Força Espacial dos EUA prepara-se para lançar “algo”. Ninguém sabe o que é

2

U.S. Air Force

Conceito artístico de um míssil hipersónico norte-americano X-51A Waverider

O exército dos EUA está aparentemente a planear um lançamento secreto a partir da base da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Florida.

Ninguém parece saber ao certo o que a Força Espacial do exército norte-americano está a preparar.

Segundo o Ars Technica, uma série de avisos recentes à navegação aérea e marítima sugerem que poderá tratar-se do lançamento de um míssil hipersónico de longo alcance através do Atlântico.

Esta hipótese, a confirmar-se, significa que o exército dos EUA poderá ter desenvolvido finalmente o o Long-Range Hypersonic Weapon (LRHW), o seu primeiro míssil hipersónico baseado em terra.

Capazes de cobrir mais de 2.700 km, estes poderosos mísseis podem ultrapassar velocidades de Mach 5, têm uma notável manobrabilidade e flexibilidade operacional a várias altitudes, e são capazes de fugir a radares, tornando-os um ativo precioso na em operações estratégicas de guerra moderna.

A Rússia e a China têm estado na vanguarda do desenvolvimento deste tipo de armamento avançado. A corrida está a ser até agora aparentemente liderada pela Rússia, cujo Avangard se tornou em 2019 a primeira arma deste tipo.

O aparecimento destes mísseis “invencíveis e imparáveis” deixou na altura os Estados Unidos em alerta. Um destes mísseis, no entanto, foi recentemente abatido na Ucrânia, no que foi considerado um “momento marcante” do conflito militar em curso entre Kiev e Moscovo.

Também na corrida está a China, cuja arma hipersónica “impossível” lançou o primeiro míssil em novembro de 2021. O aparecimento de mísseis hipersónicos chineses despertou então receios de uma “corrida às super armas” — que está efetivamente em curso. Em julho, a França juntou-se também à corrida.

Os Estados Unidos parecem estar atrasados, pelo que não surpreende que o lançamento planeado seja o do seu muito aguardado (e até pré-anunciado) primeiro míssil hipersónico.

Segundo Marco Langbroek, especialista em estratégia espacial citado pelo Ars Technica, os recentes alertas de navegação assemelham-se aos de um teste de míssil hipersónico agendado pelo Exército e Marinha dos EUA em março — que foi no entanto cancelado “devido a um problema de bateria”.

Além disso, os avisos à navegação agora lançados não coincidem com lançamentos agendados por organizações como a NASA, SpaceX ou a United Launch Alliance — o que sugere que é mesmo a Força Espacial do exército norte-americano quem está a preparar um lançamento.

Entretanto, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos permanece em silêncio. “Não temos nada a anunciar neste momento”.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.