Museu alemão vai expor fragmentos do cérebro de Albert Einstein

(dr)

Albert Einstein, Prémio Nobel da Física em 1921

Provavelmente, Albert Einstein nunca imaginou que alguns pedaços do seu cérebro poderiam, um dia, estar expostos num museu. No entanto, alguns deles serão agora exibidos num museu alemão, numa exposição que irá iniciar no dia 29 de junho.

Quando morreu, em abril de 1955, a vontade de Albert Einstein era ser cremado. “Quero ser cremado para que as pessoas não venham venerar os meus ossos”, contava o físico ao seu biógrafo Abraham Pais.

Menos de 24 horas, conta o Público, o corpo do cientista alemão viria a ser incinerado, mas sem o seu cérebro. O órgão tinha sido retirado pelo patologista Thomas Harvey, que estava de serviço no hospital norte-americano de Princeton, na Nova Jérsia, a cidade onde Einstein morreu, aos 76 anos, e onde foi feita a autópsia.

Dias depois da autópsia, Hans Albert, filho de Albert, deu o consentimento para o cérebro do cientista poder ser estudado. No entanto, havia uma condição: o órgão deveria ser utilizado unicamente para investigação científica.

O patologista dissecou o cérebro em 240 partes e distribuiu mais de mil fragmentos em lamelas, para que cada fragmento pudesse ser estudado ao microscópio, numa tentativa de dar resposta à genialidade de Einstein. Harvey enviou exemplares para cientistas de todo o mundo.

Foi então que os cientistas se aperceberam que o cérebro de Albert Einstein não era normal. Segundo o Museu Mutter, o órgão pesava menos do que o normal e os lobo parietais eram 15% maiores em relação à média. Ainda assim, a origem do seu extraordinário intelecto permanecia um mistério.

60 anos depois, dezenas de fragmentos dissecados do cérebro do cientista alemão foram expostos no Museu Mutter, no estado norte-americano de Filadélfia, depois de décadas esquecidos na casa do patologista.

Agora, escreve o jornal, dois desses fragmentos serão exibidos no Museu de História Natural de Munster, na Alemanha, numa exposição que abre portas a 29 de junho. Ao todo, estarão expostos 80 cérebros na exposição deverá permanecer aberta até ao último trimestre de 2019.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …