Rússia testa míssil hipersónico “invencível”. “Vai em direção ao alvo como um meteorito”

Yuri Kochetkov / EPA

A Rússia testou esta quarta-feira com sucesso um novo sistema de mísseis hipersónicos – o Avangard. O ensaio foi supervisionado pelo chefe de Estado russo, Vladimir Putin.

Segundo as agências internacionais, este novo sistema é capaz de superar o escudo antimísseis norte-americano. “Em 2019, o novo sistema estratégico intercontinental Avangard vai entrar ao serviço das Forças Armadas”, anunciou Putin, que supervisionou o teste a partir de uma sala de controlo no Ministério da Defesa russo.

O novo projétil foi lançado a partir da base de mísseis de Dombarovskiy, na zona dos Montes Urais, e percorreu uma distância de 6.000 quilómetros até ao campo de tiro de Kura, na península de Kamchatka (no extremo oriental da Rússia).

O sistema Avangard integra o novo painel de armas nucleares russas que Vladimir Putin apresentou em março passado, durante o discurso sobre o estado da Nação. Na altura, o governante garantiu que este novo projétil não podia ser detetado pelos sistemas antimísseis e classificou a arma como “invencível”.

“Nos próximos 50 anos, o Avangard definitivamente superará todos os sistemas de defesa antimísseis existentes e futuros, já que a ogiva nuclear segue uma trajetória imprevisível nas densas camadas da atmosfera”, explicou Igor Korotchenko, analista militar e editor-chefe do projeto citado pela Russia Today.

Putin afirmou esta quarta-feira que o Avangard tem um alcance intercontinental e que pode voar na atmosfera 20 vezes a velocidade do som. “Vai em direção ao alvo como um meteorito, como uma bola de fogo”, referiu Putin.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. A Russia, depois de uns anos conturbados em que se pensava que como grande potência estava definitivamente “arrumada”volta á uns tempos a esta parte, muito pela mão de Putin, a mostrar que é novamente um actor com peso na politica mundial. Demonstra isso com intervenções armadas na Síria e na Ucrânia, com intromissões sábiamente dirigidas por via informática em eleições (caso dos EUA), referendos (Brexit) e apoio a organizações de direita ( Le Pen em França) com as quais pretende desorganizar as maiores democracias liberais do Planeta ( Estados Unidos e Zona Euro). Não é portanto de estranhar a tendência para o desenvolvimento de novas armas e “o fim da história” como alguém vaticinou está muito longe. A Paz, meus amigos, nunca é, infelizmente, por si só, um factor adquirido.

  2. Deve ser para comemorar os 27 anos de desmoronamento da URSS… aconteceu a 26 de Dezembro de 1991. Mas estamos bem servidos: Putin, Trump, Xi Jinping, Kim Jong-un… chega não me apetece colocar mais uns quantos, tudo “bons rapazes”!

  3. Ora aí está a arma invencível, agora só basta começar a guerra e os russos terão o mundo a seus pés, de políticos suicidas e loucos está a história repleta e este Putin é mais um a acrescentar há lista pois parece estar mesmo a desafiar o seu fim e do seu povo.

  4. A “grande” Rússia está de volta!
    Enquanto o filho da Putin testa mísseis “invenciveis”, a maioria dos russos vive na miséria!…
    Lindo…

    • precisa estudar mais geopolítica e a importância do contrapeso russo e chinês no mundo atual… na questão da miséria, te garanto que há mais gente miserável nos EUA que na Rússia. Estude antes de falar! não vai te custar nada!

      • Eu já tenho por hábito estar constantemente a estudar, mas obrigado pelo conselho!…
        “…na questão da miséria, te garanto que há mais gente miserável nos EUA que na Rússia…”
        Lamento, mas as tuas “garantias” valem ZERO e só mostram o teu desconhecimento TOTAL sobre a realidade russa!!
        Quando eu lá fui pela primeira vez, já tinha ideia que, para virem de lá médicos russos trabalhar para a construção cívil em Portugal pelo ordenado mínimo, a coisa não devia estar famosa, mas aquilo ainda é muito mais chocante do que se possa esperar…
        Só para teres uma ideia, o PIB per capita da Russia é semelhante ao do Brasil (e é menos de METADE do de Portugal)…
        .
        O que não custa nada é escrever disparates na internet, mas vai lá fazer uma viagem pela Russia e depois anda cá falar de miséria!…

  5. Pois, pois.. A culpa e sempre de Putin… A m..da que acontece no mundo e feita por essa vossa “democracia” rapazes. Lembram-se de Barroso, Espanha, GBR E SUA assinar pacto de guerra de ocupação do Iraque? Ai que começou a treta toda… Pois, a memoria e curta… Mas a culpa e do Putin….

