Numa parceria com a Casa Branca, a cadeia de fast food norte-americana também está a dar o seu contributo para sensibilizar a população para a vacinação contra a covid-19. A ideia é promover informações relevantes sobre …

Voo "para lado nenhum" esgota em tempo recorde. Bastaram 2,5 minutos

A companhia aérea australiana Qantas vendeu os bilhetes para o próximo "voo para lugar nenhum" em tempo recorde: 2,5 minutos. A Qantas está a promover um novo "voo para lugar nenhum" que dará aos famintos por …

Todos queriam "O Senhor dos Anéis". Mas cinemas chineses foram obrigados a exibir filmes de propaganda

Pequim ordenou que os cinemas chineses divulgassem propaganda em homenagem ao Partido Comunista. Os cinéfilos do país, que clamam pelos filmes de Hollywood, revoltaram-se. A 1 de abril, no dia em que entrou em vigor um …

Presidente da República condecorou Jorge Coelho a título póstumo

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou, a título póstumo, o antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta quinta-feira, …