Rússia testa míssil hipersónico “invencível”. “Vai em direção ao alvo como um meteorito”

Yuri Kochetkov / EPA

A Rússia testou esta quarta-feira com sucesso um novo sistema de mísseis hipersónicos – o Avangard. O ensaio foi supervisionado pelo chefe de Estado russo, Vladimir Putin.

Segundo as agências internacionais, este novo sistema é capaz de superar o escudo antimísseis norte-americano. “Em 2019, o novo sistema estratégico intercontinental Avangard vai entrar ao serviço das Forças Armadas”, anunciou Putin, que supervisionou o teste a partir de uma sala de controlo no Ministério da Defesa russo.

O novo projétil foi lançado a partir da base de mísseis de Dombarovskiy, na zona dos Montes Urais, e percorreu uma distância de 6.000 quilómetros até ao campo de tiro de Kura, na península de Kamchatka (no extremo oriental da Rússia).

O sistema Avangard integra o novo painel de armas nucleares russas que Vladimir Putin apresentou em março passado, durante o discurso sobre o estado da Nação. Na altura, o governante garantiu que este novo projétil não podia ser detetado pelos sistemas antimísseis e classificou a arma como “invencível”.

“Nos próximos 50 anos, o Avangard definitivamente superará todos os sistemas de defesa antimísseis existentes e futuros, já que a ogiva nuclear segue uma trajetória imprevisível nas densas camadas da atmosfera”, explicou Igor Korotchenko, analista militar e editor-chefe do projeto citado pela Russia Today.

Putin afirmou esta quarta-feira que o Avangard tem um alcance intercontinental e que pode voar na atmosfera 20 vezes a velocidade do som. “Vai em direção ao alvo como um meteorito, como uma bola de fogo”, referiu Putin.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. A Russia, depois de uns anos conturbados em que se pensava que como grande potência estava definitivamente “arrumada”volta á uns tempos a esta parte, muito pela mão de Putin, a mostrar que é novamente um actor com peso na politica mundial. Demonstra isso com intervenções armadas na Síria e na Ucrânia, com intromissões sábiamente dirigidas por via informática em eleições (caso dos EUA), referendos (Brexit) e apoio a organizações de direita ( Le Pen em França) com as quais pretende desorganizar as maiores democracias liberais do Planeta ( Estados Unidos e Zona Euro). Não é portanto de estranhar a tendência para o desenvolvimento de novas armas e “o fim da história” como alguém vaticinou está muito longe. A Paz, meus amigos, nunca é, infelizmente, por si só, um factor adquirido.

  2. Deve ser para comemorar os 27 anos de desmoronamento da URSS… aconteceu a 26 de Dezembro de 1991. Mas estamos bem servidos: Putin, Trump, Xi Jinping, Kim Jong-un… chega não me apetece colocar mais uns quantos, tudo “bons rapazes”!

  3. Ora aí está a arma invencível, agora só basta começar a guerra e os russos terão o mundo a seus pés, de políticos suicidas e loucos está a história repleta e este Putin é mais um a acrescentar há lista pois parece estar mesmo a desafiar o seu fim e do seu povo.

  4. A “grande” Rússia está de volta!
    Enquanto o filho da Putin testa mísseis “invenciveis”, a maioria dos russos vive na miséria!…
    Lindo…

    • precisa estudar mais geopolítica e a importância do contrapeso russo e chinês no mundo atual… na questão da miséria, te garanto que há mais gente miserável nos EUA que na Rússia. Estude antes de falar! não vai te custar nada!

      • Eu já tenho por hábito estar constantemente a estudar, mas obrigado pelo conselho!…
        “…na questão da miséria, te garanto que há mais gente miserável nos EUA que na Rússia…”
        Lamento, mas as tuas “garantias” valem ZERO e só mostram o teu desconhecimento TOTAL sobre a realidade russa!!
        Quando eu lá fui pela primeira vez, já tinha ideia que, para virem de lá médicos russos trabalhar para a construção cívil em Portugal pelo ordenado mínimo, a coisa não devia estar famosa, mas aquilo ainda é muito mais chocante do que se possa esperar…
        Só para teres uma ideia, o PIB per capita da Russia é semelhante ao do Brasil (e é menos de METADE do de Portugal)…
        .
        O que não custa nada é escrever disparates na internet, mas vai lá fazer uma viagem pela Russia e depois anda cá falar de miséria!…

  5. Pois, pois.. A culpa e sempre de Putin… A m..da que acontece no mundo e feita por essa vossa “democracia” rapazes. Lembram-se de Barroso, Espanha, GBR E SUA assinar pacto de guerra de ocupação do Iraque? Ai que começou a treta toda… Pois, a memoria e curta… Mas a culpa e do Putin….

