Força Aérea Portuguesa salva 34 migrantes vítimas de explosão no Mediterrâneo

A Força Aérea Portuguesa resgatou este domingo 34 migrantes de uma embarcação em chamas ao largo da costa espanhola.

No decorrer de uma missão de vigilância marítima no Mar Mediterrâneo, a tripulação da aeronave C-295M da Força Aérea Portuguesa, ao serviço da Agência FRONTEX, detetou uma embarcação com 34 migrantes a bordo, que sem razão aparente explodiu, tendo os seus tripulantes ficado à deriva no mar.

O barco insuflável cruzava o Mediterrâneo depois de ter partido de Marrocos, quando se produziu um incêndio e uma explosão cujas causas são para já desconhecidas.

Uma aeronave portuguesa que participava numa operação de vigilância ao abrigo da agência europeia de controlo de fronteiras Frontex, lançou um bote salva vidas e coordenou as operações de salvamento, em conjunto com o centro de Almeria.

O salvamento ocorreu durante uma missão de vigilância de um avião C-295M da Esquadra 502 “Elefantes” ao serviço da FRONTEX, a agência europeia de controlo de fronteiras.

A aeronave portuguêsa coordenou com o Centro de Busca e Salvamento de Almeria (Espanha), o encaminhamento de vários meios de socorro, entre os quais o pesqueiro “Miguel Rubino” e um helicóptero de salvamento, anunciou a FAP em comunicado.

“O kit de salvamento, lançado através da aeronave C-295M, permitiu salvar grande parte dos migrantes que antes da chegada do meio aéreo e de meios marítimos apenas contavam com o bote salva vidas para sobreviver no mar”, acrescenta a mesma nota.

Apesar da situação perigosa, todos os passageiros foram resgatados ao final da operação.

O destacamento português na FRONTEX opera a partir da Base Aérea de Málaga, Espanha, onde estará até ao final do mês de junho. Neste destacamento, a Esquadra 502 “Elefantes” está a monitorizar situações de narcotráfico, de imigração ilegal e de poluição marítima.

// Lusa / Euronews

PARTILHAR

RESPONDER

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …