Rússia testa míssil hipersónico “invencível”. “Vai em direção ao alvo como um meteorito”

Yuri Kochetkov / EPA

A Rússia testou esta quarta-feira com sucesso um novo sistema de mísseis hipersónicos – o Avangard. O ensaio foi supervisionado pelo chefe de Estado russo, Vladimir Putin.

Segundo as agências internacionais, este novo sistema é capaz de superar o escudo antimísseis norte-americano. “Em 2019, o novo sistema estratégico intercontinental Avangard vai entrar ao serviço das Forças Armadas”, anunciou Putin, que supervisionou o teste a partir de uma sala de controlo no Ministério da Defesa russo.

O novo projétil foi lançado a partir da base de mísseis de Dombarovskiy, na zona dos Montes Urais, e percorreu uma distância de 6.000 quilómetros até ao campo de tiro de Kura, na península de Kamchatka (no extremo oriental da Rússia).

O sistema Avangard integra o novo painel de armas nucleares russas que Vladimir Putin apresentou em março passado, durante o discurso sobre o estado da Nação. Na altura, o governante garantiu que este novo projétil não podia ser detetado pelos sistemas antimísseis e classificou a arma como “invencível”.

“Nos próximos 50 anos, o Avangard definitivamente superará todos os sistemas de defesa antimísseis existentes e futuros, já que a ogiva nuclear segue uma trajetória imprevisível nas densas camadas da atmosfera”, explicou Igor Korotchenko, analista militar e editor-chefe do projeto citado pela Russia Today.

Putin afirmou esta quarta-feira que o Avangard tem um alcance intercontinental e que pode voar na atmosfera 20 vezes a velocidade do som. “Vai em direção ao alvo como um meteorito, como uma bola de fogo”, referiu Putin.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. A Russia, depois de uns anos conturbados em que se pensava que como grande potência estava definitivamente “arrumada”volta á uns tempos a esta parte, muito pela mão de Putin, a mostrar que é novamente um actor com peso na politica mundial. Demonstra isso com intervenções armadas na Síria e na Ucrânia, com intromissões sábiamente dirigidas por via informática em eleições (caso dos EUA), referendos (Brexit) e apoio a organizações de direita ( Le Pen em França) com as quais pretende desorganizar as maiores democracias liberais do Planeta ( Estados Unidos e Zona Euro). Não é portanto de estranhar a tendência para o desenvolvimento de novas armas e “o fim da história” como alguém vaticinou está muito longe. A Paz, meus amigos, nunca é, infelizmente, por si só, um factor adquirido.

  2. Deve ser para comemorar os 27 anos de desmoronamento da URSS… aconteceu a 26 de Dezembro de 1991. Mas estamos bem servidos: Putin, Trump, Xi Jinping, Kim Jong-un… chega não me apetece colocar mais uns quantos, tudo “bons rapazes”!

  3. Ora aí está a arma invencível, agora só basta começar a guerra e os russos terão o mundo a seus pés, de políticos suicidas e loucos está a história repleta e este Putin é mais um a acrescentar há lista pois parece estar mesmo a desafiar o seu fim e do seu povo.

  4. A “grande” Rússia está de volta!
    Enquanto o filho da Putin testa mísseis “invenciveis”, a maioria dos russos vive na miséria!…
    Lindo…

    • precisa estudar mais geopolítica e a importância do contrapeso russo e chinês no mundo atual… na questão da miséria, te garanto que há mais gente miserável nos EUA que na Rússia. Estude antes de falar! não vai te custar nada!

      • Eu já tenho por hábito estar constantemente a estudar, mas obrigado pelo conselho!…
        “…na questão da miséria, te garanto que há mais gente miserável nos EUA que na Rússia…”
        Lamento, mas as tuas “garantias” valem ZERO e só mostram o teu desconhecimento TOTAL sobre a realidade russa!!
        Quando eu lá fui pela primeira vez, já tinha ideia que, para virem de lá médicos russos trabalhar para a construção cívil em Portugal pelo ordenado mínimo, a coisa não devia estar famosa, mas aquilo ainda é muito mais chocante do que se possa esperar…
        Só para teres uma ideia, o PIB per capita da Russia é semelhante ao do Brasil (e é menos de METADE do de Portugal)…
        .
        O que não custa nada é escrever disparates na internet, mas vai lá fazer uma viagem pela Russia e depois anda cá falar de miséria!…

  5. Pois, pois.. A culpa e sempre de Putin… A m..da que acontece no mundo e feita por essa vossa “democracia” rapazes. Lembram-se de Barroso, Espanha, GBR E SUA assinar pacto de guerra de ocupação do Iraque? Ai que começou a treta toda… Pois, a memoria e curta… Mas a culpa e do Putin….

    • Oh anjinho… e tu, o que “comes”?!…
      Portugal?! Miserável és tu!!
      Quando Portugal for miserável, o que será a Rússia?!
      Nunca vi nenhum médico português ir trabalhar para as obras na Rússia; já o contrário…
      Das 3 vezes em que lá fui (e também já estive em vários países africanos!), a Rússia foi, de longe, o país mais miserável onde eu estive…
      E tu?!
      Conheces Portugal?
      E, já alguma vez foste à Rússia?
      Quando lá fores, conta-nos como foi…
      Claro que se fores do “clã” do Putin, a realidade poderá estar um pouco “distorcida”!…
      PS: vejo quase diariamente o canal RT; só é pena nunca aparecer lá NADA sobre a Rússia!

RESPONDER

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …

"Não é solução para o país". Costa rejeita Bloco Central e uma esquerda "só para os salários"

O secretário-geral socialista garantiu hoje que vai manter o rumo político e não haverá "Bloco Central" PS/PSD, frisando que recusa aceitar que a esquerda seja incapaz de se entender sobre uma visão comum para o …

RTP contestada por incluir "Baile dos Pretos" na corrida às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Um grupo de deputados do PS pede explicações à ministra da Cultura e contesta a RTP por causa de uma das candidaturas finalistas ao programa "Sete Maravilhas da Cultura Popular" que vai começar a ser …

Vieira tramado por "cunha" de Rangel. Juiz pagava 19 mil euros por almoço e fugia a multas com documentos de migrantes

A magistrada Maria José Morgado está a ultimar a acusação da "Operação Lex" e, nesta altura, é quase certo que levará a julgamento o juiz Rui Rangel e Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, além …

"Apagão" de dados. DGS não está a revelar todos os infectados com covid-19

Há casos de infectados com covid-19 que não surgem contabilizados nos boletins diários divulgados pela Direcção Geral de Saúde (DGS). A denúncia é feita por profissionais no terreno que põem em causa a verdadeira dimensão da …

Tensão no Mar do Sul. China em manobras militares, EUA enviam dois porta-aviões nucleares

Os Estados Unidos enviaram os super-porta-aviões nucleares USS Ronald Reagan e USS Nimitz para o Mar do Sul da China, região onde forças navais chinesas estão a realizar exercícios militares. "O nosso objetivo é enviar um …

Portugueses querem Centeno no BdP. 72% considera "muito importante" Champions em Lisboa

Mais de 70% dos portugueses consideram “muito importante” a realização da fase final da Liga dos Campeões europeus de futebol em Portugal e 11,1% acham que é apenas “importante”, segundo um estudo da Eurosondagem divulgado …