    • Oh anjinho… e tu, o que “comes”?!…
      Portugal?! Miserável és tu!!
      Quando Portugal for miserável, o que será a Rússia?!
      Nunca vi nenhum médico português ir trabalhar para as obras na Rússia; já o contrário…
      Das 3 vezes em que lá fui (e também já estive em vários países africanos!), a Rússia foi, de longe, o país mais miserável onde eu estive…
      E tu?!
      Conheces Portugal?
      E, já alguma vez foste à Rússia?
      Quando lá fores, conta-nos como foi…
      Claro que se fores do “clã” do Putin, a realidade poderá estar um pouco “distorcida”!…
      PS: vejo quase diariamente o canal RT; só é pena nunca aparecer lá NADA sobre a Rússia!

RESPONDER

Jesus orientou primeiro treino no Flamengo, pediu compromisso e deu lição

O treinador português Jorge Jesus iniciou hoje a ‘aventura’ na equipa de futebol do Flamengo, pedindo aos jogadores “compromisso” em prol do conjunto do Rio de Janeiro, antes de orientar o primeiro treino dos ‘rubro-negros’. “O …

Maher e Safa deixaram sonhos para trás. Mas reencontraram a paz em Portugal

Os sonhos de Maher e de Safa ficaram adiados com a guerra na Síria, mas reencontraram a paz em Portugal, onde residem há dois anos ao abrigo de um programa de acolhimento de refugiados. É no …

São Francisco poderá ser a primeira cidade a proibir venda de cigarros eletrónicos

Se esta decisão for aprovada pela FDA, São Francisco vai tornar-se a primeira cidade a banir a venda de cigarros eletrónicos. De acordo com o Observador, a Câmara de Supervisores de São Francisco, nos EUA, aprovou uma …

Nunca houve tantos deslocados no mundo. São mais de 70 milhões

Um novo recorde foi quebrado no mundo em 2018, com 70,8 milhões de pessoas deslocadas das suas casas ou dos seus países, devido às guerras ou perseguições, anunciou esta quarta-feira as Nações Unidas. O relatório anual …

A monogamia foi inventada pelas mulheres (e o casamento, pelos homens)

A poligamia é natural no ser humano e a monogamia foi criada por imposição para a mulher, diz o investigador português Rui Diogo, que usa a ciência e a história para explicar a relação entre …

Morreu o DJ Zdar do duo electrónico Cassius. Caiu da janela de um prédio em Paris

O músico, produtor e DJ francês Philippe Cerboneschi, mais conhecido por Zdar, morreu aos 50 anos após ter caído da janela de um apartamento em Paris. O seu agente confirmou a "queda acidental" sem revelar …

PS quer o Estado a pagar licença sabática aos portugueses para voltarem a estudar

A criação de uma licença sabática para qualificar trabalhadores e um sistema de prémios e penalizações para combater a desigualdade salarial são medidas que o PS inclui no seu projecto de programa eleitoral. O director do …

Putin reconhece: as condições de vida dos russos pioraram nos últimos anos

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, admitiu esta quinta-feira que as condições de vida no país pioraram nos últimos anos, mas assegurou que as autoridades russas trabalham para reverter essa tendência, e enumerou os primeiros …

Marcelo, o "verdadeiro professor", é estrela em promo de La Casa de Papel

O novo vídeo promocional de La Casa de Papel tem um protagonista improvável. Marcelo Rebelo de Sousa, ou, na verdade, uma imitação do Presidente da República, faz uma chamada para a inspetora Raquel. Na chamada telefónica, …

Num só dia, derreteu 40% da área superficial da Gronelândia (e há fotografias)

Uma fotografia divulgada no Twitter do climatologista dinamarquês Rasmus Tonboe ilustra o degelo que ocorre na Gronelândia, evidenciando algumas das consequências que podem ser desencadeadas pelo fenómeno.   A imagem, que mostra um trenó a ser …