França com baixa de peso (e há quem peça “a equipa B contra Portugal”)

A Selecção francesa não vai poder contar com Ousmane Dembélé para o jogo de quarta-feira contra Portugal, no encerramento da fase de grupos do Euro 2020. Uma lesão tira o avançado do Barcelona do torneio.

O Euro 2020 chegou ao fim para Ousmane Dembélé. O jogador lesionou-se no embate de sábado, contra a Hungria (1-1), e vai abandonar a concentração da Selecção francesa nas próximas horas, deixando de ser opção do treinador Didier Deschamps para o resto do torneio.

“O tempo de recuperação [de que o jogador precisa para recuperar da lesão] é incompatível com a sua retenção no grupo que disputa actualmente o Euro 2020″, assume a Federação Francesa de Futebol numa nota no seu site.



O jornal L´Équipe refere que Dembélé sofreu “uma pancada no tendão de um joelho” no embate com a Hungria, mas nota que o avançado “também pode estar afectado ao nível da coxa”.

Assim, a sua recuperação deve prolongar-se durante, “pelo menos, três semanas“, aponta a publicação, o que o coloca de fora do Europeu.

Trata-se de uma baixa de peso para a Selecção gaulesa que vai defrontar Portugal, na quarta-feira, em posição de vantagem para conseguir a qualificação para os oitavos-de-final do Campeonato. Só precisa de um ponto para o conseguir.

Por outro lado, Portugal precisa de ganhar aos gauleses para conseguir o apuramento directo, uma vez que a Alemanha deve derrotar a Hungria.

Portanto, o jogo será uma espécie de final repetida do Euro 2016 para a equipa portuguesa. Recorde-se que Portugal foi campeão europeu em Paris, com uma vitória de 1-0 precisamente sobre a França.

Mas se há adeptos franceses ansiosos com a vingança desse resultado, também há quem sublinhe que o objectivo gaulês não é derrotar Portugal, mas ser campeão europeu.

“Equipa B contra Portugal”, pede um leitor do L´Équipe num comentário, sublinhando que não há “nenhum interesse em brilhar” na fase de grupos.

“O objectivo é ganhar o Euro 2020, não vingar o Euro 2016“, salienta este utilizador.

“Vamos ser sérios, a qualificação está ganha, e dado o que está a acontecer nos outros grupos, terminar em 1º do grupo não garante absolutamente os oitavos sem enfrentar um grande, portanto, um jogo sem espinhas”, destaca ainda este adepto francês.

Susana Valente, ZAP //

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Compreendo a racionalidade do adepto francês mas, como português, não estou nada interessado em defrontar a equipa B francesa, “deus” nos livre desse cálice…

  2. Vingar a derrota no Euro 2016? Porquê? Fartaram-se de roubar jogos a Portugal, ao longo de décadas, e agora querem vingar o quê? Em 2016, Portugal é que teve uma vingancinha. Ainda falta muito para termos “as contas saldadas”

RESPONDER

DGS autoriza competições da FPF com 33% de público

Os jogos das competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) podem ter uma ocupação de 33% dos recintos desportivos, segundo um parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS) a que a agência Lusa teve …

Novas "caixas" transformam eletricidade e areia em painéis solares

A Terrabox é uma espécie "fábrica de células solares" que só necessita de areia e eletricidade. Se for um sucesso, a tecnologia vai à Lua e a Marte. A Maana Electric, uma empresa sediada no Luxemburgo, …

Tribunal europeu autoriza hospital britânico a retirar o suporte de vida a bebé. Pais recusam

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeitou um recurso da família de Alta Fixsler, uma bebé de dois anos, que não come ou respira sozinha, autorizando o Manchester University NHS Foundation Trust a retirar-lhe o …

Equipa com astrónomos portugueses descobre planetas que podem ter água

Uma equipa internacional de astrónomos, incluindo portugueses, descobriu um sistema de planetas fora do Sistema Solar que podem ter água à superfície, no interior ou na atmosfera, divulgou esta quinta-feira o Observatório Europeu do Sul …

México processa fabricantes de armas dos EUA para tentar deter comércio ilegal

O Governo do México lançou uma ação civil num tribunal do Massachusetts, nos Estados Unidos (EUA), contra um conjunto de fabricantes por "comércio negligente", visando deter o "tráfico ilegal" de armas através da fronteira, destinadas …

Afinal, Messi não vai renovar com o Barcelona

O internacional argentino não vai renovar contrato com o FC Barcelona, confirmou, esta quinta-feira, o clube catalão. Em comunicado publicado no seu site oficial, o FC Barcelona explica que, "apesar de ter chegado a acordo" com …

A Guerra Fria eclodiu nas piscinas de Tóquio. E promete continuar pelos Olímpicos fora

Após a final dos 200 metros costas, o nadador norte-americano Ryan Murphy sugeriu que acabara de participar numa prova que "provavelmente não foi limpa". O comentário foi interpretado como uma acusação a Evgeny Rylov, medalhado …

Moderna admite a necessidade de terceira dose da vacina este ano

A empresa biotecnológica norte-americana Moderna admitiu esta quinta-feira que será necessária uma terceira dose da sua vacina contra a covid-19 antes do fim do ano, devido ao esperado aumento de contágios causado pela variante Delta …

Marcelo insiste na vacinação dos jovens dos 12 aos 15. "Temos de ter paciência"

O Presidente da República considerou, esta quinta-feira, que as dúvidas relativas à vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos não são "tanto dúvidas de princípio, quanto de momento", afirmando que "tudo tem …

44% dos futebolistas foram alvo de ofensas no Twitter

Estudo envolveu os 400 futebolistas da Premier League que têm conta oficial naquela rede social. Quase metade dos futebolistas da Premier League que têm conta oficial no Twitter recebeu mensagens com conteúdo ofensivo ao longo da …