Fortuna da II Guerra Mundial encontrada debaixo da loja do alfaiate de Churchill

Uma loja em Brighton, Inglaterra, que pertenceu ao alfaiate de Winston Churchill, escondia uma fortuna em notas que datam da II Guerra Mundial. Agora, só falta descobrir quem é o devido proprietário do dinheiro.

As notas de 5 e de 1 libras encontradas rondam as 30 mil libras (mais de 34 mil euros),  destaca a BBC. Mas com o ajuste do valor à inflação actual, valem mais de um milhão de libras (mais de 1,1 milhões de euros).

Este tesouro inusitado foi encontrado debaixo do soalho de uma loja que pertenceu ao alfaiate de Winston Churchill, antigo primeiro-ministro britânico, e que era também frequentada por figuras famosas como a actriz Brigitte Bardot.

O dinheiro pode ter pertencido ao dono da loja, Eric Bradley, que se alistou no exército britânico em Setembro de 1939, quando foi declarada guerra à Alemanha. Ele pode ter enterrado o dinheiro no âmbito de “um plano de fuga”, temendo uma eventual invasão alemã.

Esta teoria é avançada à BBC por um dos herdeiros vivos de Eric Bradley, Howard Bradley.

“Nós somos ingleses desde há não sei quando, mas sei que há sangue judeu na família“, aponta Howard Bradley, concluindo que o alfaiate pode ter escondido o dinheiro para o caso de, eventualmente, ter que “comprar a sua saída de Inglaterra”, para escapar aos Nazis.

O pequeno tesouro de notas foi encontrado por trabalhadores da construção civil quando retiravam carpetes e azulejos antigos, no âmbito de obras de remodelação.

O dinheiro está agora nas mãos da polícia de Sussex que está a averiguar quem será o devido proprietário do dinheiro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Burger King prometia hambúrgueres a russas que engravidassem de jogadores do Mundial

Na Rússia, o Burguer King ofereceu 40 mil euros e hambúrgueres grátis para toda a vida às russas que engravidassem de um jogador do Mundial. A promoção já foi cancelada. Uma campanha - entretanto cancelada - …

Mais de 10 mil crimes de femicídio ficaram por resolver em 2017 no Brasil

No final do ano passado, 10.786 processos de femicídio - assassinatos de mulheres em função do género - aguardavam julgamento tribunais estaduais de Justiça do Brasil. Os dados foram publicados na quarta-feira pelo Conselho Nacional …

França vs Peru | Serviços mínimos apuram gauleses

A França garantiu desde já a passagem aos oitavos-de-final do Mundial. Os gauleses marcaram na primeira parte, mas nunca confirmaram em campo o claro favoritismo que lhe era atribuído antes da partida. Na verdade, os peruanos …

Panama Papers investiga Messi por "operações suspeitas"

Messi e o seu pai já tinha sido condenados em 2016 por fraude fiscal. Agora, e segundo novos dados dos Panamá Papers, a sociedade offshore em causa continua ativa - ao contrário do que disse …

Membros de La Manada saem da prisão em liberdade condicional

Os cinco homens do grupo "La Manada" conseguiram, esta quinta-feira, a liberdade condicional, depois de uma nova decisão do Tribunal de Navarra. Segundo o El Confidencial, o Tribunal de Navarra decidiu pôr em liberdade condicional os …

O próximo presidente do Sporting vai precisar de 60 milhões

O banqueiro José Maria Ricciardi considerou na quarta feira, numa entrevista à TVI 24, que qualquer candidato a presidente do Sporting vai precisar duma avultada quantia em dinheiro, que poderá ascender a 60 milhões ou …

Em Portugal, há mais de 160 mil jovens que não estudam nem trabalham

Mais de 160 mil jovens portugueses não estudam nem trabalham, revelou na terça-feira o Garantia Jovem, programa europeu coordenado em Portugal pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Os dados foram apresentados no Instituto de …

Descoberto novo campo hidrotermal nos Açores

A expedição científica Oceano Azul descobriu um campo hidrotermal a 60 milhas da ilha do Faial. Dos oito campos conhecidos no arquipélago, este é o que fica a menos profundidade. Uma expedição científica no mar dos …

A Internet (como a conhecemos) está em jogo no Parlamento Europeu

A polémica diretiva europeia dos direitos de autor foi esta quarta feira aprovada na Comissão dos Assuntos Legais do Parlamento Europeu com 15 votos a favor e 10 contra. A Internet, tal como a conhecemos, …

Ministério Público pede penas suspensas para Orlando Figueira e Paulo Blanco

O Ministério Público pediu, esta quinta-feira, a condenação dos arguidos Orlando Figueira e Paulo Amaral Blanco, no âmbito da Operação Fizz, a penas de prisão suspensas na sua execução. No primeiro dia das alegações finais do …