/

Míssil hipersónico “invencível” de Putin deixa Estados Unidos em alerta

15

O jornal alemão Die Welt considerou que o sistema de mísseis Avangard, equipado com um bloco supersónico planador, é um “presente de Ano Novo para os russos”. Para o Presidente, Vladimir Putin, o sistema é “invencível”.

Ao mesmo tempo, o jornal observa que o desenvolvimento deste sistema provocou “pânico” entre os militares dos Estados Unidos, enfatizando que o país está agora forçado  a “agir sob pressão”.

Die Welt recorda que, no início de novembro, o Pentágono lançou um projeto para criar um sistema de interceção de armas hipersónicas, o Programa Glide-Breaker, e anunciou uma licitação urgente para empresas de defesa. As empresas devem apresentar as suas ideias relativamente a um “sistema de defesa antiaérea para intercetar mísseis com bloco hipersónico planador nas camada superiores da atmosfera”.

A publicação nota ainda que não é a velocidade ou a capacidade de manobra dos novos mísseis, mas antes a sua “invisibilidade” para os radares norte-americanos que representa uma ameaça mais séria. Vale frisar que, para os Estados Unidos, a tarefa mais difícil é proteger a costa do oceano Pacífico.

“Não há muitos lugares onde instalações de radar possam ser colocadas”, disse engenheiro-chefe do Pentágono, Michael Griffin, citado pelo jornal alemão. “E, mesmo que encontremos algumas, estas provavelmente se tornarão alvos“, acrescenta.

O Kremlin comunicou, no passado dia 26 de dezembro, que o Ministério da Defesa da Rússia realizou com sucesso o lançamento de teste de um míssil do sistema Avangard. O bloco planador realizou manobras verticais e horizontais guiadas e atingiu o alvo convencional no tempo previamente definido no campo de treinamento.

O sistema Avangard está entre as armas cuja criação foi anunciada pelo Presidente Putin a 1 de março de 2018, durante o seu discurso anual perante a Assembleia Federal. O míssil é capaz de voar nas camadas densas da atmosfera com alcance intercontinental, sendo a sua velocidade é 20 vezes maior que a do som. A produção em série do Avangard foi anunciada em julho e a sua colocação em serviço deverá ocorrer nos próximos meses.

15 Comments

      • Soberania?
        Que lindo… e logo numa ditadura como a russa!…
        Será que o povo come “soberania”?!
        E quem quer alguma coisa com a soberania da Russia?
        O ultimo que se lembrou disso foi o Hitler…
        Sim, povo na miséria!!
        Fonte?!
        A RT não é certamente!..
        Eu já la estive 3 vezes e tu?
        Mas nem seria necessário, basta saber que a Rússia tem um PIB per capita que é menos de metade do de Portugal e que Moscovo é das cidades com mais milionários para se perceber que boa parte da população tem que viver muito mal…
        Isto já para não falar dos médicos, engenheiros, professores, etc que ainda há poucos anos vieram trabalhar para a construção civil em Portugal…
        .
        Para os mais “distraidos”, aqui fica um artigo muito esclarecedor da DW:
        “Miséria e luxo vão de mãos dadas na Rússia”
        https://m.dw.com/pt-br/mis%C3%A9ria-e-luxo-v%C3%A3o-de-m%C3%A3os-dadas-na-r%C3%BAssia/a-19043188

      • Diz um ditado: quem nao quer gastar na sua tropa, vai gastar na tropa dos outros. Interesante, como um tipo como tu estas a preocupar com povo russo. Se estas tao preocupado com isso, entao desconta do seu salário pata este povo. Devias mais e preocupar com miseria do teu pais, “sabetodo”. O Ocidente so gosta dos presidentes rusos quando eles sao alcoólicos e destroem o seu pais. Por isso vai tomar no c., fdp.

      • Um tipo como eu?!
        Mas o que sabes tu de mim?!
        Bem… parece-me que tu também és alcoólico…
        Quero lá sabe dos presidentes… e, a Rússia não tem um presidente – tem um “dono”, um ditador psicopata (que é talvez o homem mais rico do mundo), enquanto boa parte dos russos vivem como se sabe…
        Eu procuro-me como que me apetecer e a tua opinião não me aquece nem arrefece; é insignificante!
        Eu apenas constatei factos porque trabalho com russos, tenho vários amigos russos e conheço a Rússia!!
        Se tens informações que contrariem o que eu escrevi, apresenta-as – se não, resume-te à tua insignificância!

      • Eu, existe muito imbecil que, tanto à esquerda como à direita, pensa que o nacionalismo é mais importante que a barriga cheia. E depois, julgam que um país por ser grande , é grande coisa.
        O pior disto, é que essa gentinha vota.

      • Pior do que o nacionalismo (que até pode ser saudável, se moderado), é a ignorância atroz que alguns demonstram!
        Este “informado” que comentou acima fala em soberania, como se a soberania da Rússia estivesse em causa!…
        O que está em causa são os recursos naturais de um país como Rússia que estão nas mãos de meia-dúzia, enquanto o povo vive na miséria – e muitos russos ainda ficam contentes com estes testes com misseis (e com o suposto “renascimento” da grande mãe Rússia) porque, coitados, não sabem mais – tal é a subordinação dos media russos ao poder do Putin…
        Na Rússia, quase como na Coreia do Norte, basta o líder dizer que são os maiores, que os miseráveis ficam todos contentes!!

      • Basta perguntar ao povinho. Perguntem-lhes como está a vida na União das Russias Socialistas Soviéticas !

  1. Sempre em perigo. Qdo os STATES JOGARAM AS BOMBAS, o mundo ficou calado. Sempre tem a saida. Mas, vamos orar pqe. hoje, é dia da quarta-feira de cinzas. AMÉM!

  2. É isso aí, pois não existe outra forma de manter o império estadunidense longe.
    Império bom é império caído igualzinho ao império romano que não incomoda ninguém e só tem ruínas para turistas fotografar.

  3. Os americanos já cometeram muita barbárie mundo a fora e jogaram bombas atômicas nos puxa sacos japoneses, mas com a Rússia o contra-peso é balanciado então eles tem engolir calados

  4. comparar o que aconteceu na segunda guerra com isto é um pouco for do contesto, quem comeceu foram os Japoneses e não os americanos

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.