Museu alemão vai expor fragmentos do cérebro de Albert Einstein

(dr)

Albert Einstein, Prémio Nobel da Física em 1921

Provavelmente, Albert Einstein nunca imaginou que alguns pedaços do seu cérebro poderiam, um dia, estar expostos num museu. No entanto, alguns deles serão agora exibidos num museu alemão, numa exposição que irá iniciar no dia 29 de junho.

Quando morreu, em abril de 1955, a vontade de Albert Einstein era ser cremado. “Quero ser cremado para que as pessoas não venham venerar os meus ossos”, contava o físico ao seu biógrafo Abraham Pais.

Menos de 24 horas, conta o Público, o corpo do cientista alemão viria a ser incinerado, mas sem o seu cérebro. O órgão tinha sido retirado pelo patologista Thomas Harvey, que estava de serviço no hospital norte-americano de Princeton, na Nova Jérsia, a cidade onde Einstein morreu, aos 76 anos, e onde foi feita a autópsia.

Dias depois da autópsia, Hans Albert, filho de Albert, deu o consentimento para o cérebro do cientista poder ser estudado. No entanto, havia uma condição: o órgão deveria ser utilizado unicamente para investigação científica.

O patologista dissecou o cérebro em 240 partes e distribuiu mais de mil fragmentos em lamelas, para que cada fragmento pudesse ser estudado ao microscópio, numa tentativa de dar resposta à genialidade de Einstein. Harvey enviou exemplares para cientistas de todo o mundo.

Foi então que os cientistas se aperceberam que o cérebro de Albert Einstein não era normal. Segundo o Museu Mutter, o órgão pesava menos do que o normal e os lobo parietais eram 15% maiores em relação à média. Ainda assim, a origem do seu extraordinário intelecto permanecia um mistério.

60 anos depois, dezenas de fragmentos dissecados do cérebro do cientista alemão foram expostos no Museu Mutter, no estado norte-americano de Filadélfia, depois de décadas esquecidos na casa do patologista.

Agora, escreve o jornal, dois desses fragmentos serão exibidos no Museu de História Natural de Munster, na Alemanha, numa exposição que abre portas a 29 de junho. Ao todo, estarão expostos 80 cérebros na exposição deverá permanecer aberta até ao último trimestre de 2019.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Consumo de proteínas e laticínios pode ajudar a reduzir risco de diabetes

Cientistas associaram um maior consumo de proteínas e laticínios a um menor risco de diabetes. Em contrapartida, alimentos ricos em calorias foram ligados a um maior risco de diabetes. A diabetes é um problema de saúde …

Médicos alertam: técnica de tapar a boca com fita-cola para dormir melhor é perigosa

Chama-se "buteyko" e consiste em encontrar formas de respirar melhor pelo nariz, entre as quais fechar a boca enquanto dormimos. A tendência está a gerar um debate entre os médicos, que consideram esta técnica perigosa. Foi …

Incentivos financeiros ajudam pessoas a deixar de fumar

Fumar mata um em cada dois fumadores ávidos, mas desistir leva a grandes melhorias na saúde, aumento da esperança de vida e poupança de custos com cuidados de saúde. Pagar às pessoas para pararem de …

Há uma coisa simples que podemos fazer para combater as alterações climáticas: falar sobre o problema

A preocupação com as alterações climáticas pode ser muitas vezes um fardo solitário, mas a verdade é que não precisa de ser assim. De acordo com um novo estudo, simplesmente falar sobre o assunto com …

Em busca das duas princesas alemãs. Vaticano analisa ossários após encontrar túmulos vazios

Os trabalhos começaram esta manhã no cemitério que fica dentro das muralhas do Vaticano e foram analisados os restos dos dois ossários, explicou o porta-voz interino da Santa Sé, Alessando Gisotti. Os ossários estavam perto dos …

Miguel Pinto Lisboa é o novo presidente do Vitória de Guimarães

Miguel Pinto Lisboa foi eleito, este sábado, o novo presidente do Vitória de Guimarães, avança a imprensa portuguesa. Os números ainda não são oficiais, mas as primeiras projeções indicam que o candidato de 47 anos da …

Incêndios em Castelo Branco e Santarém. Há quatro bombeiros feridos, um em estado grave

Dois incêndios em Castelo Branco estão a mobilizar mais de 500 operacionais e 15 meios aéreos. Há estradas cortadas e aldeias evacuadas. Dois incêndios em povoamento florestal, todos no distrito de Castelo Branco, um no município …

"É contra a vontade de Deus". Família que se recusou a pagar impostos é condenada na Austrália

Uma família cristã australiana recusou-se a pagar impostos, alegando que é "contra a vontade de Deus". Em tribunal, o juiz obrigou a pagar 1,3 milhões de euros. Em 2017, na Tasmânia, uma família cristã não pagou …

David guardou uma pedra durante anos pensando que era ouro. Afinal, era bem mais raro que isso

Em 2015, David Hole estava a explorar Maryborough Regional Park, perto de Melbourne, na Austrália. Com um detetor de metais, descobriu algo fora do comum: uma rocha avermelhada muito pesada que repousava em argila amarela. Maryborough …

Quadro roubado por soldado nazi é devolvido a museu de Florença

O quadro de natureza-morta tinha sido roubado do museu por um soldado nazi como um presente para a sua esposa. Agora, o quadro foi devolvido ao museu pelos alemães. Um soldado nazi em retirada de Itália …