    • Oh anjinho… e tu, o que “comes”?!…
      Portugal?! Miserável és tu!!
      Quando Portugal for miserável, o que será a Rússia?!
      Nunca vi nenhum médico português ir trabalhar para as obras na Rússia; já o contrário…
      Das 3 vezes em que lá fui (e também já estive em vários países africanos!), a Rússia foi, de longe, o país mais miserável onde eu estive…
      E tu?!
      Conheces Portugal?
      E, já alguma vez foste à Rússia?
      Quando lá fores, conta-nos como foi…
      Claro que se fores do “clã” do Putin, a realidade poderá estar um pouco “distorcida”!…
      PS: vejo quase diariamente o canal RT; só é pena nunca aparecer lá NADA sobre a Rússia!

RESPONDER

O melhor professor do mundo é queniano e doa 80% do seu salário

Peter Tabichi é queniano, tem 36 anos e doa 80% do salário para desenvolver a sua comunidade local, numa remota vila no Quénia. Este domingo foi eleito, no Dubai, o melhor professor do mundo. Em Pwani, …

Pentágono autoriza mil milhões de dólares para construção de muro de Trump

O secretário da Defesa interino norte-americano, Patrick Shanahan, anunciou na segunda-feira o desbloqueio de mil milhões de dólares para a construção de um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Shanahan “autorizou o …

Advogados de Rui Pinto recorrem da prisão preventiva

Os advogados de Rui Pinto, colaborador do "Football Leaks", confirmaram esta segunda-feira que vão recorrer da medida de prisão preventiva aplicada sexta-feira ao seu cliente pelo Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa. A decisão de recorrer …

Se a corrida continuar a três, McLaren ameaça deixar a Fórmula 1

A McLaren, a segunda equipa mais antiga da Fórmula 1, ameaça desistir da modalidade caso os regulamentos elaborados para 2021 não a tornem numa competição justa. A visão da Fórmula 1, a modalidade de automobilismo mais …

México quer que rei da Espanha peça perdão pela conquista colonial

Obrador diz que esta é a única forma possível de obter a reconciliação plena entre os países. O pedido foi feito por carta. O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, anunciou ter enviado uma carta ao …

"O Vieira pediu-me para dar uma coça a Francisco J. Marques"

Vítor Catão, diretor desportivo do S. Pedro da Cova, afirmou que o Benfica, através do seu presidente Luís Filipe Vieira, lhe deu 200 mil euros para colocar uma "lapa" no carro de Pinto da Costa, …

"Governo saudita deu a ordem" para matar Khashoggi

Em entrevista ao El Mundo, a namorada do jornalista saudita Jamal Khashoggi afirma que a ordem que determinou a sua morte foi dada pelo Governo da Arábia Saudita. Em entrevista ao diário espanhol El Mundo, a …

Já há água, eletricidade e estradas abertas na cidade da Beira

Começam a ver-se pequenos avanços na Beira, em Moçambique, que inicia o lento caminho da reconstrução, após a passagem do ciclone Idai, que matou pelo menos 446 pessoas e destruiu cerca de 90% dos edifícios …

"Um erro desculpável". Governante sem castigo após violar a Lei no caso dos mirtilos

O Tribunal Constitucional decidiu arquivar o caso das incompatibilidades envolvendo o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, que, durante dois anos, acumulou o cargo com a função de gerente numa empresa …

Erros em perguntas de exame obrigam a mudar notas de médicos estrangeiros

O exame feito por médicos estrangeiros para ter equivalência ao curso de Medicina em Portugal teve neste ano mais de 700 candidatos, a esmagadora maioria brasileiros. É uma procura histórica, admitem médicos e serviços académicos, por …