Fome causada pelo coronavírus mata 10 mil crianças todos os meses

A cada mês que passa, 10 mil crianças morrem devido à fome causada pela pandemia do novo coronavírus. Há ainda 500 mil crianças malnutridas todos os meses.

A pandemia do novo coronavírus está a intensificar problemas que há muito assombravam a humanidade, sendo a fome um deles. Tomando o exemplo da Burkina Faso, com os mercados fechados por causa das restrições sanitárias, várias famílias estão a atravessar dificuldades. Ou porque não podem vender os seus bens ou porque não os podem comprar como antes.

O The Washington Post escreve que, um pouco por todo o mundo, as restrições impostas pela pandemia estão a afetar comunidades já famintas, isolando as aldeias de cuidados médicos e alimentos.

É nestas circunstâncias que, neste momento, morrem 10 mil crianças mensalmente devido à fome causada pela pandemia de covid-19. A informação é avançada pelas Organização das Nações Unidas, que se preparam para publicar um estudo com os resultados da investigação nestes primeiros tempos do novo coronavírus.

Adicionalmente, há ainda 500 mil crianças que, mensalmente, sofrem de malnutrição. Isto significa que, ao fim de um ano, haverá mais 6,7 milhões de crianças com este problema.

“Os efeitos da segurança alimentar da crise da covid vão-se refletir durante muitos anos a partir de agora”, disse Francesco Branca, chefe de nutrição da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Haverá um efeito social”.

A pandemia de covid-19 já matou pelo menos 694.507 pessoas em todo o mundo desde que o vírus foi detetado na China, em dezembro, refere o último balanço feito pela Agência France-Presse (AFP) com base em dados oficiais.

Mais de 18.324.580 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios, dos quais pelo menos 10.707.500 já foram considerados curados.

O número de casos diagnosticados só reflete, no entanto, uma fração do número real de infeções, já que alguns países testam apenas casos graves, outros fazem os testes para rastreio e muitos países mais pobres têm uma capacidade limitada de fazer testes.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pelos dados aqui descritos, morrendo 10 mil crianças por dia, pode-se dizer que SÓ crianças morreram na pandemia mais de 1,5 milhões por FOME, mais do dobro do covid19, daí conclui-se que a pandemia afinal é a fome e subnutrição, faltando ainda todas as doenças não tratadas e neurológicas futuras devido ao confinamento.

RESPONDER

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …

Revelada causa da morte de 300 elefantes no Botsuana

O Governo do Botsuana anunciou, esta segunda-feira, que uma cianobactéria foi a causa da misteriosa morte de cerca de 300 elefantes no Botsuana em meados deste ano. A causa da morte dos paquidermes foi determinada após …

Cavani: brasileiros com milhões... mas pessimistas

O Grémio estabelece quatro parcerias para contratar o uruguaio. No entanto, a direção do clube não acredita que Cavani se vai mudar para Porto Alegre. "Na vida, se não conversas, nada sabes. Até pode surgir uma …