Identificada uma “fórmula mágica” para o sucesso criativo

Museum of Modern Art / Wikimedia

“A Noite Estrelada”, de Van Gogh.

Uma equipa de investigadores identificou uma “fórmula mágica” para o sucesso criativo. Os autores basearam-se no trabalho de milhares de artistas.

O pintor norte-americano Jackson Pollock é uma referência no movimento do expressionismo abstrato, tornando-se conhecido pelo seu estilo único de pintura por gotejamento (dripping). Ainda antes disso, dedicou-se a desenhos surreais, impressões e pinturas de humanos, animais e natureza.

Um novo estudo sugere que este período de exploração seguido pela criação da sua nova técnica preparou Pollock para uma variedade de trabalhos de alto impacto. Entre 1947 e 1950, o pintor criou todas as obras-primas pelas quais é hoje mundialmente famoso.

Investigadores da Kellogg School of Management, da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, descobriram que este padrão não é incomum — é uma “fórmula mágica”.

De acordo com o portal Europa Press, os cientistas descobriram que o sucesso de Pollock é resultado direto de anos de exploração artística imediatamente seguidos por anos de investimento numa área específica.

Para chegar a esta conclusão foram usados algoritmos de reconhecimento de imagem para extrair dados de 800.000 imagens de artes visuais recolhidas em museus e galerias, cobrindo as histórias profissionais de 2.128 artistas.

“Embora a exploração seja considerada um risco porque pode não levar a lado nenhum, ela aumenta a probabilidade de se deparar com uma grande ideia”, disse o autor do artigo, Dashun Wang.

Em vez disso, se explorar o mesmo tipo de trabalho repetidamente ao longo do tempo, pode sufocar a criatividade. Mas, curiosamente, as duas vertentes juntas parecem mostrar associações consistentes com sucesso.

Os resultados do estudo foram publicados esta segunda-feira na revista Nature Communications.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Com foco na sustentabilidade, Apple anuncia iPhone 13

Os fãs da Apple conheceram ontem as novidades da marca para a próxima temporada. O evento de terça-feira é a iniciativa anual mais importante para a tecnológica norte-americana. Foram apresentados novos iPhones. O evento ficou marcado …

Se Rangel arriscar (e estiver isolado), Pinto Luz poderá abdicar de uma eventual candidatura à liderança do PSD

A direção de Rui Rio avisou que "esta não é a altura para conjeturas nem debates internos", mas os bastidores continuam a agitar-se em torno da eventual sucessão do líder. "Tudo o que possa contribuir para …

Francisco Rodrigues dos Santos espera que autárquicas sejam o "momento de viragem do socialismo"

Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, traça o objetivo para as eleições dos dia 26 de setembro: "conseguir mais autarcas eleitos do que em 2017". Em entrevista à Rádio Renascença, publicada esta quarta-feira, Francisco Rodrigues …

Audição "mostra o desespero do PSD". Eduardo Cabrita ouvido no parlamento sobre festejos do Sporting

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, responde esta quarta-feira no Parlamento a perguntas sobre os festejos do título do Sporting, pelos quais está a ser investigado. De acordo com o Observador, Eduardo Cabrita está esta …

De primeiro-ministro dos talibã a desaparecido. Ninguém sabe de Baradar após forte discussão com líder militar

Abdul Ghani Baradar passou de primeiro-ministro do governo talibã a desaparecido. O homem que é visto como o "diplomata" do grupo que tomou o poder no Afeganistão não é visto em público há vários dias …

Mexidas no IRS Jovem dão mais um mês de salário em cinco anos

O IRS Jovem vai ser aumentado para cinco anos. Ao longo desse período, os beneficiários vão poupar o equivalente a um mês de salário. O alargamento do IRS Jovem anunciado por António Costa, aumentando de três …

Barcelona sofre derrota pesada frente ao Bayern (e direção reúne-se de madrugada)

O Barcelona sofreu, esta terça-feira, uma derrota pesada frente ao Bayern Munique, a contar para a 1.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O Bayern vinha de uma série de 18 jogos — …

"Fizemos as coisas bem porque fizemo-las à maneira europeia", diz Ursula von der Leyen

"Fizemos as coisas bem porque fizemo-las à maneira europeia", disse esta quarta-feira a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na abertura do discurso do Estado da União, em Estrasburgo, referindo-se às conquistas no …

Marcelo pede discurso claro, "sem drama e com serenidade" sobre regresso às aulas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou esta terça-feira um recado para os participantes da reunião do Infarmed: que tenham um discurso claro para que os portugueses saibam como vai ser a condução …

Young Boys foram "bad boys" e nem um golo de Ronaldo salvou o United

Cristiano Ronaldo marcou, mas o Manchester United deixou-se surpreender pelo Young Boys. Os ingleses ficaram reduzidos a dez unidades ainda na primeira parte. Nos últimos tempos, Manchester United é sinónimo de Cristiano Ronaldo. Por isso, o …