Forças iraquianas encontram vala comum com 400 corpos em Fallujah

Andrea Dicenzo / EPA

-

Forças iraquianas encontraram este domingo cerca de 400 corpos numa vala comum, na localidade de Saqlawiy, a noroeste de Fallujah – na sua maioria, de soldados executados pelo grupo extremista Estado Islâmico , em 2014 e 2015.

A descoberta ocorreu após a reconquista pelas forças iraquianas de uma área próxima de Fallujah, cidade na qual o Estado Islâmico tem usado milhares de civis como escudos humanos.

A agência de notícias francesa AFP indica que a vala comum foi descoberta no bairro de Shuhada “durante uma operação de desminagem”, de acordo com um oficial das forças iraquianas.

Um número crescente de famílias que têm chegado a campos de refugiados no sul de Fallujah conta episódios marcantes acerca da atuação dos jihadistas, que dispararam enquanto fugiam.

Segundo esses relatos, há dezenas de milhares de pessoas que estarão presas dentro da cidade.

Governo iraquiano vai investigar abusos de forças de segurança

Entretanto, o Governo iraquiano anunciou que vai investigar os alegados abusos perpetrados pelas forças de segurança durante a operação para retomar a cidade de Fallujah.

O primeiro-ministro, Haider al-Abadi, ordenou a criação de um comité de direitos humanos para avaliar “qualquer violação das instruções de proteção de civis”, afirmou Sadd al-Hadithi, na televisão.

Segundo adiantou um porta-voz do governo, al-Abadi deu “ordens precisas” para haver processos em caso de se concluir haver qualquer abuso.

O principal líder religioso xiita do Iraque, aiatola Ali al-Sistani, divulgou orientações, entendidas como um código de conduta, para as forças que estão a combater o grupo extremista Estado Islâmico, com o objetivo de limitar os abusos.

Diversas autoridades, incluindo o porta-voz do parlamento, Salim al-Juburi, manifestaram a sua preocupação sobre casos de abusos cometidos pelas forças envolvidas na operação de retoma de Fallujah.

Fallujah é uma cidade sunita que fica apenas a 50 quilómetros a oeste de Bagdade e é um dos bastiões do Estado Islâmico mais emblemáticos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Furacão Sally fragmentou parte de uma ilha da Florida em três

A passagem do furacão Sally fragmentou parte de uma ilha na costa da Florida, no Estados Unidos, criando assim três pequenas porções de terra. Na prática, tal como explica o portal USA Today, o furação abriu …

Benfica 2-0 Moreirense | “Águia” vence e convence cónegos

Após ter perdido e empatado nas duas últimas recepções ao Moreirense, o Benfica voltou a vencer o emblema de Moreira de Cónegos na Luz. Este sábado, em duelo relativo à segunda jornada do campeonato, as “águias” …

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …