Fortuna da II Guerra Mundial encontrada debaixo da loja do alfaiate de Churchill

Uma loja em Brighton, Inglaterra, que pertenceu ao alfaiate de Winston Churchill, escondia uma fortuna em notas que datam da II Guerra Mundial. Agora, só falta descobrir quem é o devido proprietário do dinheiro.

As notas de 5 e de 1 libras encontradas rondam as 30 mil libras (mais de 34 mil euros),  destaca a BBC. Mas com o ajuste do valor à inflação actual, valem mais de um milhão de libras (mais de 1,1 milhões de euros).

Este tesouro inusitado foi encontrado debaixo do soalho de uma loja que pertenceu ao alfaiate de Winston Churchill, antigo primeiro-ministro britânico, e que era também frequentada por figuras famosas como a actriz Brigitte Bardot.

O dinheiro pode ter pertencido ao dono da loja, Eric Bradley, que se alistou no exército britânico em Setembro de 1939, quando foi declarada guerra à Alemanha. Ele pode ter enterrado o dinheiro no âmbito de “um plano de fuga”, temendo uma eventual invasão alemã.

Esta teoria é avançada à BBC por um dos herdeiros vivos de Eric Bradley, Howard Bradley.

“Nós somos ingleses desde há não sei quando, mas sei que há sangue judeu na família“, aponta Howard Bradley, concluindo que o alfaiate pode ter escondido o dinheiro para o caso de, eventualmente, ter que “comprar a sua saída de Inglaterra”, para escapar aos Nazis.

O pequeno tesouro de notas foi encontrado por trabalhadores da construção civil quando retiravam carpetes e azulejos antigos, no âmbito de obras de remodelação.

O dinheiro está agora nas mãos da polícia de Sussex que está a averiguar quem será o devido proprietário do dinheiro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …

"Fracasso" no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão. Uma responsável do Ministério da Saúde de …

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação, no âmbito do concurso externo imposto ao Estado pela União Europeia. Mais de 800 professores passaram a integrar os quadros do Ministério da Educação através …

Após saída do primeiro-ministro, Macron faz remodelação governamental e muda ministros-chave

O Presidente francês Emmanuel Macron aproveitou a mudança de primeiro-ministro para levar a cabo uma profunda remodelação do seu Governo. Anunciada na segunda-feira, a grande mudança é o novo ministro do Interior, Gérald Darmanin, até …

Marcelo promete ir todas as semanas ao Algarve para "puxar pelo turismo"

O Presidente da República disse esta segunda-feira, no Algarve, que é necessário “olhar para a frente e lutar” para o turismo na região superar as perdas causadas pela exclusão de Portugal do corredor aéreo com …