Com o formato de uma “orquídea a florescer”, o edifício 2 Murray Road promete tecnologia IA e sustentabilidade

Este arranha-céus ainda está a ser desenvolvido mas já promete ser muito diferente do que é habitual neste tipo de construções. O 2 Murray Road, é o edifício projetado pelos arquitetos Zaha Hadid e vai ter o formato de uma “orquídea a florescer”. O projeto promete um edifício sustentável e dotado de tecnologia de IA.

A construção está a ser feita no Distrito Central de Negócios de Hong Kong. O arranha-céus deverá ter uma forma distinta e um design sustentável, bem como um sistema de monitorização que trabalha por Inteligência Artificial, diz o New Atlas.

O 2 Murray Road vai ter uma altura de 190 m e estará localizado no sítio de um antigo estacionamento. O edifício vai incluir 36 pisos a cima do solo, e apenas 5 pisos de baixo do mesmo. Espera-se que o exterior do prédio respire sustentabilidade, pois deverá ter a presença de pátios protegidos e jardins repletos de vegetação.

No seu interior, o 2 Murray Road vai contar com escritórios espaçosos, além de um jardim panorâmico repleto de áreas verdes, e outras estruturas onde será possível realizar exercício. No topo do edifício, vai haver uma fantástica sala de refeições que promete chamar a atenção dos visitantes pelas suas vistas deslumbrantes da cidade.

A empresa de arquitetos Zaha Hadid explica que o edifício vai representar “as formas orgânicas do mundo natural”. O projeto está a ser programado para receber padrões de construção “verde”, e fará uso de materiais de construção reciclados. O seu exterior envidraçado vai ser construído com o intuito de resistir a fortes tempestades.

Um sistema de ventilação inteligente vai detetar a ocupação em cada espaço, ajustando assim a temperatura do ar de acordo com as necessidades do momento, ao mesmo tempo que fornece ventilação de ar fresco. Ainda deverá existir outro sistema de ventilação que será alimentado por painéis solares.

O sistema de monitorização de edifícios de alta tecnologia vai fornecer aos funcionários dos escritórios um percurso onde podem circular sem ter nenhum contacto da rua até à sua secretária, com nada nem ninguém. Esta novidade será concedida através de botões de elevador assistidos por Inteligência Artificial, smartphones, cartões inteligentes sem contacto, e portas controladas por biometria.

Embora a covid-19 não seja especificamente mencionada pela ZHA, o futuro do espaço dos escritórios num mundo pós-pandemia, certamente está cada vez mais na mente das pessoas e provavelmente iremos ver este tipo de abordagens no futuro.

Para já ainda não há uma data de conclusão prevista, mas a construção já está em andamento na cidade Hong Kong.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …

Há estranhas nuvens que brilham à noite (e já sabe o que são)

Uma equipa de cientistas usou um pequeno foguete lançado pela NASA para estudar a natureza de um tipo indescritível de nuvens que brilham no escuro, criando uma artificialmente. Desde o final dos anos 1800 que …

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …