/

Fotógrafo estuda parecenças familiares misturando fotos

O fotógrafo canadiano Ulric Collette criou uma série de retratos combinando imagens de irmãos e irmãs, pais e mães. A série foi baptizada, muito apropriadamente, de Genetic Portraits (“Retratos Genéticos”, em tradução livre), e produziu resultados impressionantes.

O objetivo dos Genetic Portraits é analisar o quanto somos parecidos com a nossa família e qual o papel dos genes na formação das nossas fisionomias.

Ulric Collette constrói uma imagem a partir dos rostos de dois membros da mesma família, combinados na mesma montagem.

A ideia de fazer esta série nasceu a partir de um erro de edição num trabalho de Collette.

ricolamoto / Facebook

O fotógrafo e designer canadiano Ulric Collette

O fotógrafo e designer canadiano Ulric Collette

“Estava a editar uma foto na qual uma mulher aparecia junto do filho e, inadvertidamente, fiz o que seria a primeira imagem da série”, conta à BBC o fotógrafo.

Ulric juntou a sua família em diversos Genetic Portraits e ele próprio entra em alguns dos retratos: com a filha Ismaëlle e o filho Nathan, a prima Justine, e os irmãos, Mathieu e Cristophe, com o qual resultou um retrato particularmente interessante.

Um Genetic Portrait também impressionante é o que juntou a mãe de Ultic, Ginette, 62 anos, com a filha do fotógrafo, Ismaëlle, numa foto com 12 anos. Avó e neta não conseguiriam esconder que o mesmo sangue lhes corre nas veias.

Ulric fez cerca de 50 retratos para a série, mas muitos deles ainda não foram publicados. O fotógrafo planeia publicar um livro quando tiver chegado à centena de Genetic Portraits.

Fotógrafo auto-didata, designer gráfico e artista digital, Ulric Collette nasceu no Canadá, e vive em Pont-Rouge, no Quebec, a região francófona do país.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.