Covid-19. Fortuna das dez pessoas mais ricas pagaria vacina para toda a população mundial

(dr) European CEO

Jeff Bezos, CEO da Amazon

A riqueza combinada dos dez homens mais ricos do mundo subiu em cerca de 540 mil milhões de dólares (445 mil milhões de euros) durante a pandemia, de acordo com um relatório da organização internacional Oxfam.

Segundo o documento, cujo título é “O Vírus da Desigualdade”, esta quantia seria suficiente para vacinar toda a população do mundo: 7,5 mil milhões de pessoas.

Entre as dez pessoas mais ricas estão o fundador da Amazon, Jeff Bezos, o co-fundador da Tesla, Elon Musk, e o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg.

“Os quase 500 milhões que os homens mais ricos do mundo arrecadaram no ano passado poderiam ter sido usados para dar uma vacina a toda a gente no mundo ou para prevenir toda as pessoas de caírem na pobreza durante a pandemia. Por isso, a diferença é muito grande”, alertou a diretora executiva da Oxfam, Gabriela Bucher, citada pela Euronews.

De acordo com o relatório, citado pela emissora britânica BBC, Bezos lucrou tanto em setembro do ano passado que, se desse um bónus de 105 mil dólares aos 876 mil funcionários da Amazon, continuaria tão rico como no início da pandemia.

O documento refere ainda que a riqueza estimada dos bilionários é equivalente ao total de gastos de todos os Governos que fazem parte do G20 – o grupo das maiores economias mundiais – durante o combate à pandemia de covid-19.

A Oxfam apela ainda aos Governos mundiais para que considerem a criação de impostos sobre os mais ricos para financiar o combate à pandemia.

“Achamos que esta é uma oportunidade para fazer algo radical, para reconsiderar a taxação de grandes fortunas e impostos corporativos (…) Precisamos de considerar o aumento do rendimento mínimo de cada cidadão”, disse à BBC Danny Sriskandarajah, CEO da organização internacional no Reino Unido.

A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.129.368 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais até às 11h00 de hoje.

Mais de 99.144.230 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da epidemia, dos quais pelo menos 60.174.900 já são considerados curados.

Os países que mais registaram novas mortes nas suas últimas análises são os Estados Unidos com 1.760 novas mortes, Reino Unido (610) e Brasil (592). Os Estados Unidos são o país mais afetado em termos de mortes e casos, com 419.220 mortes para 25.127.573 casos, de acordo com o levantamento da Universidade Johns Hopkins.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …

Autoeuropa retoma hoje produção após paragem face à crise dos semicondutores

Falta de semicondutores tem sido uma constante, apesar da melhora da situação pandémica, face ao atraso dos países asiáticos no que concerne à vacinação, o que obriga à paragem das fábricas responsáveis pelo fabrico das …

Os smartphones avariam mal acaba a garantia? Portugal e a UE estão a lutar contra a obsolescência programada

As empresas criam os telemóveis para avariarem pouco depois de acabar a garantia - mas a União Europeia e várias associações estão a lutar contra o desperdício e a tentar proteger os direitos do consumidor. É …

Lava do vulcão de La Palma está a escorrer em direção ao mar aumentando o risco de gases tóxicos

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo, tem uma nova boca eruptiva, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram as autoridades. De acordo como Plano …

Adesão ao IVAucher quase duplicou no último mês - mas restauração quer mais medidas

No último mês, quase duplicou o número de contribuintes que se inscreveu no programa que permitirá rebater os descontos acumulados no âmbito da iniciativa IVAucher. De acordo com o Jornal de Notícias, a 23 de agosto, …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos culpa Rússia pelo assassinato de Alexander Litvinenko

Decisão remonta ao incidente de novembro de 2006, que ocorreu num hotel londrino, seis anos após o dissidente político se ter mudado para o Reino Unido, precisamente para fugir às ameaças do regime de Vladimir …

"Tratam-nos assim por causa da cor da nossa pele". Polícias nos EUA filmados a chicotear migrantes

Fotos e vídeos mostram polícias na fronteira a carregar contra migrantes e a usar objectos semelhantes a chicotes. A Casa Branca já condenou a situação e promete que vai investigar o sucedido. Pareciam imagens do tempo …

Benfica: a principal ameaça na Liga dos Campeões será Darwin

Pelo menos é a visão catalã. Benfica é o próximo adversário do Barcelona. Mais um jogo, mais uma vitória. O Benfica só sabe ganhar no campeonato português, para já, e na noite passada venceu em casa …