Para a Fox News, há três “países Mexicanos” (além do próprio México)

Um programa da emissora norte-americana Fox News apresentou um pedido de desculpas depois de apresentar um título no qual apontava algumas nações da América Central como “países” do México. El Salvador, Guatemala e Honduras foram os países em causa.

O incidente ocorreu neste fim de semana no programa matinal Fox & Friends Weekend. Durante a emissão, reporta o Mashable, os três comentadores que conduziam o programa debatiam a decisão do Presidente norte-americano, Donald Trump, sobre a retirada de assistência económica a El Salvador, Guatemala e Honduras.

Os comentadores davam conta de que o líder dos Estados Unidos tomou esta decisão porque os países em causa não eram capazes de conter o fluxo de migrantes, quando surgiu no ecrã um título que descrevia estas nações como “três países mexicanos”.

Pouco depois, e ainda na mesma transmissão Ed Henry, um dos apresentadores do programa, corrigiu a informação transmitida, deixando um pedido de desculpas.

“Mostramos um gráfico inadequado enquanto falávamos desta história”. “Só queremos ser claros: o financiamento está a ser cortado em três países da América Central”, esclareceu. “Pedimos desculpas pelo erro, que nunca deveria ter acontecido“, disse Henry.

O título, que esteve menos que um minuto no ar, despertou de imediato inúmeras reações nas redes sociais que mostravam mais humor do que indignação.

“Três Méxicos são melhores do que um”, pode ler-se numa imagem alterada com o famoso boné vermelho da campanha eleitoral de Donald Trump, onde o slogan Make America Great Again foi substituído para o incidente televisivo.

“Só visitei um [dos Méxicos]… preciso de viajar mais este ano”, “México do Norte, México do Sul e ‘Mexipotâmia'”, são outros dos comentários sobre o assunto nas redes sociais.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O mais absurdo é que muitos americanos nem se terão apercebido do disparate, porque para muitos, qualquer pessoa que venha do Sul e que fale espanhol é mexicana, independentemente do país de origem. O México, HOJE EM DIA, é muitas vezes acusado injustamente, visto que hoje em dia é apenas país de passagem de milhares de migrantes provenientes da Guatemala, Honduras e El Salvador (o Triângulo do Norte da América Central)….E o próprio México também acaba por acolher gente desses três países… Mas para muitos americanos, são todos mexicanos (como se ainda estivéssemos nos anos 90 em que o México sofreu uma crise), independentemente da nacionalidade…

RESPONDER

Cientistas criam hidrogel que se cura a si mesmo como a pele humana

A carne artificial, que pode vir a ser essencial para futuros desenvolvimentos em robótica e dispositivos médicos, está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Cientistas na Austrália criaram um novo material gelatinoso que, asseguram, …

As estranhas "riscas de tigre" de Encélado foram finalmente explicadas

A lua gelada de Saturno, Encélado, tem despertado especial interesse na comunidade científica desde que foi observada em detalhe pela sonda espacial da NASA Cassini em 2005. Agora, uma equipa de cientistas encontrou resposta para …

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …