Formação de milhares de lagos efémeros na Antártida preocupa cientistas

Cientistas acabam de descobrir que milhares de novos lagos estão a surgir na superfície das geleiras da Antártida durante as últimas décadas. O evento sem precedentes chama atenção, já que pode minar a estabilidade da maior massa de gelo na Terra.

Os investigadores da Universidade de Durham, no Reino Unido, analisaram centenas de imagens de satélite e dados de observações meteorológicas do glaciar de Langhovde, localizado na costa da Terra da Rainha Maud.

A pesquisa revelou que, entre os anos 2000 e 2013, apareceram na região cerca de oito mil novos lagos, originados devido ao derretimento do gelo. Os resultados da pesquisa foram publicados na Geophysical Research Letters.

Os cientistas suspeitam que a água de alguns destes lagos se tenha infiltrado no glaciar e, possivelmente, o tenha tornado mais frágil, aumentando a possibilidade da sua ruptura ou até destruição.

A Antártida Oriental “é a parte do continente que as pessoas assumiram, durante muito tempo, ser relativamente estável”, explicou ao Washington Post Stewart Jamieson, um dos autores do estudo.

Inicialmente, o mundo científico acreditava que a parte oriental da Antártida não era afetada pelo aquecimento global, mas este tipo de novas formações é semelhante ao que já acontece na Gronelândia, onde o degelo é mais acentuado.

“Sabe-se que os lagos supraglaciais acentuam o derretimento da capa de gelo da Gronelândia, e potencialmente causam a desintegração da plataforma de gelo da península Antártica”, alertam os investigadores.

No verão, as temperaturas do ar aumentam e no topo da camada de gelo formam-se lagos que podem desaparecer, ou seja, dissolver-se no oceano. Essa injeção de água fresca e muito fria na água salgada pode criar um fluxo subaquático tipo tornado, provocando a destruição de novos glaciares.

ZAP / ABr

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A mudança não é a única coisa permanente no mundo, a minha sogra também é, é que aquilo não morre de jeito nenhum aquele encarnação do belzebú.

RESPONDER

"Passaporte dourado". Férias, doações ou investimentos: o esquema de Malta para vender a sua nacionalidade

Malta, membro da União Europeia e do espaço Schengen, começou a vender a nacionalidade maltesa há mais de oito anos. Contudo, e-mails da empresa facilitadora, a Henley & Partners, mostram que a "ligação genuína" ao …

Aprovadas alterações à lei eleitoral autárquica. Eleitores em confinamento podem votar em casa e em lares

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira, por maioria, as alterações à lei eleitoral autárquica, que dá resposta às reivindicações dos movimentos de autarcas independentes que se queixavam de dificultar as candidaturas. Votaram a favor PS, …

Sporting interessado em Claudinho, estrela da Red Bull

O Sporting está à procura de reforços para o ataque, tendo em vista já a próxima temporada. Claudinho, do Red Bull Bragantino, é um dos favoritos. O principal foco do Sporting para esta temporada é conquistar …

Sondagem. Operação Marquês faz PS cair e PSD subir

O PSD subiu quatro pontos percentuais na mais recente sondagem, enquanto o PS desceu dois pontos. A decisão da Operação Marquês pode ter tido influência nas intenções de voto. A mais recente sondagem ICS/ISCTE para o …

Cristiano Ronaldo quer regressar ao Manchester United, avança imprensa italiana

O jornal Gazzetta dello Sport escreve que Cristiano Ronaldo quer regressar ao Manchester United, podendo fazê-lo já no final desta temporada. Não seria a primeira vez que se falava do interesse do Manchester United em Cristiano …

Os antigos egípcios tinham uma fixação por gatos. A explicação é mórbida

Os antigos egípcios são conhecidos pela sua adoração por gatos. Ao contemplar peças elaboradas por estes, são muitas as homenagens a estes bichos de quatro patas: desde estátuas gigantescas a joias complexas. Mas por que …

Governo aceita mudanças no teletrabalho. Quer evitar mais uma coligação da oposição

O Governo admite vir a fazer ajustes no decreto-lei que estende até ao final do ano a obrigatoriedade do teletrabalho. O objetivo é evitar uma coligação negativa no Parlamento. Miguel Cabrita, secretário de Estado Adjunto e …

Portugal vai ter doses da AstraZeneca e J&J a mais. Testes da vacina portuguesa previstos para julho

Neste trimestre, Portugal vai receber mais de nove milhões de doses de vacinas, das quais cerca de 5,5 milhões da Pfizer, 795,6 mil da Moderna, 1,6 milhões da AstraZeneca e 1,2 milhões da Janssen. Com a …

Abelhas bebé adoram hidratos de carbono. Descoberta pode ajudar a salvar a espécie

Uma equipa de investigadores percebeu que as abelhas bebé adoram hidratos de carbono. Esta descoberta pode ajudar a salvar a espécie. As abelhas selvagens são essenciais para sustentar as paisagens que amamos. Uma comunidade saudável de …

Restrições ao fim de semana podem acabar em maio

Políticos e especialistas voltam a reunir-se na sede do Infarmed, na próxima semana, para decidir como avança a última fase do desconfinamento, que começa a 3 de maio. Os dados da pandemia encorajam o Governo …